CBO 3763-30 - Mestre de cerimônias
Entenda o que fazem os apresentadores de eventos, programas e espetáculos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mestre de cerimônias e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Mestre de cerimônias
O Mestre de Cerimonias atua como anfitrião oficial para apresentação de solenidades e cerimônias, pesquisando informações sobre o tipo de evento, para estabelecer o tom – formal ou descontraído - a adotar, levantando informações sobre personagens centrais do evento - homenageados, palestrantes, oradores, entre outros - e sobre integrantes da plateia que deverão ser mencionados, ajustando postura e adequando entonação da voz para iniciar a apresentação, conduzindo o evento, conforme roteiro predefinido, fazendo uma rápida apresentação de cada personalidade a quem passará a palavra, observando as reações da plateia, e fazendo o encerramento do evento. Pode gravar previamente materiais audiovisuais para apresentação na cerimônia ou solenidade. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3763-30
Reúne-se com os organizadores do evento para tomar conhecimento da estrutura planejada e dos detalhes da programação. Pode solicitar que os organizadores indiquem um representante da equipe para comunicar-lhe mudanças na programação, decididas durante a realização do evento, e que aprove a alteração que, em decorrência, deva ser feita no roteiro da apresentação.
Pode gravar materiais audiovisuais a serem apresentados na cerimônia ou solenidade. Grava entrevistas com personalidades relacionadas ao evento, aprofundando informações e estimulando os entrevistados ao relato de fatos ou situações de interesse.
Prepara-se física e mentalmente para realizar a apresentação da cerimônia ou solenidade, selecionando vestimenta e adereços – entre os considerados adequados pela equipe de organização -, ajustando postura, realizando exercícios de concentração, aquecendo voz, e controlando respiração. Usa concentração e disciplina para eliminar vícios de linguagem.
Apresenta o evento, adotando o tom apropriado e interpretando o texto. Assume postura que contribua para a fluidez do evento.
Conduz a cerimônia, atento ao roteiro predefinido. Administra o tempo de cada fase do evento. Pode improvisar, reagindo de forma eficiente a qualquer situação que venha a ocorrer.
Anima o evento, mantendo atenção da plateia. Indica o momento de apresentação dos materiais audiovisuais previamente gravados. Caso ocorra algum imprevisto – como atraso de um homenageado, problemas com equipamentos, entre outros -, traz informações e faz comentários, para evitar o constrangimento causado pelo silêncio.
Apresenta diferentes oradores ou palestrantes, fazendo uma rápida apresentação.
Informa ao público sobre ocorrências durante a cerimônia, tais como alertas sobre criança perdida, estacionamento irregular de veículo de pessoa que está na plateia, entre outras.
Transmite credibilidade para a plateia, noticiando fatos e imprevistos de forma segura. Faz adequação de sua postura física e entonação de voz à informação a ser transmitida.
Faz contato - por meio do olhar - com a plateia, para perceber suas reações durante a cerimônia.
Realiza o encerramento, fazendo agradecimentos. Pode realizar convite para que a plateia participe em próxima edição de premiação ou de outra solenidade.
Pode solicitar avaliação de seu desempenho à equipe de organização da cerimônia ou aos profissionais que o acompanham na realização do evento, levantando subsídios para aprimoramento contínuo de seu desempenho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAS DE TRATAMENTO E ETIQUETA APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E DE EXERCÍCIOS VOCAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS APLICADAS À REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ENTREVISTA APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - CHAVES DE PRONÚNCIA DE NOMES E TERMOS ESTRANGEIROS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | CERIMONIAL E PROTOCOLO | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | RECEPÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TECNOLOGIAS APLICADAS À PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES APLICADAS À PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VOCAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS E PLATEIAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ACÚSTICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE ÁUDIO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA TÉCNICA, TECNOLÓGICA E ORGANIZACIONAL UTILIZADA EM SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE DE PRODUÇÃO DE SOLENIDADES E CERIMÔNIAS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Apresentadores de eventos, programas e espetáculos os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho
A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Comunicar-se;
- Informar o espectador, telespectador e ouvinte;
- Demonstrar competências pessoais;
- Transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
- Conduzir espetáculo, evento ou programa;
- Preparar apresentação e transmissão;
- Apresentar atrações, programas e eventos;
- Pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
- Verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
- Dar o tom da solenidade;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Demonstrar conhceimentos de linguagens específicas aos diferentes segmentos da sociedade;
- Moderar a sequência do evento e participantes;
- Ficar atento ao roteiro do evento e seus acontecimentos;
- Selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa;
- Criar empatia com o público;
- Interpretar o texto;
- Transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
- Demonstrar cuidado com aparência pessoal;
- Receber instruções dos organizadores do evento;
- Criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
- Participar da elaboração do roteiro;
- Demonstrar flexibilidade;
- Manter a atenção do público;
- Informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento - criança perdida, trânsito etc;
- Chegar com antecedência;
- Verificar o conteúdo e forma do texto;
- Demonstrar capacidade de manter postura física;
- Demonstrar versatilidade;
- Verificar a pronúncia correta de nomes, siglas, palavars;
- Apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
- Ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo;
- Adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços;
- Seguir o roteiro;
- Realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
- Contatar fontes de informação - líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc;
- Interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
- Demonstrar capaciadae de memorização;
- Adaptar roteiro;
- Noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
- Solicitar o roteiro;
- Demonstrar domínio da lingua portuguesa;
- Informar-se por meio de diferentes mídias - impressas, radiofônicas, televisivas, internet;
- Demonstrar controle emocional;
- Demonstrar domínio de voz;
- Preparar-se fisica e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
- Estar atento ao cronograma da apresentação;
- Aquecer a voz - nuances e empostação;
- Pronunciar corretamente palavras estrangeiras;
- Ler as informações - roteiros para dirimir dúvidas com antecedência;
- Demonstrar bom senso;
- Transmitir informações sobre o produto promocional;
Profissões da Família Ocupacional
- Apresentador de Programas de Radio
- Apresentador de Circo
- Mestre de Cerimonias
- Animador de Televisão
- Apresentador Animador de Programas de Televisão
- Apresentador de Telejornal
- Animador de Circo
- Apresentador de Programas de Televisão
- Apresentador Animador de Circo
- Animador de Eventos
Divisões de categorias profissionais do CBO 3763-30
CBO 3763-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de mestre de cerimônias que pertence ao grupo dos apresentadores de eventos, programas e espetáculos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
-
-