CBO 3762-20 - Contorcionista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)
O profissional no cargo de Contorcionista CBO 3762-20 realiza apresentações de contorcionismo em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e montando caixas de diferentes tamanhos e outros objetos para uso durante apresentações, produzindo o número circense – com definição de coreografia, seleção de música e criação de guarda-roupa e maquilagem, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode ensinar arte e técnica circense na área de contorcionismo Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 3762-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Contorcionista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-20
- Técnicos de nível médio.
- Artistas de circo (circenses).
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Contorcionista
O Contorcionista CBO 3762-20 cria novo número para apresentações de contorcionismo, pesquisando a utilização de diferentes técnicas de flexão e contorção do corpo Pesquisa possibilidades no uso das cores, em luzes e figurino.
Pesquisa dança, malabarismo e outras expressões artísticas para mesclar no número de contorcionismo.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona e monta caixas - de vidro, acrílico ou outro material - de diferentes tamanhos e outros objetos, para usar durante a apresentação Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.
Cria guarda-roupa e maquiagem.
Seleciona equipamentos de segurança Ensaia o número, repetindo-o para assimilar os tempos na realização do contorcionismo e para treinar danças, formação de figuras de animais com o corpo ou outras formas de expressões corporais que integram o número.
Prepara sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação.
Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos.
Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados ao contorcionismo, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula suas capacidades físicas, principalmente a flexibilidade.
Transmite a ética circense Conserva limpos e organizados objetos - como arco e flechas, caixas, bolas, entre outros - usados durante os números de contorcionismo Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança.
Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3762-20 deve produzir o número, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensinar arte e técnica circense, vender o espetáculo ou número, apresentar o número, ensaiar o número, inventar números.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Contorcionista CBO 3762-20
Um Contorcionista (ou sinônimo) deve intercambiar informações com outras áreas artísticas, avaliar o potencial físico do aluno, divulgar o espetáculo ou número, obedecer os comandos dos tempos dos truques, criar guarda roupa, avaliar custos para fazer preço do trabalho, repetir o número aperfeiçoando técnicas, demonstrar determinação para aprender, colaborar na divulgação do espetáculo, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, pesquisar aparelhos, misturar os números criando outros, respeitar relações de trabalho, realizar números testes para divulgação ou contratação, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, trabalhar em equipe, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, combinar códigos para informar imprevistos, estimular o desenvolvimento físico do aluno, incorporar diferentes linguagens artísticas, dar entrevistas, errar truques para valorização do trabalho, dominar técnicas circenses do seu número, preparar a entrada do artista, desenvolver consciência dos riscos profissionais, pesquisar materiais, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, selecionar música, montar o aparelho, freqüentar cursos de atualização, aprender a profissão ensaiando, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, conquistar empatia do público, desenvolver disciplina, providenciar material impresso para divulgação, definir coreografia, adquirir técnicas para cair, transmitir ética circense, estabelecer comunicação com o público, fazer alongamento, definir equipamentos de segurança, estabalecer comunicação com a cidade, investigar o valor do trabalho circense no mercado, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, preparar material, aparelho e objetos para o número, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, respeitar o aparelho de outro artista, criar maquiagem, pesquisar truques, assimilar os tempos na realização dos truques, adequar o número ao biótipo e aparelho, fazer aquecimento, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, desmontar o aparelho, respeitar ética profissional, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, fazer concentração, motivar os alunos, observar o trabalho de outros profissionais do circo, pesquisar movimentos corporais, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, perceber as habilidades dos alunos, intercambiar informações com escolas de circo, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, criar aparelhos - materiais de trabalho, sincronizar luz e som com a representação, pesquisar tecnologias, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, confeccionar o aparelho, lidar com imprevistos de forma criativa, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, pesquisar possibilidades de expressão artística.