CBO 3762-15 - Artista de circo (outros)

Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Artista de circo (outros) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Artista de circo (outros)

O Artista de Circo (Outros) realiza atividades de apoio a artistas principais em apresentações circenses, contribuindo no processo de pesquisa para criação de novos números, auxiliando na confecção, adaptação, montagem, desmontagem e conservação de aparelhos usados em apresentações, ajudando na definição de coreografia, música e guarda-roupa de números, participando de ensaios como coadjuvante, colaborando na divulgação do espetáculo, participando das apresentações, conforme roteiros definidos pelos artistas principais, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Presta apoio aos alunos nas atividades práticas de cursos sobre artes e técnicas circenses. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3762-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Auxilia artistas circenses na criação de personagens para apresentações itinerantes, propondo a utilização e a combinação de técnicas cênicas e circenses para entreter a plateia. Pode prestar apoio a diferentes artistas circenses, por possuir noções básicas de diferentes técnicas artísticas circenses, como dança, mágica, malabarismo, equilibrismo, acrobacia, caracterizações cômicas, entre outras. Pode atuar como coadjuvante dos artistas circenses durante as apresentações.

Contribui com a realização de pesquisas para criação de um novo número circense, sugerindo fontes de pesquisa. Levanta informações sobre materiais, aparelhos e tecnologias, sobre uso das cores, em luzes, figurino e materiais, e sobre movimentos corporais e formas de comunicação com o público. Pesquisa endereços de profissionais do circo, escolas de circo e profissionais de outras áreas artísticas, usando Internet ou fontes de informação, para possibilitar intercâmbio de informações entre os artistas.

Auxilia na confecção, montagem e adaptação de equipamentos, aparelhos e materiais – tais como malabares, cordas, argolas, tecidos acrobáticos, trapézios, entre outros - necessários ao desenvolvimento do número circense. Recebe orientações para fazer adequações nos equipamentos e nos aparelhos - conforme o biótipo do artista principal e os biótipos dos artistas coadjuvantes - e adaptações às condições do local das apresentações.

Contribui na produção do número circense, auxiliando na montagem e na definição de coreografia, música, figurino e maquiagem.

Ensaia o número - quando atua como coadjuvante - repetindo-o para aperfeiçoar sua interação com o artista principal.

Colabora na divulgação do número e do espetáculo, distribuindo material impresso ou usando outras estratégias para atrair o público.

Prepara-se para participar no número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.

Participa da apresentação, seguindo o roteiro definido pelo artista principal. Ajuda no monitoramento do tempo de cada parte do número e na disponibilização de aparelhos e materiais predefinidos para execução da apresentação. Pode atuar como aparador, servindo de apoio a artista principal em suas execuções no solo ou no ar.

Ajuda na desmontagem de aparelhos, após os números.

Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.

Pode auxiliar na realização de cursos ligados às artes circenses, prestando apoio a públicos de diferentes faixas etárias para execução de exercícios e outras atividades práticas.

Conserva limpos e organizados os equipamentos, aparelhos e materiais usados em diferentes apresentações. Pode fazer pequenos reparos nos aparelhos, quando necessário.

Zela pela sua segurança, pela segurança dos artistas principais e pela segurança do público, capacitando-se para atuar como coadjuvante em novos números. Realiza as atividades em ambiente seguro e faz uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS AO OFÍCIO DE ARTISTA CIRCENSE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DAS ARTES CIRCENSES 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOLCLORE 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES EM ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA ESPETÁCULOS CIRCENSES 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS DRAMATURGIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PESQUISA CÊNICA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES HISTÓRIA DO CIRCO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES TÉCNICAS CIRCENSES 3 3 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO CIRCENSE 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE ACROBACIA TERRESTRES E AÉREAS APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE EQUILIBRISMO APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MÁGICA APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MALABARISMO APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS APLICADAS A ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS CANTO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS INTERPRETAÇÃO MUSICAL 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO DESIGN TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO DESIGN OUTROS CONHECIMENTOS DE DESIGN (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE DESIGN APLICADO À CONFECÇÃO DE BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS CIRCENSES 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL CENOGRAFIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL FIGURINOS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ILUMINAÇÃO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL SONOPLASTIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS CIRCENSES 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA EXPLOSIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Vender o espetáculo ou número;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Inventar números;
  • Ensaiar o número;
  • Produzir o número;
  • Apresentar o número;
  • Ensinar arte e técnica circense;
  • Comunicar-se;
  • Introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • Estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • Pesquisar tecnologias;
  • Divulgar o espetáculo ou número;
  • Buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • Respeitar o aparelho de outro artista;
  • Definir equipamentos de segurança;
  • Intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
  • Criar aparelhos - materiais de trabalho;
  • Estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • Freqüentar cursos de atualização;
  • Freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • Pesquisar truques;
  • Intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • Utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
  • Transmitir ética circense;
  • Pesquisar materiais;
  • Pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • Aprender a profissão ensaiando;
  • Preparar a entrada do artista;
  • Assimilar os tempos na realização dos truques;
  • Preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • Dominar técnicas circenses do seu número;
  • Desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • Adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • Definir coreografia;
  • Fazer alongamento;
  • Estabalecer comunicação com a cidade;
  • Pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • Desmontar o aparelho;
  • Respeitar relações de trabalho;
  • Dar entrevistas;
  • Fazer aquecimento;
  • Combinar códigos para informar imprevistos;
  • Respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • Avaliar o potencial físico do aluno;
  • Errar truques para valorização do trabalho;
  • Desenvolver disciplina;
  • Realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • Pesquisar aparelhos;
  • Avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • Montar o aparelho;
  • Trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
  • Incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • Colaborar na divulgação do espetáculo;
  • Pesquisar movimentos corporais;
  • Confeccionar o aparelho;
  • Demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • Obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • Criar guarda roupa;
  • Estabelecer comunicação com o público;
  • Selecionar música;
  • Investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • Aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • Respeitar ética profissional;
  • Repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • Adquirir técnicas para cair;
  • Propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • Providenciar material impresso para divulgação;
  • Demonstrar determinação para aprender;
  • Adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • Demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • Perceber as habilidades dos alunos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Misturar os números criando outros;
  • Adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
  • Observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • Fazer concentração;
  • Criar maquiagem;
  • Lidar com imprevistos de forma criativa;
  • Conquistar empatia do público;
  • Adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • Motivar os alunos;
  • Intercambiar informações com escolas de circo;
  • Incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • Sincronizar luz e som com a representação;
  • Pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-15

CBO 3762-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de artista de circo (outros) que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)