CBO 3762-05 - Artistas de circo (circenses) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3762-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos artistas de artes populares e modelos, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
      • Artistas de artes populares e modelos.
        • Artistas de circo (circenses).

Descrição dos cargos da categoria Artistas de circo (circenses)

Os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-05 realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Condições de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções dos Artistas de circo (circenses) CBO 3762-05

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • Atividades dos cargos CBO 3762-05

    Entre as principais atribuições dos Artistas de circo (circenses) CBO 3762-05 estão as de:

    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar truques;
    • dar entrevistas;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • motivar os alunos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • confeccionar o aparelho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • transmitir ética circense;
    • definir equipamentos de segurança;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar ética profissional;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • montar o aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • fazer alongamento;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • misturar os números criando outros;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar materiais;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar relações de trabalho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer concentração;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • selecionar música;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • fazer aquecimento;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • definir coreografia;
    • frequentar cursos de atualização;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • conquistar empatia do público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • pesquisar tecnologias;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar maquiagem;
    • criar guarda roupa;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;

    Cargos e salários CBO 3762-05 - Artistas de circo (circenses)

    Salário Acrobata

    Acrobata: Brasil

    • 36
    • Brasil
    • 2.067 - 4.205
    • 40h
    O profissional no cargo de Acrobata CBO 3762-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.067 e 4.205 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-05.