CBO 3763-20 - Apresentador de programas de televisão
Entenda o que fazem os apresentadores de eventos, programas e espetáculos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Apresentador de programas de televisão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Apresentador de programas de televisão
Realiza apresentação de programas de televisão, fazendo pesquisas para inteirar-se de diferentes temas e ter domínio dos assuntos a serem apresentados, analisando perfil do seu público-alvo, selecionando vestimenta e adereços, ajustando postura e aquecendo a voz, conduzindo programa, conforme roteiro, ficando atento a sinais para entrada de inserções comerciais, entrevistando convidados, e interagindo com artistas, comentaristas e integrantes de seu público. No caso de telejornais, interpreta textos, apresenta matérias gravadas e editadas, e interage com repórteres. Pode discutir, com a direção de TV e a equipe de produção, estratégias para aumentar sua audiência. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Pode interagir com diretor do programa e com equipe de produção, opinando sobre pauta e formatação do programa, quando solicitado. Mantém bom relacionamento com a equipe do programa, trocando ideias.
Prepara-se para realizar a apresentação do programa de televisão, selecionando vestimenta e adereços – entre os considerados adequados pela direção -, ajustando postura, realizando exercícios de concentração, aquecendo a voz, e controlando respiração. Busca adequar sua linguagem ao seu público, para tornar clara sua fala. Usa concentração e disciplina para eliminar vícios de linguagem.
Apresenta programa em uma área específica – como culinária, esporte, música, religião, entre outras – ou com pauta diversificada, com ou sem plateia, ao vivo ou gravado e editado. Atua em estúdio ou remotamente, principalmente em transmissão de eventos ao vivo.
Conduz o programa, administrando o tempo para apresentar cada item previsto em roteiro. Pode receber instruções do diretor ou da equipe de produção, durante sua apresentação.
Anima o programa, mantendo a atenção e criando expectativas no público, demonstrando espontaneidade e descontração, e desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa. Busca ter estilo pessoal de condução do programa, diferenciando-se dos demais apresentadores.
Informa o público, apresentando o conteúdo do programa. Interage com os telespectadores, levantando problemas enfrentados e reivindicando respostas e soluções de autoridades. Conversa com artistas e apresenta as músicas preferidas de seu público. Dialoga com especialistas em temas abordados, para comentar notícias. Recebe convidados, para realizar entrevistas e aprofundar as informações por eles trazidas.
No caso de telejornais, segue o “espelho” do jornal (tabela com o tempo de cada matéria e a ordem de apresentação). Interpreta textos que aparecem no “teleprompter”, que fica na câmera para a qual se dirige. Apresenta matérias gravadas e editadas. Interage com repórter em tempo real, para detalhar ocorrências do momento. Fica atento às orientações do diretor de TV.
Transmite credibilidade, noticiando fatos e imprevistos de forma segura. Faz adequação da entonação de sua voz à informação a ser transmitida.
Observa sinais de entrada de inserções comerciais. Pode transmitir informações sobre o patrocinador e divulgar produtos.
Recebe relatórios de audiência. Analisa pontos fortes e fracos de seu programa, levantados por diferentes estratégias, como reunião de "grupo de foco" e coleta de dados junto ao público. Com essas informações, pode ser chamado, pelo diretor de TV e pela equipe de produção, para participar da discussão de alterações no formato do programa e ajustes nos conteúdos abordados, para aumentar a audiência.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO, APRESENTAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - GÊNEROS E FORMATOS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E DE EXERCÍCIOS VOCAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ENTREVISTA APLICADAS À APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TEORIA E HISTÓRIA DA TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - CHAVES DE PRONÚNCIA DE NOMES E TERMOS ESTRANGEIROS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ARTES APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VOCAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS E PLATEIAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | DIREITOS AUTORAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ACÚSTICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE ÁUDIO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | EDIÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FINALIZAÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | MONTAGEM DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | SONOPLASTIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE PARA PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS À PRODUÇÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NA CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.Exigências do mercado de trabalho
A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
- preparar apresentação e transmissão;
- informar o espectador, telespectador e ouvinte;
- apresentar atrações, programas e eventos;
- conduzir espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
- transmitir informações sobre o produto promocional;
- selecionar adereços para espetáculo, evento ou programas;
- opinar na formatação do espetáculo, evento ou programa, quando solicitado;
- criar empatia com o público;
- estar atento ao cronograma da apresentação;
- apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar capaciadae de memorização;
- dar o tom da solenidade;
- manter a atenção do público;
- demonstrar cuidado com aparência pessoal;
- adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços;
- noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
- aquecer a voz - nuances e empostação;
- adequar a caracterização do apresentador ao estilo do espetáculo, evento ou programa;
- pesquisar o perfil - social, econômico, político do público-alvo;
- interpretar o texto;
- adequar postura física e entonação de voz - interpretação a informação a ser transmitida;
- realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
- animar o espetáculo ou transmissão - entretenimento;
- atentar para satisfação do público durante o espetáculo, evento ou programa;
- informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento - criança perdida, trânsito etc;
- informar-se por meio de diferentes mídias - impressas, radiofônicas, televisivas, internet;
- preparar textos e comentários para espetáculos, eventos ou programas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar agilidade de raciocínio;
- administrar os tempos do espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar versatilidade;
- atentar para especificidades culturais e políticas regionais;
- ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo;
- receber instruções dos organizadores do evento;
- informar-se sobre literatura específica referente aos temas apresentados;
- preparar-se para entrevistar convidados;
- alertar para colocação e retirada dos equipamentos;
- selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa;
- preparar-se fisica e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
- contatar fontes de informação - líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc;
- reivindicar respostas aos problemas apresentados no programa;
- demonstrar capacidade de manter postura física;
- entrevistar convidados;
- observar sinais de entrada de vinhetas, inserções comerciais;
- gravar locuções em off;
- interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
- verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
- demonstrar controle emocional;
- transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
- verificar o conteúdo e forma do texto;
- demonstrar flexibilidade;
- aprofundar a informação trazida pelo entrevistado;
- criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
- atender as expectativas do público;
- opinar na pauta diária;
- demonstrar bom senso;
- trabalhar em equipe;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3763-20
CBO 3763-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de apresentador de programas de televisão que pertence ao grupo dos apresentadores de eventos, programas e espetáculos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3763-20 - Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Apresentadores de eventos, programas e espetáculos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3763-20 | Apresentador de Telejornal | Brasil | 36h | 116 | |
3763-20 | Apresentador Animador de Programas de Televisão | Brasil | 36h | 116 | |
3763-20 | Apresentador de Programas de Televisão | Brasil | 36h | 116 | |
3763-20 | Animador de Televisão | Brasil | 36h | 116 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |