CBO 3763-15 - Apresentador de programas de rádio
Entenda o que fazem os apresentadores de eventos, programas e espetáculos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Apresentador de programas de rádio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Apresentador de programas de rádio
Realiza apresentação de programas de rádio – em formato analógico (FM ou AM), digital ou online -, fazendo pesquisas para inteirar-se de diferentes temas e ter domínio dos assuntos a serem apresentados, analisando perfil do seu público-alvo, controlando sua respiração e adequando entonação da voz à informação a ser transmitida, conduzindo o programa, conforme roteiro, ficando atento aos sinais para entrada de inserções comerciais, entrevistando convidados, e interagindo com artistas, repórteres, comentaristas e ouvintes. Pode discutir, com a equipe de produção, estratégias para aumentar a quantidade de ouvintes. Pode realizar o programa de rádio ao vivo ou gravá-lo. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Pode realizar programas de rádio ao vivo ou gravá-los, considerando todas as etapas de produção e as expectativas do público-alvo. Pode transmitir evento ao vivo no programa de rádio, atuando remotamente. Pode interagir com os membros da equipe de produção da rádio, opinando sobre pauta, gênero e formato de programa, quando solicitado.
Prepara-se para realizar a apresentação do programa de rádio, aquecendo sua voz e controlando sua respiração. Busca adequar sua linguagem ao público-alvo, para tornar clara sua fala.
Apresenta o programa, interpretando textos. Pode receber instruções da equipe de produção, durante sua apresentação.
Conduz o programa, atento ao roteiro predefinido. Administra o tempo para apresentar cada item do roteiro.
Informa o público, apresentando o conteúdo do programa. Anima o programa, mantendo a atenção e criando expectativas no público. Conversa com artistas e apresenta as músicas preferidas de seu público-alvo. Interage com repórter, para detalhar ocorrências do momento, ficando atento ao tempo da reportagem. Recebe especialistas em temas abordados, para comentar notícias. Recebe convidados, para realizar entrevistas e aprofundar as informações por eles trazidas. Interage com os ouvintes, levantando problemas enfrentados e reivindicando respostas e soluções de autoridades.
Transmite credibilidade para o público, noticiando fatos e imprevistos de forma segura. Faz adequação da entonação de sua voz à informação a ser transmitida.
Observa sinais de entrada de inserções comerciais. Transmite informações sobre o patrocinador e divulga produto promocional.
Recebe relatórios de audiência. Pode acompanhar reunião de "grupo de foco", que compartilha suas opiniões, ideias e reações em relação ao programa.
Pode conversar com amostra de ouvintes, para conhecer suas opiniões e levantar pontos considerados positivos e negativos. Com essas informações, pode ser chamado, pela equipe de produção, para participar da discussão de alterações no formato do programa e ajustes nos conteúdos abordados, para aumentar a audiência.
Organiza e arquiva - em meio físico e eletrônico – as informações coletadas em suas pesquisas, para consultas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO, APRESENTAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE PRODUTOS RADIOFÔNICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - GÊNEROS E FORMATOS RADIOFÔNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E DE EXERCÍCIOS VOCAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO RADIOFÔNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ENTREVISTA APLICADAS À APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TEORIA E HISTÓRIA DO RÁDIO E DAS PLATAFORMAS RADIOFÔNICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - CHAVES DE PRONÚNCIA DE NOMES E TERMOS ESTRANGEIROS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ARTES APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VOCAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS E PLATEIAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | DIREITOS AUTORAIS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PRODUÇÕES RADIOFÔNICAS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE ÁUDIO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | EDIÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FINALIZAÇÃO DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | MONTAGEM DE MÍDIA AUDIOVISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | SONOPLASTIA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE DE PRODUÇÃO RADIOFÔNICA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS À PRODUÇÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NA CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.Exigências do mercado de trabalho
A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- conduzir espetáculo, evento ou programa;
- preparar apresentação e transmissão;
- informar o espectador, telespectador e ouvinte;
- demonstrar competências pessoais;
- transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
- apresentar atrações, programas e eventos;
- pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
- realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
- pesquisar o perfil - social, econômico, político do público-alvo;
- demonstrar cuidado com aparência pessoal;
- animar o espetáculo ou transmissão - entretenimento;
- atender as expectativas do público;
- reivindicar respostas aos problemas apresentados no programa;
- opinar na formatação do espetáculo, evento ou programa, quando solicitado;
- contatar fontes de informação - líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc;
- ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo;
- atentar para especificidades culturais e políticas regionais;
- preparar textos e comentários para espetáculos, eventos ou programas;
- entrevistar convidados;
- gravar locuções em off;
- atentar para satisfação do público durante o espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar bom senso;
- apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar controle emocional;
- adequar a caracterização do apresentador ao estilo do espetáculo, evento ou programa;
- informar-se por meio de diferentes mídias - impressas, radiofônicas, televisivas, internet;
- aquecer a voz - nuances e empostação;
- preparar-se para entrevistar convidados;
- alertar para colocação e retirada dos equipamentos;
- preparar-se fisica e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
- adequar postura física e entonação de voz - interpretação a informação a ser transmitida;
- noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
- interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- opinar na pauta diária;
- receber instruções dos organizadores do evento;
- criar empatia com o público;
- dar o tom da solenidade;
- demonstrar flexibilidade;
- verificar o conteúdo e forma do texto;
- estar atento ao cronograma da apresentação;
- verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
- demonstrar capacidade de manter postura física;
- informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento - criança perdida, trânsito etc;
- demonstrar agilidade de raciocínio;
- transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
- manter a atenção do público;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capaciadae de memorização;
- criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
- transmitir informações sobre o produto promocional;
- demonstrar versatilidade;
- administrar os tempos do espetáculo, evento ou programa;
- aprofundar a informação trazida pelo entrevistado;
- informar-se sobre literatura específica referente aos temas apresentados;
- observar sinais de entrada de vinhetas, inserções comerciais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3763-15
CBO 3763-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de apresentador de programas de rádio que pertence ao grupo dos apresentadores de eventos, programas e espetáculos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3763-15 - Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Apresentadores de eventos, programas e espetáculos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3763-15 | Apresentador de Programas de Radio | Brasil | 33h | 42 | |
3763-15 | Animador de Rádio | Brasil | 33h | 42 | |
3763-15 | Apresentador Animador de Programas de Rádio | Brasil | 33h | 42 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |