CBO 3763-05 - Apresentador de eventos
Entenda o que fazem os apresentadores de eventos, programas e espetáculos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Apresentador de eventos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Apresentador de eventos
Realiza apresentação de eventos, fazendo pesquisas para inteirar-se dos temas relacionados ao evento e capacitar-se a fazer entrevistas, ajustando postura e adequando entonação da voz para iniciar a apresentação, conduzindo o evento, conforme roteiro predefinido, entrevistando convidados, ficando atento aos sinais para entrada de inserções comerciais, e observando as reações relacionadas ao nível de satisfação do público. Pode gravar previamente locuções e materiais audiovisuais a serem utilizados no evento. Pode elaborar relatório sobre o evento, direcionado às equipes de produção e organização. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Pode gravar locuções e materiais audiovisuais a serem utilizados no evento como complementares ao processo de comunicação.
Prepara-se física e mentalmente para realizar a apresentação de evento, selecionando vestimenta e adereços – entre os considerados adequados pela organização -, ajustando postura, realizando exercícios de concentração, e aquecendo a voz. Pode interagir com os membros da equipe de produção e organização, opinando na formatação do evento, quando solicitado.
Apresenta o evento, dando o tom da solenidade e interpretando o texto. Pode receber instruções dos organizadores do evento, durante sua apresentação.
Conduz o evento, atento ao roteiro predefinido. Alerta para colocação e retirada dos equipamentos. Administra os tempos do evento.
Presta informações ao público, apresentando o conteúdo do evento. Anima o evento, mantendo a atenção e criando expectativas no público. Controla o tempo das performances de artistas e indica o momento de apresentação dos materiais audiovisuais previamente gravados. Entrevista convidados, aprofundando as informações por eles trazidas e coordenando a apresentação de dúvidas pelo público e de respostas pelos entrevistados.
Transmite credibilidade para o público, noticiando fatos e imprevistos de forma segura. Faz adequação de sua postura física e entonação de voz à informação a ser transmitida. Verifica o conteúdo e a forma do texto, para atender às expectativas do público.
Observa sinais de entrada de inserções comerciais. Transmite informações sobre o patrocinador, divulgando o produto promocional. Informa o público sobre acontecimentos intervenientes ao evento, tais como alertas sobre criança perdida, trânsito, entre outros.
Percebe as reações relacionadas ao nível de satisfação do público durante o evento e conversa com alguns participantes após o final, para conhecer suas opiniões.
Pode elaborar relatório para as equipes de produção e organização, com dados sobre ocorrências durante o evento e com sugestões para os próximos.
Organiza e arquiva - em meio físico e eletrônico – os dados coletados, para reutilização em eventos com temas similares.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS APLICADAS À REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ENTREVISTA APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ARTES APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO APLICADA À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | CERIMONIAL E PROTOCOLO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | RECEPÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TECNOLOGIAS APLICADAS À PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES APLICADAS À PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO, TRANSMISSÃO, CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VOCAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS E PLATEIAS APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS À CONDUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ACÚSTICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE ÁUDIO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA TÉCNICA, TECNOLÓGICA E ORGANIZACIONAL APLICADA A EVENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE DE PRODUÇÃO DE EVENTOS | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.Exigências do mercado de trabalho
A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- conduzir espetáculo, evento ou programa;
- transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
- pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
- preparar apresentação e transmissão;
- informar o espectador, telespectador e ouvinte;
- apresentar atrações, programas e eventos;
- demonstrar competências pessoais;
- informar-se sobre literatura específica referente aos temas apresentados;
- atentar para satisfação do público durante o espetáculo, evento ou programa;
- informar-se por meio de diferentes mídias - impressas, radiofônicas, televisivas, internet;
- demonstrar agilidade de raciocínio;
- demonstrar versatilidade;
- transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
- observar sinais de entrada de vinhetas, inserções comerciais;
- receber instruções dos organizadores do evento;
- demonstrar cuidado com aparência pessoal;
- preparar textos e comentários para espetáculos, eventos ou programas;
- alertar para colocação e retirada dos equipamentos;
- estar atento ao cronograma da apresentação;
- dar o tom da solenidade;
- reivindicar respostas aos problemas apresentados no programa;
- selecionar adereços para espetáculo, evento ou programas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capaciadae de memorização;
- atentar para especificidades culturais e políticas regionais;
- noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
- selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa;
- gravar locuções em off;
- contatar fontes de informação - líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc;
- interpretar o texto;
- adequar a caracterização do apresentador ao estilo do espetáculo, evento ou programa;
- apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de manter postura física;
- adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços;
- manter a atenção do público;
- realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
- adequar postura física e entonação de voz - interpretação a informação a ser transmitida;
- informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento - criança perdida, trânsito etc;
- atender as expectativas do público;
- preparar-se para entrevistar convidados;
- preparar-se fisica e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
- demonstrar bom senso;
- verificar o conteúdo e forma do texto;
- transmitir informações sobre o produto promocional;
- animar o espetáculo ou transmissão - entretenimento;
- demonstrar controle emocional;
- aprofundar a informação trazida pelo entrevistado;
- administrar os tempos do espetáculo, evento ou programa;
- opinar na pauta diária;
- entrevistar convidados;
- criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
- criar empatia com o público;
- verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
- aquecer a voz - nuances e empostação;
- pesquisar o perfil - social, econômico, político do público-alvo;
- opinar na formatação do espetáculo, evento ou programa, quando solicitado;
- interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
- trabalhar em equipe;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3763-05
CBO 3763-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de apresentador de eventos que pertence ao grupo dos apresentadores de eventos, programas e espetáculos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3763-05 - Apresentadores de eventos, programas e espetáculos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Apresentadores de eventos, programas e espetáculos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3763-05 | Apresentador de Eventos | São Paulo | 44h | 883 | |
3763-05 | Apresentador de Convenções | Brasil | 43h | 1.294 | |
3763-05 | Apresentador de Eventos | São Paulo, SP | 44h | 803 | |
3763-05 | Apresentador Animador de Eventos | Brasil | 43h | 1.294 | |
3763-05 | Animador de Eventos | São Paulo, SP | 44h | 803 | |
3763-05 | Apresentador de Espetáculos | Brasil | 43h | 1.294 | |
3763-05 | Apresentador de Eventos | Brasil | 43h | 1.294 | |
3763-05 | Apresentador Animador de Eventos | São Paulo | 44h | 883 | |
3763-05 | Animador de Eventos | São Paulo | 44h | 883 | |
3763-05 | Animador de Eventos | Brasil | 43h | 1.294 | |
3763-05 | Apresentador Animador de Eventos | São Paulo, SP | 44h | 803 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |