CBO 3341-05 - Inspetor de alunos de escola privada

Entenda o que fazem os inspetores de alunos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Inspetor de alunos de escola privada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Inspetor de alunos de escola privada

O Inspetor de Alunos de Escola Privada cuida da segurança e do bem-estar do corpo discente da escola privada, inspecionando o comportamento do aluno e prestando-lhe informações e orientações sobre normas da escola. Monitora atitudes dos alunos no relacionamento com os colegas. Observa e comunica a ocorrência de irregularidades e delitos. Atua de acordo com o previsto na legislação, com o disposto no regimento escolar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3341-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Cuida da segurança do aluno nas dependências e nas proximidades da escola. Controla e orienta entrada e saída de alunos.

Auxilia alunos com deficiência, facilitando seu deslocamento na escola e sua convivência com os colegas.

Orienta alunos sobre regras, procedimentos e cumprimento de horários. Faz com que o disposto no regimento escolar seja cumprido.

Inspeciona o comportamento dos alunos no ambiente escolar. Fiscaliza a utilização dos espaços de recreação, observando a circulação e vistoriando os agrupamentos isolados de alunos.

Monitora atitudes dos alunos em relação ao trato e respeito para com os colegas. Vigia e inibe ações de intimidação e brigas entre alunos. Comunica à coordenação atitudes agressivas de alunos.

Observa e comunica a ocorrência de delitos e porte de objetos não autorizados na escola. Reprime furtos. Identifica responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar.

Identifica e comunica a presença de pessoas suspeitas nas imediações ou dentro da escola. Pode acionar órgãos de segurança particular ou pública.

Verifica e notifica necessidade de limpeza e manutenção da infraestrutura da escola.

Pode prestar primeiros socorros e acionar serviços de atendimento médico ou resgate, quando necessário.

Pode prestar apoio às atividades acadêmicas, auxiliando na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas.

Pode auxiliar na divulgação e na circulação de informações e comunicados.

Pode usar sistemas eletrônicos de segurança.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CONTROLE ELETRÔNICO DE PRESENÇA DE ALUNOS 3 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DO SUJEITO PARA A VIDA CIDADÃ 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR: ...) - SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS (ESPECIFICAR:..) - ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 3 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 4 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA SEGURANÇA PESSOAL E PATRIMONIAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS - ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS E ESPORTIVAS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO A ALUNOS E VISITANTES: PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES, ACOMPANHAMENTO E AUXÍLIO NO DESLOCAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, RECOLHIMENTO E FEEDBACK DE SOLICITAÇÕES, DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - MONITORAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE ALUNOS E DA PARTICIPAÇÃO NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS E ÀS NORMAS REGIMENTAIS DA ESCOLA: CUMPRIMENTO DE HORÁRIOS, ACESSO A SANITÁRIOS, CANTINAS, LABORATÓRIOS, ESPAÇOS ESPORTIVOS E CULTURAIS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - ORIENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE CONDUTAS E COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS E PORTE DE ITENS NÃO CONDIZENTES COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E BEM-ESTAR PESSOAL E COLETIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROMOÇÃO DE CONVIVÊNCIA HARMONIOSA 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NOÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E CALAMIDADE PÚBLICA 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CONTROLE DE MATERIAIS 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE INFRAESTRUTURA (ESPECIFICAR:..) - INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ESCOLARES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CONFIABILIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESOLUÇÃO E FIRMEZA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO NOTURNA 2 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Inspetores de alunos e afins trabalham em estabelecimento de ensino público, privado ou em escolas livres. São estatutários ou celetistas. Atuam em equipe, em locais abertos ou fechados, em período diurno ou noturno, sob supervisão ocasional de diretores ou secretários de escola. Podem permanecer em pé por períodos longos, em locais ruidosos. Os profissionais que atuam em escola pública assumem, também, funções pertinentes a outros profissionais administrativos e pedagógicos como, por exemplo, ouvir reclamações de professores sobre ameaças de alunos em áreas de violência, orientar alunos e fazer pequenos reparos nas escolas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental (inspetor de alunos de escola pública) e ensino médio (inspetor de alunos de escola privada). O inspetor de alunos de escola pública é recrutado por meio de concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Organizar ambiente e transporte escolar;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Cuidar da segurança dos alunos;
  • Orientar alunos e responsaveis;
  • Prestar apoio Às atividades acadêmicas;
  • Inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar e no transporte;
  • Providenciar manutenção predial e do transporte escolar;
  • Controlar as atividades livres dos alunos;
  • Orientar a utilização dos banheiros;
  • Definir limites nas atividades livres;
  • Evidenciar cordialidade;
  • Distribuir livros de chamada aos professores;
  • Substituir - momentaneamente docente na sala de aula;
  • Mostrar escola a pais e alunos;
  • Abrir as salas de aula;
  • Solicitar redução do barulho;
  • Orientar mudanças de sala de aula aos alunos;
  • Elevar a auto-estima dos alunos;
  • Vistoriar salas de aula, banheiros etc, em busca de irregularidades;
  • Reprimir furtos na escola;
  • Verificar o estado da lousa;
  • Retirar objetos perigosos dos alunos;
  • Observar circulação dos alunos durante o recreio;
  • Auxiliar alunos na procura de materiais/uniformes;
  • Fotocopiar material acadêmico;
  • Chamar resgate;
  • Comunicar a chefia a presença de estranhos nas imediações da escola;
  • Tocar sinal nos horários de início e término de aulas;
  • Auxiliar alunos com deficiência - fisica, visual, mental;
  • Confirmar irregularidades comunicadas pelos alunos;
  • Demonstrar paciência;
  • Vistoriar latão de lixo;
  • Fiscalizar utilização dos espaços de recreação;
  • Liberar aluno para ir ao banheiro;
  • Controlar carteira de identidade escolar/crachá;
  • Estabelecer limites nas relações com os alunos;
  • Controlar manifestações afetivas;
  • Conduzir aluno indisciplinado a diretoria/coordenação;
  • Identificar responsáveis por irregularidades;
  • Comunicar a direção sobre equipamentos danificados;
  • Distribuir pasta de freqüência;
  • Trabalhar em equipe;
  • Comunicar a coordenação atitudes agressivas de alunos;
  • Comunicar a diretoria casos de furto entre alunos;
  • Identificar pessoas suspeitas nas imediações da escola;
  • Organizar filas de alunos;
  • Levar material didático a sala de aula;
  • Corrigir ações de intimidação entre alunos;
  • Solicitar pequenos reparos;
  • Entregar material didático ao aluno;
  • Restabelecer disciplina em salas de aula sem professor;
  • Demonstrar carinho;
  • Comunicar suspensão de aulas aos alunos;
  • Verificar as condições de operação dos portões e portas;
  • Vistoriar agrupamentos isolados de alunos;
  • Separar brigas de alunos;
  • Demonstrar equilíbrio emocional;
  • Coibir uso de palavrões;
  • Auxiliar alunos na travessia de ruas;
  • Transmitir segurança;
  • Impedir permanência de alunos durante recreio nas salas de aula;
  • Informar a direção ausência do professor;
  • Acompanhar alunos em excursões;
  • Orientar entrada e saída dos alunos;
  • Demonstrar afinidade com o aluno;
  • Coibir fumo e outros vícios no ambiente escolar/transporte;
  • Orientar alunos quanto ao cumprimento aos horários;
  • Fixar avisos em mural;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Demonstrar senso de observação;
  • Analisar fatos da escola com os alunos;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Auxiliar na organização de atividades culturais, recreativas e esportivas;
  • Impedir cabulação de aulas;
  • Encaminhar alunos ociosos às atividades livres;
  • Inspecionar a limpeza nas dependências da escola;
  • Acionar equipe de limpeza;
  • Identificar responsáveis por atos de depredação do patrimônio escolar;
  • Encaminhar alunos faltosos a coordenação;
  • Localizar alunos no prédio;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Circular comunicados internos;
  • Controlar fluxo de pessoas estranhas ao ambiente escolar;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3341-05

CBO 3341-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de inspetor de alunos de escola privada que pertence ao grupo dos inspetores de alunos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Inspetores de alunos
        • Inspetores de alunos e afins

CBOs Relacionados