CBO 3313-05 - Professor de nível médio no ensino profissionalizante

Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino profissionalizante no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino profissionalizante e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível médio no ensino profissionalizante

O Professor de Nível Médio no Ensino Profissionalizante ministra aulas de ensino profissionalizante, cumprindo plano de curso, elaborando plano de ensino e roteiros de aula, preparando ambientes de ensino e avaliando o desempenho dos alunos. Pode promover e acompanhar visitas técnicas, palestras e vivências profissionais. Orienta alunos sobre a inserção no mercado de trabalho. Cumpre legislação de ensino, normas e procedimentos didático-pedagógicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3313-05

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Elabora plano de ensino e roteiros de aula, a partir do programa ou plano do curso, levando em consideração as orientações recebidas de coordenador técnico e/ou pedagógico e o perfil dos alunos. Prepara e adapta ambientes de ensino (salas de aula, oficinas e laboratórios). Avalia recursos de ensino – inclusive os novos, tais como uso de simuladores didáticos, de plataformas de ensino digitais, filmes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais -, para selecionar os mais adequados para suas atividades educacionais. Quando necessário, elabora recursos didáticos.

Ministra aulas, correlacionando atividades práticas e conceitos teóricos aplicados à solução de problemas da área do curso. Propõe desafios, estudos de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos. Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.

Acompanha e avalia o desempenho dos alunos, desenvolvendo procedimentos de avaliação formativa e de recuperação contínua. Nesse processo, pode promover estratégias de recuperação de conhecimentos da educação básica e de fixação de novos conhecimentos adquiridos.

Registra conteúdos ministrados, frequência e avaliação dos alunos, atribuindo notas e conceitos.

Pode trabalhar em parceria com empresários ou representantes de empresas ou instituições, promovendo visitas técnicas, palestras e vivências profissionais em ambientes diversos. Para tanto, seleciona empresas ou instituições que atendam aos objetivos da atividade, tais como vivenciar novos conceitos de organização do trabalho e novas tecnologias no processo produtivo.

Orienta o aluno sobre a inserção no mercado de trabalho, informando sobre as características do setor da economia em que vai atuar e desenvolvendo postura e conduta ética compatíveis com a profissão, com o ambiente corporativo e com a sociedade contemporânea. Pode acompanhar estágio.

Conserva o ambiente de ensino limpo e organizado. Mantém equipamentos e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso.

Pode realizar pequenos reparos ou solicitar manutenção em equipamentos e instrumentos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 5 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE ITINERÁRIO PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE PROJETO FORMATIVO, ESTUDOS DE CASOS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - VISITAS TÉCNICAS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM AMBIENTES DIVERSOS 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AÇÃO DOCENTE EM LABORATÓRIO DE ENSINO PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AÇÃO DOCENTE EM OFICINA DE ENSINO PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM ENSINO PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL RECURSOS DIDÁTICOS EM ENSINO PROFISSIONAL (EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS ETC.) 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4

Condições de Trabalho

Professores de nível médio no ensino profissionalizante lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Elaborar recursos didáticos;
  • Preparar aula;
  • Manter equipamentos e ambiente de trabalho;
  • Educar o aluno para uma postura profissional;
  • Ministrar aula;
  • Administrar atividades, executar atividades administrativas;
  • Coordenar atividades - projetos, equipes, feiras, etc.;
  • Planejar atividades - aula, curso, ensino, currículo;
  • Desenvolver pesquisas;
  • Avaliar - alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas;
  • Orientar a organização do ambiente de trabalho;
  • Selecionar recursos - materiais, recursos humanos, equipamentos;
  • Comprometer-se com objetivos educacionais;
  • Levantar material didático;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Liderar equipes e alunos;
  • Demonstrar postura profissional;
  • Pesquisar técnicas e tecnologia;
  • Ministrar aulas expositivas;
  • Ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente;
  • Propor atividades;
  • Preencher diário;
  • Definir pré-requisitos - de aluno, disciplinas;
  • Manter equipamentos;
  • Preencher formulários;
  • Prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Desenvolver atividades de recuperação;
  • Estabelecer critérios de avaliação;
  • Avaliar o comportamento dos alunos;
  • Propor trabalhos de pesquisa aos alunos;
  • Desenvolver atividades práticas em oficinas;
  • Estruturar conteúdos;
  • Treinar docentes;
  • Estabelecer normas e regras de comportamento;
  • Sensibilizar para direitos e deveres da cidadania;
  • Definir metodologia;
  • Emitir relatórios;
  • Indicar bibliografia;
  • Ensinar noções de primeiros socorros;
  • Manter-se atento a detalhes;
  • Avaliar projeto pedagógico;
  • Supervisionar estágios;
  • Limpar equipamentos, materiais e utensílios;
  • Demonstrar senso crítico;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Demonstrar ética;
  • Estudar conteúdos;
  • Demonstrar criatividade;
  • Pesquisar insumos e matérias primas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Demonstrar entusiasmo;
  • Esterilizar equipamentos;
  • Programar atividades;
  • Atualizar material didático;
  • Calibrar o equipamento;
  • Elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho;
  • Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • Adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
  • Saber ouvir;
  • Levantar necessidades do mercado de trabalho;
  • Manter-se atualizado;
  • Procurar patrocínios;
  • Lavar equipamentos, materiais e utensílios;
  • Elaborar material - escrito, audiovisual;
  • Demonstrar assiduidade;
  • Adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos;
  • Solicitar materiais;
  • Aplicar instrumentos de avaliação;
  • Elaborar roteiro de aula;
  • Identificar oportunidades de estágio;
  • Expressar-se com clareza;
  • Demonstrar organização;
  • Convidar especialistas;
  • Demonstrar práticas profissionais e técnicas;
  • Processar a informação;
  • Demonstrar auto confiança;
  • Estabelecer parcerias;
  • Acompanhar estágios;
  • Monitorar o desempenho dos alunos;
  • Debater com os alunos;
  • Estabelecer cronogramas;
  • Criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
  • Atestar competências do aluno;
  • Orientar para detalhes;
  • Higienizar equipamentos, materiais e utensílios;
  • Acompanhar projetos de pesquisa;
  • Encaminhar documentos para departamento administrativo;
  • Realizar trabalhos em equipe;
  • Manusear equipamentos;
  • Formular projetos;
  • Participar de reuniões;
  • Visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras;
  • Demonstrar auto controle;
  • Planejar estratégia de cursos;
  • Conferir materiais, equipamentos e instalações;
  • Orientar quanto a apresentação pessoal;
  • Consultar empresas, associações técnicas, profissionais e afins;
  • Regular o equipamento;
  • Demonstrar empatia;
  • Avaliar cursos;
  • Formular plano de trabalho;
  • Redigir textos;
  • Treinar profissionais;
  • Encaminhar alunos para estágios/entrevistas;
  • Organizar o local de trabalho;
  • Interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos;
  • Transcrever notas;
  • Orientar alunos quanto a manutenção dos equipamentos;
  • Orientar quanto a postura profissional;
  • Comprar materiais;
  • Organizar eventos;
  • Pesquisar bibliografia;
  • Desenvolver atividades em salas de aula;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos;
  • Demonstrar discrição;
  • Definir objetivos e metas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3313-05

CBO 3313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino profissionalizante que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino profissionalizante, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio no ensino profissionalizante

Nenhum CBO relacionado encontrado.