CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, ensinar alunos, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve reestruturar estratégias, acompanhar alunos em cursos extraclasses, brincar com os alunos, dramatizar estórias e músicas, conferir cadastro dos alunos, servir como referencial de conduta, utilizar sucata, demonstrar capacidade de observação, colar materiais, trocar fralda dos alunos, observar o desenvolvimento motor, contornar situações adversas, apresentar projeto aos alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, definir técnica de trabalho - estratégias, convocar pais e responsáveis, atualizar-se, organizar material pedagógico, investigar interesse do aluno, demonstrar paciência, demonstrar afetividade, estabelecer vínculos, comentar filmes, supervisionar momento do sono e descanso, dar banho nos alunos, definir métodos de avaliação, debater projeto com direção e coordenação, explicar atividades propostas, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, elaborar cronograma, conversar com alunos - roda da conversa, demonstrar senso de organização, ensinar culinária, observar a socialização, confeccionar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, trabalhar em equipe, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., interagir com a comunidade, ler textos, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de conselhos, discutir plano de aula com coordenação e direção, orientar atividades artísticas, mostrar filmes, reciclar material, trocar roupa de cama, organizar pastas de atividades dos alunos, solicitar material pedagógico, participar de eventos de qualificação profissional, organizar sala de aula, escrever letras e números, desenhar, orientar atividades de desenho, registrar observações, alimentar os alunos, participar da definição do horário, visitar locais para eventos extracurriculares, auto-avaliar-se, comprar material pedagógico, criar jogos e brincadeiras, limpar material, participar de reuniões com demais profissionais da escola, construir regras com os alunos, desenvolver atividades com informática, pesquisar materiais e recursos disponíveis, reunir-se com pais e responsáveis, desenvolver capacidades motoras, organizar eventos na escola, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, observar a linguagem, definir objetivos da ação didática, preencher diário de classe, cantar músicas, determinar parâmetros do projeto, observar o raciocínio lógico, preencher fichas de avaliação, planejar o roteiro de aula, demonstrar autocontrole, trocar roupa dos alunos, selecionar material didático, organizar eventos extracurriculares, demonstrar sensibilidade, prencher agenda, supervisionar refeições, identificar material pedagógico, recortar materiais, organizar espaços em geral, discutir resultados dos projetos, criar espaço para brincadeiras, reunir-se com a coordenação e a direção, participar da elaboração de calendário escolar, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar criatividade, administrar biblioteca circulante, desenvolver atividades artísticas, analisar necessidades do aluno e da comunidade, contar estórias, demonstrar versatilidade, apresentar regras da escola, limpar sala de aula e mobiliário, participar da associação de pais e mestres, avaliar atividades dos alunos, elaborar estórias com alunos, servir alimentação aos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, definir atividades pedagógicas, modelar massas e argila, desenvolver capacidades intelectuais, supervisionar entrada e saída dos alunos, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., pintar, encaminhar alunos para outros profissionais, corrigir atividades, orientar higiene pessoal, elaborar relatórios, supervisionar recreio, acompanhar alunos em eventos extracurriculares.