CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil

Entenda o que fazem os professores de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio na educação infantil e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível médio na educação infantil

O Professor de Nível Médio na Educação Infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil. Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3311-05

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças.

Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso. Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças.

Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: INTRODUÇÃO A SÍMBOLOS, FORMAS, EXPRESSÃO NUMÉRICA E LÓGICA 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA ENSINO INFANTIL: CONHECIMENTOS SOBRE ANIMAIS, PLANTAS, SENSAÇÕES CLIMÁTICAS, FENÔMENOS E NATUREZA EM GERAL 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS DE NATUREZA, CONSERVAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS E RECURSOS 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONVIVÊNCIA, ÉTICA, INTERAÇÃO COM OS PARES 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS À CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONFORTO, HIGIENE PESSOAL E DOS AMBIENTES, DESCANSO, SONO, ALIMENTAÇÃO 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA MATERNA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA E HISTÓRIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRIAÇÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - RECURSOS DIDÁTICOS BI E TRIDIMENSIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE E EXPRESSÃO ARTÍSTICA 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO INFANTIL 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ALFABETIZAÇÃO 2 2 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM CURRÍCULO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO MOTOR 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUMERAMENTO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 2

Condições de Trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Preparar material pedagógico;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Orientar a construção do conhecimento;
  • Comunicar-se;
  • Elaborar projetos pedagógicos;
  • Organizar o trabalho;
  • Avaliar desempenho dos alunos;
  • Planejar ações didáticas;
  • Ensinar alunos;
  • Cuidar dos alunos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc.;
  • Prencher agenda;
  • Escrever letras e números;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Modelar massas e argila;
  • Administrar biblioteca circulante;
  • Demonstrar criatividade;
  • Participar da definição do horário;
  • Orientar atividades de desenho;
  • Confeccionar material pedagógico;
  • Pintar;
  • Avaliar atividades dos alunos;
  • Investigar interesse do aluno;
  • Contornar situações adversas;
  • Ler textos;
  • Trocar roupa de cama;
  • Desenvolver atividades artísticas;
  • Demonstrar paciência;
  • Dar banho nos alunos;
  • Especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • Pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • Orientar atividades artísticas;
  • Limpar material;
  • Trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • Elaborar cronograma;
  • Servir alimentação aos alunos;
  • Definir objetivos da ação didática;
  • Participar da associação de pais e mestres;
  • Organizar material pedagógico;
  • Organizar pastas de atividades dos alunos;
  • Supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • Desenvolver capacidades intelectuais;
  • Apresentar regras da escola;
  • Observar a linguagem;
  • Registrar observações;
  • Colar materiais;
  • Trocar fralda dos alunos;
  • Definir métodos de avaliação;
  • Mostrar filmes;
  • Interagir com a comunidade;
  • Comentar filmes;
  • Definir técnica de trabalho - estratégias;
  • Elaborar relatórios;
  • Definir atividades pedagógicas;
  • Participar de conselhos;
  • Debater projeto com direção e coordenação;
  • Contar estórias;
  • Demonstrar autocontrole;
  • Ensinar culinária;
  • Organizar eventos extracurriculares;
  • Elaborar estórias com alunos;
  • Recortar materiais;
  • Selecionar material didático;
  • Brincar com os alunos;
  • Explicar atividades propostas;
  • Alimentar os alunos;
  • Reunir-se com a coordenação e a direção;
  • Organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • Reunir-se com pais e responsáveis;
  • Acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • Apresentar projeto aos alunos;
  • Reestruturar estratégias;
  • Utilizar sucata;
  • Observar o raciocínio lógico;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Corrigir atividades;
  • Desenvolver capacidades emocionais;
  • Limpar sala de aula e mobiliário;
  • Supervisionar recreio;
  • Organizar sala de aula;
  • Auto-avaliar-se;
  • Desenhar;
  • Solicitar material pedagógico;
  • Demonstrar sensibilidade;
  • Atualizar-se;
  • Discutir resultados dos projetos;
  • Observar o desenvolvimento motor;
  • Determinar parâmetros do projeto;
  • Participar da elaboração de calendário escolar;
  • Orientar higiene pessoal;
  • Supervisionar momento do sono e descanso;
  • Identificar material pedagógico;
  • Orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc.;
  • Organizar eventos na escola;
  • Analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • Convocar pais e responsáveis;
  • Cantar músicas;
  • Construir regras com os alunos;
  • Conferir cadastro dos alunos;
  • Encaminhar alunos para outros profissionais;
  • Organizar espaços em geral;
  • Servir como referencial de conduta;
  • Selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • Definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • Estabelecer vínculos;
  • Desenvolver atividades com informática;
  • Supervisionar refeições;
  • Trocar roupa dos alunos;
  • Conversar com alunos - roda da conversa;
  • Reciclar material;
  • Participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • Visitar locais para eventos extracurriculares;
  • Desenvolver capacidades motoras;
  • Criar jogos e brincadeiras;
  • Demonstrar versatilidade;
  • Preencher diário de classe;
  • Planejar o roteiro de aula;
  • Observar a socialização;
  • Auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • Orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • Comprar material pedagógico;
  • Preencher fichas de avaliação;
  • Criar espaço para brincadeiras;
  • Discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • Demonstrar afetividade;
  • Dramatizar estórias e músicas;
  • Participar de eventos de qualificação profissional;
  • Acompanhar alunos em cursos extraclasses;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05

CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores de nível médio na educação infantil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

CBOs Relacionados