CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve limpar material, trocar roupa de cama, contar estórias, conferir cadastro dos alunos, mostrar filmes, organizar material pedagógico, dar banho nos alunos, desenhar, reestruturar estratégias, criar espaço para brincadeiras, dramatizar estórias e músicas, trocar fralda dos alunos, demonstrar autocontrole, elaborar relatórios, definir métodos de avaliação, participar da associação de pais e mestres, reunir-se com pais e responsáveis, orientar atividades de desenho, orientar atividades artísticas, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., escrever letras e números, especificar materiais de ensino-aprendizagem, acompanhar alunos em cursos extraclasses, organizar sala de aula, observar a socialização, discutir plano de aula com coordenação e direção, criar jogos e brincadeiras, definir técnica de trabalho - estratégias, servir como referencial de conduta, reciclar material, orientar higiene pessoal, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, apresentar projeto aos alunos, supervisionar recreio, discutir resultados dos projetos, convocar pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, demonstrar criatividade, servir alimentação aos alunos, ler textos, observar o desenvolvimento motor, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., participar da definição do horário, ensinar culinária, explicar atividades propostas, selecionar material didático, desenvolver capacidades emocionais, elaborar estórias com alunos, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades artísticas, administrar biblioteca circulante, pintar, corrigir atividades, demonstrar senso de organização, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar o raciocínio lógico, demonstrar versatilidade, identificar material pedagógico, desenvolver atividades com informática, apresentar regras da escola, utilizar sucata, organizar eventos na escola, conversar com alunos - roda da conversa, colar materiais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar afetividade, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de conselhos, organizar eventos extracurriculares, preencher fichas de avaliação, registrar observações, definir atividades pedagógicas, estabelecer vínculos, construir regras com os alunos, brincar com os alunos, contornar situações adversas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, encaminhar alunos para outros profissionais, prencher agenda, investigar interesse do aluno, supervisionar entrada e saída dos alunos, preencher diário de classe, desenvolver capacidades intelectuais, definir objetivos da ação didática, organizar pastas de atividades dos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, supervisionar refeições, trabalhar em equipe, determinar parâmetros do projeto, atualizar-se, observar a linguagem, desenvolver capacidades motoras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar sensibilidade, confeccionar material pedagógico, trocar roupa dos alunos, avaliar atividades dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, visitar locais para eventos extracurriculares, interagir com a comunidade, solicitar material pedagógico, reunir-se com a coordenação e a direção, participar de eventos de qualificação profissional, comprar material pedagógico, comentar filmes, cantar músicas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, organizar espaços em geral, planejar o roteiro de aula, recortar materiais, elaborar cronograma, demonstrar paciência, debater projeto com direção e coordenação, alimentar os alunos, auto-avaliar-se, modelar massas e argila, participar da elaboração de calendário escolar, pesquisar materiais e recursos disponíveis.