CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos e de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante.
- Professores de nível médio na educação infantil.
Descrição dos cargos da categoria Professores de nível médio na educação infantil
Os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Condições de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Funções dos Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Professores de nível médio na educação infantil devem:
Atividades dos cargos CBO 3311-05
Entre as principais atribuições dos Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 estão as de:
- orientar atividades de desenho;
- pintar;
- discutir resultados dos projetos;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- determinar parâmetros do projeto;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- demonstrar senso de organização;
- construir regras com os alunos;
- demonstrar versatilidade;
- cantar músicas;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- demonstrar criatividade;
- auto avaliar-se;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- contornar situações adversas;
- confeccionar material pedagógico;
- utilizar sucata;
- atualizar-se;
- observar a socialização;
- observar o raciocínio lógico;
- reciclar material;
- recortar materiais;
- limpar material;
- trocar roupa dos alunos;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar paciência;
- elaborar estórias com alunos;
- estabelecer vínculos;
- desenvolver atividades artísticas;
- criar jogos e brincadeiras;
- mostrar filmes;
- ler textos;
- contar estórias;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- comprar material pedagógico;
- definir atividades pedagógicas;
- demonstrar afetividade;
- convocar pais e responsáveis;
- criar espaço para brincadeiras;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar sala de aula;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- colar materiais;
- solicitar material pedagógico;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- brincar com os alunos;
- orientar higiene pessoal;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- debater projeto com direção e coordenação;
- selecionar material didático;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- investigar interesse do aluno;
- orientar atividades artísticas;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- planejar o roteiro de aula;
- organizar eventos na escola;
- participar da associação de pais e mestres;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- preencher diário de classe;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- comentar filmes;
- elaborar cronograma;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- observar o desenvolvimento motor;
- corrigir atividades;
- organizar eventos extracurriculares;
- servir como referencial de conduta;
- desenhar;
- escrever letras e números;
- trocar roupa de cama;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- organizar material pedagógico;
- preencher fichas de avaliação;
- ensinar culinária;
- desenvolver capacidades motoras;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- dar banho nos alunos;
- supervisionar refeições;
- demonstrar sensibilidade;
- observar a linguagem;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de observação;
- organizar espaços em geral;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- registrar observações;
- desenvolver capacidades emocionais;
- servir alimentação aos alunos;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- limpar sala de aula e mobiliário;
- apresentar regras da escola;
- interagir com a comunidade;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- reestruturar estratégias;
- elaborar relatórios;
- desenvolver atividades com informática;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- administrar biblioteca circulante;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar da definição do horário;
- conferir cadastro dos alunos;
- supervisionar recreio;
- definir objetivos da ação didática;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- participar de conselhos;
- apresentar projeto aos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- alimentar os alunos;
- identificar material pedagógico;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- preencher agenda;
- trocar fralda dos alunos;
- modelar massas e argila;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- avaliar atividades dos alunos;
- explicar atividades propostas;