CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve organizar o trabalho, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, comunicar-se, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, observar higiene dos brinquedos, estabelecer vínculos, servir como referencial de conduta, criar espaço para brincadeiras, debater projeto com direção e coordenação, trocar roupa dos alunos, definir métodos de avaliação, criar jogos e brincadeiras, explicar atividades propostas, pintar, modelar massas e argila, organizar eventos na escola, observar o raciocínio lógico, trocar fralda dos alunos, desenvolver atividades artísticas, colar materiais, demonstrar sensibilidade, orientar higiene pessoal, dramatizar estórias e músicas, participar de eventos de qualificação profissional, apresentar regras da escola, elaborar cronograma, orientar atividades artísticas, reestruturar estratégias, planejar o roteiro de aula, desenvolver capacidades intelectuais, desenhar, elaborar relatórios, conferir cadastro dos alunos, convocar pais e responsáveis, participar da definição do horário, organizar espaços em geral, confeccionar material pedagógico, demonstrar autocontrole, utilizar sucata, recortar materiais, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar pastas de atividades dos alunos, ler textos, interagir com a comunidade, supervisionar momento do sono e descanso, definir técnica de trabalho - estratégias, registrar observações, definir atividades pedagógicas, reunir-se com pais e responsáveis, apresentar projeto aos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, organizar espaço para momento do sono e descanso, especificar materiais de ensino-aprendizagem, supervisionar recreio, preencher fichas de avaliação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, investigar interesse do aluno, limpar sala de aula e mobiliário, pesquisar materiais e recursos disponíveis, participar da associação de pais e mestres, brincar com os alunos, solicitar material pedagógico, contar estórias, cantar músicas, avaliar atividades dos alunos, definir objetivos da ação didática, demonstrar senso de organização, observar o desenvolvimento motor, participar da elaboração de calendário escolar, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., encaminhar alunos para outros profissionais, limpar material, contornar situações adversas, organizar sala de aula, orientar atividades com jogos e brinquedos, supervisionar refeições, supervisionar entrada e saída dos alunos, observar a socialização, participar de conselhos, selecionar material didático, demonstrar capacidade de observação, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, determinar parâmetros do projeto, discutir resultados dos projetos, desenvolver capacidades emocionais, participar de reuniões com demais profissionais da escola, atualizar-se, corrigir atividades, reciclar material, mostrar filmes, orientar atividades de desenho, higienizar brinquedos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, escrever letras e números, desenvolver capacidades motoras, alimentar os alunos, servir alimentação aos alunos, organizar material pedagógico, trabalhar em equipe, ensinar culinária, discutir plano de aula com coordenação e direção, conversar com alunos - roda da conversa, observar a linguagem, demonstrar afetividade, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., auto-avaliar-se, dar banho nos alunos, comprar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, demonstrar paciência, trocar roupa de cama, construir regras com os alunos, demonstrar versatilidade, comentar filmes, identificar material pedagógico.