CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, comunicar-se, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve observar a socialização, demonstrar afetividade, investigar interesse do aluno, participar de reuniões com demais profissionais da escola, planejar o roteiro de aula, selecionar material didático, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, trocar roupa dos alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenhar, ensinar culinária, apresentar regras da escola, ler textos, desenvolver atividades artísticas, criar espaço para brincadeiras, limpar sala de aula e mobiliário, orientar atividades artísticas, supervisionar momento do sono e descanso, contar estórias, analisar necessidades do aluno e da comunidade, criar jogos e brincadeiras, comentar filmes, reunir-se com pais e responsáveis, trabalhar em equipe, corrigir atividades, demonstrar senso de organização, avaliar atividades dos alunos, identificar material pedagógico, conversar com alunos - roda da conversa, apresentar projeto aos alunos, observar o raciocínio lógico, preencher fichas de avaliação, trocar roupa de cama, observar higiene dos brinquedos, cantar músicas, participar de conselhos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, definir técnica de trabalho - estratégias, pintar, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, definir objetivos da ação didática, observar o desenvolvimento motor, contornar situações adversas, demonstrar versatilidade, recortar materiais, definir métodos de avaliação, reciclar material, atualizar-se, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., escrever letras e números, higienizar brinquedos, organizar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, modelar massas e argila, auto-avaliar-se, determinar parâmetros do projeto, organizar sala de aula, solicitar material pedagógico, supervisionar recreio, debater projeto com direção e coordenação, mostrar filmes, registrar observações, elaborar relatórios, orientar atividades de desenho, participar da associação de pais e mestres, alimentar os alunos, orientar higiene pessoal, orientar atividades com jogos e brinquedos, trocar fralda dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar criatividade, elaborar cronograma, demonstrar autocontrole, desenvolver capacidades motoras, servir alimentação aos alunos, dar banho nos alunos, participar da definição do horário, demonstrar paciência, explicar atividades propostas, reestruturar estratégias, brincar com os alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, dramatizar estórias e músicas, participar de eventos de qualificação profissional, elaborar estórias com alunos, comprar material pedagógico, organizar espaços em geral, servir como referencial de conduta, convocar pais e responsáveis, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar capacidade de observação, interagir com a comunidade, conferir cadastro dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, organizar pastas de atividades dos alunos, limpar material, supervisionar refeições, observar a linguagem, desenvolver capacidades intelectuais, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar sensibilidade, estabelecer vínculos, organizar eventos na escola, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., utilizar sucata, colar materiais, discutir resultados dos projetos, desenvolver capacidades emocionais, organizar espaço para momento do sono e descanso, discutir plano de aula com coordenação e direção, construir regras com os alunos, definir atividades pedagógicas.