CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
organizar o trabalho, planejar ações didáticas, ensinar alunos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, preparar material pedagógico.
Atividades
planejar o roteiro de aula, demonstrar sensibilidade, participar de conselhos, orientar higiene pessoal, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., definir métodos de avaliação, definir objetivos da ação didática, construir regras com os alunos, observar a socialização, elaborar estórias com alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, limpar material, contornar situações adversas, definir técnica de trabalho - estratégias, supervisionar recreio, preencher fichas de avaliação, utilizar sucata, participar de eventos de qualificação profissional, escrever letras e números, ensinar culinária, analisar necessidades do aluno e da comunidade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., pintar, comprar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar senso de organização, observar a linguagem, dramatizar estórias e músicas, definir atividades pedagógicas, colar materiais, explicar atividades propostas, elaborar relatórios, conferir cadastro dos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar o raciocínio lógico, orientar atividades artísticas, participar da associação de pais e mestres, conversar com alunos - roda da conversa, organizar eventos na escola, demonstrar autocontrole, atualizar-se, estabelecer vínculos, registrar observações, trabalhar em equipe, organizar material pedagógico, organizar sala de aula, modelar massas e argila, mostrar filmes, limpar sala de aula e mobiliário, observar higiene dos brinquedos, discutir resultados dos projetos, apresentar regras da escola, higienizar brinquedos, discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar afetividade, participar de reuniões com demais profissionais da escola, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, desenvolver capacidades intelectuais, desenvolver capacidades emocionais, interagir com a comunidade, identificar material pedagógico, supervisionar refeições, criar jogos e brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, debater projeto com direção e coordenação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar criatividade, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenhar, determinar parâmetros do projeto, trocar roupa dos alunos, auto-avaliar-se, brincar com os alunos, desenvolver atividades artísticas, reunir-se com a coordenação e a direção, solicitar material pedagógico, servir como referencial de conduta, cantar músicas, ler textos, avaliar atividades dos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, organizar espaços em geral, criar espaço para brincadeiras, reestruturar estratégias, orientar atividades com jogos e brinquedos, reciclar material, reunir-se com pais e responsáveis, alimentar os alunos, observar o desenvolvimento motor, servir alimentação aos alunos, contar estórias, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar capacidade de observação, convocar pais e responsáveis, demonstrar paciência, dar banho nos alunos, recortar materiais, orientar atividades de desenho, participar da elaboração de calendário escolar, corrigir atividades, comentar filmes, trocar roupa de cama, elaborar cronograma, supervisionar momento do sono e descanso, selecionar material didático, confeccionar material pedagógico, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades motoras, trocar fralda dos alunos, investigar interesse do aluno, participar da definição do horário.