CBO 3331-10 - Instrutor de cursos livres
Entenda o que fazem os instrutores e professores de cursos livres no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de cursos livres e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instrutor de cursos livres
O Instrutor de Cursos Livres planeja e ministra aulas em cursos livres. Desenvolve atividades práticas, podendo correlacioná-las, de acordo com o programa, a conceitos teóricos. Acompanha e avalia o desempenho dos alunos. Pode elaborar programa de curso para atender à demanda de empresas, corporações ou indivíduos. Prepara e organiza os ambientes de ensino - em especial oficinas e laboratórios - e os recursos didáticos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3331-10
Ministra aulas, desenvolvendo atividades práticas, que podem ser correlacionadas a conceitos teóricos da área do curso. Propõe desafios que gerem motivação e interesse dos alunos, estimulando a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação.
Pode elaborar programa de curso para atendimento a empresas, corporações ou indivíduos, a partir das necessidades diagnosticadas.
Prepara e organiza os ambientes de ensino – em especial oficinas e laboratórios -, fazendo a manutenção e avaliando a atualização de materiais e equipamentos. Pode usar simuladores, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais e outros recursos de ensino.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ENSINO A DISTÂNCIA - EAD | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS LIVRES: PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA CURSOS LIVRES | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTROS E DOCUMENTOS ESCOLARES: NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, FREQUÊNCIA E CONTROLES DE CONTEÚDOS MINISTRADOS E EXERCÍCIOS REALIZADOS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - ESTUDOS DE CASOS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS DO CONTEXTO DO CURSO LIVRE | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - INSTRUTORIA EM CURSOS LIVRES: APLICAÇÃO DE CONCEITOS E EXERCÍCIOS DA ÁREA DO CURSO LIVRE | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - PROJETOS FORMATIVOS NA ÁREA DO CURSO LIVRE: CORRELAÇÃO ENTRE CONCEITOS TEÓRICOS E APLICAÇÃO PRÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 3 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM (ESPECIFICAR:..) - ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE CURSOS LIVRES, SOB DEMANDA | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PROATIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CONFIABILIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - AUTOCONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ASSERTIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Avaliar alunos;
- Sugerir mudanças estruturais no curso;
- Criar cursos livres;
- Ministrar aulas;
- Definir materiais didáticos;
- Elaborar cursos para empresas e clientes;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar cursos;
- Monitorar desempenho dos alunos;
- Apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado;
- Manusear materiais e equipamentos técnicos;
- Adequar cursos às mudanças do mercado;
- Aprimorar-se continuamente;
- Controlar presença dos alunos;
- Participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional;
- Dominar conteúdo ministrado;
- Elaborar materiais didáticos;
- Demonstrar flexibilidade;
- Sugerir valor de cursos;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Desenvolver criatividade;
- Consultar bibliografia;
- Elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;
- Adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes;
- Estimular criatividade;
- Retratar realidade do mercado;
- Utilizar recursos audiovisuais;
- Utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
- Formatar projetos de cursos;
- Elaborar relatórios;
- Promover atividades práticas;
- Apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
- Aplicar procedimentos de avaliação contínua;
- Diagnosticar necessidades das empresas;
- Determinar carga horária do curso;
- Diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
- Detectar demanda de mercado;
- Elaborar cronograma dos cursos;
- Identificar dificuldades dos alunos;
- Tutoriar alunos a distância;
- Informar aluno acerca de seu aproveitamento;
- Elucidar dúvidas dos alunos;
- Adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso;
- Avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
- Realizar pesquisas bibliográficas;
- Preparar planos de aula;
- Visitar empresas e clientes;
- Adequar metodologia aos objetivos do curso;
- Adequar estratégias e ou conteúdo do curso;
- Auxiliar coordenação dos cursos;
- Desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
- Estabelecer objetivos específicos dos cursos;
- Despertar outros interesses nos alunos;
- Apresentar programa do curso;
- Desenvolver módulos do curso;
- Acompanhar realização dos exercícios;
- Promover aulas vivenciais;
- Determinar pré-requisitos do público alvo;
- Propor elaboração de módulos avançados;
- Adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico;
- Elaborar atividades teóricas e práticas;
- Adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
- Compilar informações coletadas da pesquisa;
- Definir objetivos gerais dos cursos;
- Definir recursos didáticos e materiais para os cursos;
- Levantar necessidades do público alvo;
- Acompanhar elaboração de projetos;
- Analisar material didático existente;
- Atualizar material didático existente;
- Discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos;
- Compatibilizar diferenças entre alunos;
- Definir conteúdo programático dos cursos;
- Acompanhar mudanças e tendências de mercado;
- Expor mudanças de mercado;
- Mediar relação ensino-aprendizagem;
- Pesquisar segmento de mercado;
Profissões da Família Ocupacional
- Professores de Cursos Livres
- Instrutor de Equitação Para Equoterapia
- Instrutor de Cursos Livres
- Instrutor de Auto-Escola
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-10
CBO 3331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de cursos livres que pertence ao grupo dos instrutores e professores de cursos livres, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Instrutores e professores de escolas livres
-
-
-
-
- Instrutores e professores de cursos livres
-
-