CBO 3331-10 - Instrutor de cursos livres

Entenda o que fazem os instrutores e professores de cursos livres no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de cursos livres e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Instrutor de cursos livres

O Instrutor de Cursos Livres planeja e ministra aulas em cursos livres. Desenvolve atividades práticas, podendo correlacioná-las, de acordo com o programa, a conceitos teóricos. Acompanha e avalia o desempenho dos alunos. Pode elaborar programa de curso para atender à demanda de empresas, corporações ou indivíduos. Prepara e organiza os ambientes de ensino - em especial oficinas e laboratórios - e os recursos didáticos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3331-10

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja aulas, considerando o programa do curso, observando o perfil da clientela e adequando as estratégias de ensino e de avaliação contínua.

Ministra aulas, desenvolvendo atividades práticas, que podem ser correlacionadas a conceitos teóricos da área do curso. Propõe desafios que gerem motivação e interesse dos alunos, estimulando a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe.

Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação.

Pode elaborar programa de curso para atendimento a empresas, corporações ou indivíduos, a partir das necessidades diagnosticadas.

Prepara e organiza os ambientes de ensino – em especial oficinas e laboratórios -, fazendo a manutenção e avaliando a atualização de materiais e equipamentos. Pode usar simuladores, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais e outros recursos de ensino.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ENSINO A DISTÂNCIA - EAD 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS LIVRES: PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA CURSOS LIVRES 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTROS E DOCUMENTOS ESCOLARES: NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, FREQUÊNCIA E CONTROLES DE CONTEÚDOS MINISTRADOS E EXERCÍCIOS REALIZADOS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - ESTUDOS DE CASOS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS DO CONTEXTO DO CURSO LIVRE 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - INSTRUTORIA EM CURSOS LIVRES: APLICAÇÃO DE CONCEITOS E EXERCÍCIOS DA ÁREA DO CURSO LIVRE 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - PROJETOS FORMATIVOS NA ÁREA DO CURSO LIVRE: CORRELAÇÃO ENTRE CONCEITOS TEÓRICOS E APLICAÇÃO PRÁTICA 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 3 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM (ESPECIFICAR:..) - ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE CURSOS LIVRES, SOB DEMANDA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CONFIABILIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ASSERTIVIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Avaliar alunos;
  • Sugerir mudanças estruturais no curso;
  • Criar cursos livres;
  • Ministrar aulas;
  • Definir materiais didáticos;
  • Elaborar cursos para empresas e clientes;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar cursos;
  • Monitorar desempenho dos alunos;
  • Apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado;
  • Manusear materiais e equipamentos técnicos;
  • Adequar cursos às mudanças do mercado;
  • Aprimorar-se continuamente;
  • Controlar presença dos alunos;
  • Participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional;
  • Dominar conteúdo ministrado;
  • Elaborar materiais didáticos;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Sugerir valor de cursos;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Desenvolver criatividade;
  • Consultar bibliografia;
  • Elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;
  • Adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes;
  • Estimular criatividade;
  • Retratar realidade do mercado;
  • Utilizar recursos audiovisuais;
  • Utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
  • Formatar projetos de cursos;
  • Elaborar relatórios;
  • Promover atividades práticas;
  • Apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
  • Aplicar procedimentos de avaliação contínua;
  • Diagnosticar necessidades das empresas;
  • Determinar carga horária do curso;
  • Diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
  • Detectar demanda de mercado;
  • Elaborar cronograma dos cursos;
  • Identificar dificuldades dos alunos;
  • Tutoriar alunos a distância;
  • Informar aluno acerca de seu aproveitamento;
  • Elucidar dúvidas dos alunos;
  • Adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso;
  • Avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
  • Realizar pesquisas bibliográficas;
  • Preparar planos de aula;
  • Visitar empresas e clientes;
  • Adequar metodologia aos objetivos do curso;
  • Adequar estratégias e ou conteúdo do curso;
  • Auxiliar coordenação dos cursos;
  • Desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
  • Estabelecer objetivos específicos dos cursos;
  • Despertar outros interesses nos alunos;
  • Apresentar programa do curso;
  • Desenvolver módulos do curso;
  • Acompanhar realização dos exercícios;
  • Promover aulas vivenciais;
  • Determinar pré-requisitos do público alvo;
  • Propor elaboração de módulos avançados;
  • Adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico;
  • Elaborar atividades teóricas e práticas;
  • Adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
  • Compilar informações coletadas da pesquisa;
  • Definir objetivos gerais dos cursos;
  • Definir recursos didáticos e materiais para os cursos;
  • Levantar necessidades do público alvo;
  • Acompanhar elaboração de projetos;
  • Analisar material didático existente;
  • Atualizar material didático existente;
  • Discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos;
  • Compatibilizar diferenças entre alunos;
  • Definir conteúdo programático dos cursos;
  • Acompanhar mudanças e tendências de mercado;
  • Expor mudanças de mercado;
  • Mediar relação ensino-aprendizagem;
  • Pesquisar segmento de mercado;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-10

CBO 3331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de cursos livres que pertence ao grupo dos instrutores e professores de cursos livres, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Instrutores e professores de escolas livres
        • Instrutores e professores de cursos livres

CBOs Relacionados