CBO 3321-05 - Professor leigo no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores leigos no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 ministra aulas no ensino fundamental, sem a devida habilitação exigida para o magistério em exercício Prepara ambientes de ensino e recursos didáticos.
Planeja aulas e atividades didáticas Acompanha e avalia o desempenho escolar dos alunos Segue legislação de ensino, diretrizes curriculares, normas e procedimentos estabelecidos pela escola a que se vincula e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores leigos no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor leigo no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores leigos no ensino fundamental CBO 3321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor leigo no ensino fundamental
O Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 elabora plano de aulas, levando em consideração a organização curricular, o programa de ensino, os recursos disponíveis e a realidade dos alunos Prepara e organiza ambientes de ensino.
Pesquisa, seleciona, elabora e adapta recursos didáticos.
Ministra aulas e promove atividades visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades cognitivas e socioemocionais - principalmente relacionadas a comunicação, criatividade, solução de problemas simples e raciocínio lógico-matemático -, em acordo com o nível de ensino Organiza, promove, faz mediação e acompanha os alunos em rodas de conversas e debates, jogos, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e outras atividades didáticas.
Pode visitar bibliotecas, museus, centros e equipamentos culturais disponíveis na região ou nas proximidades Controla e registra a participação e a frequência de alunos em aulas e em atividades.
Preenche diário de classe, anotando os conteúdos ministrados, o planejamento e o replanejamento das ações.
Acompanha o desenvolvimento de cada aluno e avalia seu desempenho, registrando notas e conceitos avaliativos Promove ações de reforço escolar, revisão de conteúdos curriculares e recuperação contínua.
Trabalha em cooperação com a equipe escolar - direção, coordenação, outros professores e pessoal administrativo e de apoio -, com pais ou responsáveis por alunos e com a comunidade em que a escola se insere.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3321-05 deve preparar material didático, demonstrar competências pessoais, realizar procedimentos administrativos, comunicar-se, ensinar a ler, escrever e calcular, dar aula, preparar aula, avaliar os alunos, planejar o ano letivo, supervisionar atividades dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores leigos no ensino fundamental atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3321-05
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Atividades exercidas por um Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05
Um Professor leigo no ensino fundamental (ou sinônimo) deve selecionar livros didáticos e de estórias, estimular debates e comentários, definir metodologia - como vai trabalhar, confeccionar cartazes e painéis, dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas, participar de eventos de qualificação, organizar sala de aula, elaborar roteiro de aula, observar a participação dos alunos, visitar bibliotecas, museus e locais de interesse, desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos, confeccionar fichas pedagógicas, demonstrar perseverança, esclarecer dúvidas, ler textos com os alunos, resolver problemas, conversar com os alunos, acompanhar alunos na merenda, trabalhar em equipe, demonstrar dinamismo, demonstrar iniciativa, ditar palavras e textos, jogar com os alunos, definir projetos, observar o comportamento dos alunos, ouvir atentamente - saber ouvir, preencher diário de classe - conteúdo das aulas, atender os pais dos alunos, demonstrar criatividade, passar vídeos didáticos e de estórias, organizar material dos alunos, organizar filas, participar de reunião de pais, brincar com os alunos, supervisionar alunos no recreio, preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos, demonstrar organização, redigir textos com os alunos, organizar eventos e atividades fora da escola, preencher ficha individual do aluno, estabelecer regras de comportamento, pesquisar a realidade familiar do aluno, contactar pessoas da comunidade para aula, confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc., ouvir a experiência dos alunos, organizar material de sala de aula, demonstrar participação, estabelecer programa anual, semestral e mensal, redigir relatórios, organizar reuniões com os pais, entrevistar pessoas da comunidade e de entidades, demonstrar sensibilidade, reciclar material, organizar eventos e atividades na escola, encaminhar alunos a profissionais de apoio, reproduzir material, ensinar operações fundamentais, fazer ditados relâmpago e concreto, fazer chamada, absorver mudanças, acompanhar a aprendizagem dos alunos, mediar conflitos, pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias, demonstrar paciência, convocar pais ou responsáveis, selecionar material, demonstrar auto-confiança, participar de eventos extra-curriculares, passar tarefa de casa, programar eventos e atividades extra-curriculares, avaliar as atividades diárias dos alunos, organizar merenda dos alunos, revisar a correção com os alunos, apresentar conteúdo da aula, estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula, levantar disponibilidade de material, contar estórias, definir métodos de avaliação, elaborar instrumentos de avaliação, divulgar atividades e eventos para a comunidade, dar aulas de reforço, demonstrar motivação, estabelecer cronograma de atividades, definir objetivos, criar brincadeira e jogos, participar de reuniões com coordenação e diretoria, contornar situações difíceis, elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos, fixar metas, orientar caligrafia, analisar a freqüência, corrigir instrumentos de avaliação, pesquisar conhecimento prévio do aluno, assistir vídeos didáticos e de estórias, definir conteúdos, preencher boletim dos alunos.