CBO 3321-05 - Professor leigo no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores leigos no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 ministra aulas no ensino fundamental, sem a devida habilitação exigida para o magistério em exercício Prepara ambientes de ensino e recursos didáticos.
Planeja aulas e atividades didáticas Acompanha e avalia o desempenho escolar dos alunos Segue legislação de ensino, diretrizes curriculares, normas e procedimentos estabelecidos pela escola a que se vincula e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores leigos no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor leigo no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores leigos no ensino fundamental CBO 3321-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor leigo no ensino fundamental
O Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05 elabora plano de aulas, levando em consideração a organização curricular, o programa de ensino, os recursos disponíveis e a realidade dos alunos Prepara e organiza ambientes de ensino.
Pesquisa, seleciona, elabora e adapta recursos didáticos.
Ministra aulas e promove atividades visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades cognitivas e socioemocionais - principalmente relacionadas a comunicação, criatividade, solução de problemas simples e raciocínio lógico-matemático -, em acordo com o nível de ensino Organiza, promove, faz mediação e acompanha os alunos em rodas de conversas e debates, jogos, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e outras atividades didáticas.
Pode visitar bibliotecas, museus, centros e equipamentos culturais disponíveis na região ou nas proximidades Controla e registra a participação e a frequência de alunos em aulas e em atividades.
Preenche diário de classe, anotando os conteúdos ministrados, o planejamento e o replanejamento das ações.
Acompanha o desenvolvimento de cada aluno e avalia seu desempenho, registrando notas e conceitos avaliativos Promove ações de reforço escolar, revisão de conteúdos curriculares e recuperação contínua.
Trabalha em cooperação com a equipe escolar - direção, coordenação, outros professores e pessoal administrativo e de apoio -, com pais ou responsáveis por alunos e com a comunidade em que a escola se insere.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3321-05 deve ensinar a ler, escrever e calcular, supervisionar atividades dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar aula, avaliar os alunos, planejar o ano letivo, comunicar-se, dar aula, realizar procedimentos administrativos, preparar material didático.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores leigos no ensino fundamental atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3321-05
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Atividades exercidas por um Professor leigo no ensino fundamental CBO 3321-05
Um Professor leigo no ensino fundamental (ou sinônimo) deve orientar caligrafia, conversar com os alunos, redigir textos com os alunos, contornar situações difíceis, levantar disponibilidade de material, acompanhar alunos na merenda, visitar bibliotecas, museus e locais de interesse, reciclar material, demonstrar criatividade, participar de eventos de qualificação, participar de reuniões com coordenação e diretoria, organizar eventos e atividades na escola, estabelecer programa anual, semestral e mensal, definir objetivos, organizar filas, estimular debates e comentários, redigir relatórios, definir metodologia - como vai trabalhar, ouvir atentamente - saber ouvir, avaliar as atividades diárias dos alunos, confeccionar fichas pedagógicas, observar o comportamento dos alunos, entrevistar pessoas da comunidade e de entidades, ditar palavras e textos, organizar reuniões com os pais, esclarecer dúvidas, acompanhar a aprendizagem dos alunos, participar de eventos extra-curriculares, confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc., organizar sala de aula, contactar pessoas da comunidade para aula, demonstrar paciência, passar vídeos didáticos e de estórias, demonstrar iniciativa, jogar com os alunos, passar tarefa de casa, demonstrar organização, elaborar instrumentos de avaliação, estabelecer cronograma de atividades, ensinar operações fundamentais, fixar metas, preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos, supervisionar alunos no recreio, definir projetos, demonstrar participação, atender os pais dos alunos, estabelecer regras de comportamento, absorver mudanças, divulgar atividades e eventos para a comunidade, selecionar material, resolver problemas, analisar a freqüência, criar brincadeira e jogos, definir conteúdos, demonstrar perseverança, programar eventos e atividades extra-curriculares, corrigir instrumentos de avaliação, selecionar livros didáticos e de estórias, definir métodos de avaliação, observar a participação dos alunos, contar estórias, elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos, organizar material dos alunos, estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula, organizar material de sala de aula, encaminhar alunos a profissionais de apoio, ler textos com os alunos, dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas, convocar pais ou responsáveis, brincar com os alunos, demonstrar dinamismo, assistir vídeos didáticos e de estórias, desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos, participar de reunião de pais, pesquisar a realidade familiar do aluno, reproduzir material, preencher boletim dos alunos, dar aulas de reforço, fazer ditados relâmpago e concreto, preencher diário de classe - conteúdo das aulas, fazer chamada, demonstrar sensibilidade, demonstrar auto-confiança, apresentar conteúdo da aula, pesquisar conhecimento prévio do aluno, elaborar roteiro de aula, demonstrar motivação, preencher ficha individual do aluno, mediar conflitos, ouvir a experiência dos alunos, organizar eventos e atividades fora da escola, revisar a correção com os alunos, organizar merenda dos alunos, trabalhar em equipe, pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias, confeccionar cartazes e painéis.