CBO 3321-05 - Professores leigos no ensino fundamental - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores leigos no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores leigos no ensino fundamental CBO 3321-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores leigos no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
supervisionar atividades dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar os alunos, preparar aula, dar aula, preparar material didático, planejar o ano letivo, ensinar a ler, escrever e calcular, realizar procedimentos administrativos.
Atividades
fixar metas, analisar a freqüência, preencher diário de classe - conteúdo das aulas, fazer ditados relâmpago e concreto, levantar disponibilidade de material, organizar eventos e atividades fora da escola, conversar com os alunos, participar de reunião de pais, participar de reuniões com coordenação e diretoria, fazer chamada, definir projetos, preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos, demonstrar motivação, organizar sala de aula, mediar conflitos, demonstrar criatividade, demonstrar sensibilidade, confeccionar cartazes e painéis, contar estórias, demonstrar dinamismo, demonstrar paciência, selecionar material, criar brincadeira e jogos, organizar reuniões com os pais, estabelecer programa anual, semestral e mensal, reproduzir material, confeccionar fichas pedagógicas, organizar filas, absorver mudanças, esclarecer dúvidas, atender os pais dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, entrevistar pessoas da comunidade e de entidades, organizar material dos alunos, acompanhar a aprendizagem dos alunos, elaborar roteiro de aula, trabalhar em equipe, redigir textos com os alunos, estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula, ouvir atentamente - saber ouvir, selecionar livros didáticos e de estórias, observar o comportamento dos alunos, demonstrar auto-confiança, ensinar operações fundamentais, programar eventos e atividades extra-curriculares, estabelecer regras de comportamento, desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos, reciclar material, passar tarefa de casa, acompanhar alunos na merenda, supervisionar alunos no recreio, assistir vídeos didáticos e de estórias, apresentar conteúdo da aula, redigir relatórios, elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos, definir metodologia - como vai trabalhar, demonstrar organização, confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc., organizar eventos e atividades na escola, demonstrar participação, passar vídeos didáticos e de estórias, ditar palavras e textos, divulgar atividades e eventos para a comunidade, demonstrar perseverança, avaliar as atividades diárias dos alunos, preencher boletim dos alunos, contornar situações difíceis, organizar merenda dos alunos, definir objetivos, revisar a correção com os alunos, pesquisar a realidade familiar do aluno, dar aulas de reforço, brincar com os alunos, estimular debates e comentários, convocar pais ou responsáveis, orientar caligrafia, pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias, corrigir instrumentos de avaliação, ler textos com os alunos, encaminhar alunos a profissionais de apoio, participar de eventos extra-curriculares, contactar pessoas da comunidade para aula, ouvir a experiência dos alunos, resolver problemas, jogar com os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, preencher ficha individual do aluno, demonstrar iniciativa, definir conteúdos, participar de eventos de qualificação, visitar bibliotecas, museus e locais de interesse, definir métodos de avaliação, dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas, organizar material de sala de aula, observar a participação dos alunos, pesquisar conhecimento prévio do aluno.