CBO 3331-15 - Instrutores e professores de cursos livres - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
planejar cursos, criar cursos livres, sugerir mudanças estruturais no curso, avaliar alunos, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, elaborar cursos para empresas e clientes, definir materiais didáticos.
Atividades
propor elaboração de módulos avançados, compilar informações coletadas da pesquisa, auxiliar coordenação dos cursos, preparar planos de aula, adequar cursos às mudanças do mercado, mediar relação ensino-aprendizagem, definir objetivos gerais dos cursos, elaborar atividades teóricas e práticas, detectar demanda de mercado, pesquisar segmento de mercado, expor mudanças de mercado, promover atividades práticas, elaborar relatórios, compatibilizar diferenças entre alunos, monitorar desempenho dos alunos, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, realizar pesquisas bibliográficas, informar aluno acerca de seu aproveitamento, analisar material didático existente, despertar outros interesses nos alunos, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, estimular criatividade, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, determinar carga horária do curso, determinar pré-requisitos do público alvo, tutoriar alunos a distância, acompanhar realização dos exercícios, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver módulos do curso, apresentar programa do curso, diagnosticar necessidades das empresas, aprimorar-se continuamente, identificar dificuldades dos alunos, adequar metodologia aos objetivos do curso, utilizar recursos audiovisuais, retratar realidade do mercado, definir conteúdo programático dos cursos, acompanhar elaboração de projetos, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, formatar projetos de cursos, visitar empresas e clientes, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, manusear materiais e equipamentos técnicos, aplicar procedimentos de avaliação contínua, elaborar materiais didáticos, estabelecer objetivos específicos dos cursos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, elucidar dúvidas dos alunos, controlar presença dos alunos, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, elaborar cronograma dos cursos, dominar conteúdo ministrado, atualizar material didático existente, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, acompanhar mudanças e tendências de mercado, demonstrar flexibilidade, sugerir valor de cursos, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, levantar necessidades do público alvo, consultar bibliografia, promover aulas vivenciais, desenvolver criatividade, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes.