CBO 3331-15 - Professores de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja e ministra aulas em cursos livres, cumprindo programa que elaborou ou aquele estabelecido por instituição de ensino Acompanha e avalia o desempenho de cada aluno.
Pode elaborar o programa do curso, levantando necessidades do público-alvo e a demanda do mercado de trabalho Organiza os ambientes de ensino Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professores de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professores de cursos livres
O Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja aulas com base no programa do curso, levando em consideração o perfil da clientela e as estratégias de ensino adotadas Ministra aulas, propondo atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
Para facilitar o aprendizado, pode utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar o programa do curso, pesquisando bibliografia, analisando informações sobre o tema do curso – inclusive referentes ao mercado de trabalho -, levantando o perfil do público-alvo e, no caso de cursos realizados para empresas ou outro cliente, a demanda a ser atendida.
Define objetivos, carga horária, conteúdos programáticos, instalações, recursos didáticos, estratégias de ensino e critérios para acompanhamento do desempenho do aluno Pode sugerir mudanças à coordenação das instituições de ensino em que atua, para adequar o curso às mudanças do mercado de trabalho e/ou para aumentar o aprendizado dos alunos.
Prepara e organiza os ambientes de ensino.
Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos, considerando o público alvo e os objetivos do curso Pode usar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, jogos e outros recursos de ensino.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-15 deve sugerir mudanças estruturais no curso, avaliar alunos, planejar cursos, elaborar cursos para empresas e clientes, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, criar cursos livres, definir materiais didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-15
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Professores de cursos livres CBO 3331-15
Um Professores de cursos livres (ou sinônimo) deve participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, definir conteúdo programático dos cursos, adequar cursos às mudanças do mercado, tutoriar alunos a distância, monitorar desempenho dos alunos, determinar pré-requisitos do público alvo, auxiliar coordenação dos cursos, compatibilizar diferenças entre alunos, pesquisar segmento de mercado, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, determinar carga horária do curso, diagnosticar necessidades das empresas, preparar planos de aula, acompanhar mudanças e tendências de mercado, realizar pesquisas bibliográficas, detectar demanda de mercado, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, expor mudanças de mercado, adequar metodologia aos objetivos do curso, aprimorar-se continuamente, elucidar dúvidas dos alunos, analisar material didático existente, apresentar programa do curso, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, informar aluno acerca de seu aproveitamento, atualizar material didático existente, retratar realidade do mercado, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, levantar necessidades do público alvo, estimular criatividade, propor elaboração de módulos avançados, desenvolver módulos do curso, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, utilizar recursos audiovisuais, sugerir valor de cursos, elaborar relatórios, mediar relação ensino-aprendizagem, elaborar atividades teóricas e práticas, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, visitar empresas e clientes, dominar conteúdo ministrado, demonstrar flexibilidade, promover aulas vivenciais, promover atividades práticas, definir objetivos gerais dos cursos, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, formatar projetos de cursos, despertar outros interesses nos alunos, manusear materiais e equipamentos técnicos, acompanhar elaboração de projetos, identificar dificuldades dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar cronograma dos cursos, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, acompanhar realização dos exercícios, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, compilar informações coletadas da pesquisa, elaborar materiais didáticos, estabelecer objetivos específicos dos cursos, consultar bibliografia, aplicar procedimentos de avaliação contínua, desenvolver criatividade, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, controlar presença dos alunos.