CBO 3322-05 - Professor prático no ensino profissionalizante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores práticos no ensino profissionalizante
O profissional no cargo de Professor prático no ensino profissionalizante CBO 3322-05 ministra aulas em programas de formação profissional – para qualificação, aperfeiçoamento e especialização de profissionais -, aplicando técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, estimulando, nos alunos, a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe, e realizando avaliação dos alunos Planeja processo de ensino e aprendizagem e elabora planos de ensino, com base nos planos de curso definidos pela instituição de ensino.
Programa atividades, como visita a feiras e exposições de produtos Realiza registros e elabora documentações técnicas Atua considerando legislação educacional e trabalhista e cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3322-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores práticos no ensino profissionalizante que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3322-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores práticos no ensino profissionalizante.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor prático no ensino profissionalizante
O Professor prático no ensino profissionalizante CBO 3322-05 elabora o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, selecionando o conteúdo a ser desenvolvido, a partir da análise do programa ou plano de curso de formação profissional Define as estratégias de ensino, de tal modo a estabelecer as relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.
Define as estratégias e os critérios para avaliação e autoavaliação dos alunos.
Seleciona – e, se necessário, elabora - recursos didáticos-pedagógicos, tais como apostilas, livros, peças de demonstração, simuladores de processos, entre outros Prevê ações, estratégias e atividades para recuperação da aprendizagem.
Estabelece o cronograma de desenvolvimento das aulas Elabora planos de ensino.
Prepara o ambiente - oficina, laboratório, sala de aula ou outro local - para desenvolvimento das aulas.
Verifica a disponibilidade dos materiais e insumos necessários Em oficinas e locais similares, examina as condições operacionais de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, verifica a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, e confirma a existência de sinalização de segurança.
Ministra aulas, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, de acordo com o plano de ensino, para atingir os objetivos previstos.
Realiza demonstração de operações e de procedimentos técnicos da área ocupacional Propõe o desenvolvimento de exercícios e atividades de caráter teórico e prático Faz mediação da aprendizagem para a efetivação de desempenhos referentes a saber pensar, saber fazer e saber ser e agir.
Incentiva a participação dos alunos nas atividades Verifica o nível de entendimento do conteúdo pelos alunos e soluciona dúvidas Propõe desafios, estudo de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos.
Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe Aborda com alunos temas referentes a postura profissional e pessoal, valores e princípios, tais como ética, respeito à diversidade, responsabilidade, rigor técnico, entre outros.
Programa atividades extracurriculares, como visitas a feiras e exposições, palestras e campanhas educativas Avalia o desempenho dos alunos, aplicando as funções diagnóstica, formativa e somativa da avaliação Preenche instrumentos e cumpre a sistemática de registro dos resultados avaliativos.
Analisa os resultados obtidos tendo em vista replanejamento e redirecionamentos no processo de ensino e aprendizagem Identifica alunos com necessidade de recuperação da aprendizagem e propõe estratégias para períodos de estudo Realiza pesquisas de atualização, inovações e tendências da área tecnológica, referentes a produtos, processos, máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais.
Mantém-se atualizado em relação a metodologias, práticas didático-pedagógicas e conteúdo formativo do curso Pode propor adequações em leiautes de oficinas, laboratórios e salas de aula convencionais Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Pode prestar assessoria e consultoria técnicas Elabora e preenche documentações técnicas, tais como relatórios técnicos e de ocorrências, registros de frequência e aproveitamento de alunos, resultados de acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem, pareceres técnicos, solicitação de manutenção e de compra de materiais e insumos, entre outras Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela preservação, acondicionamento, guarda, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Pode realizar reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Controla desperdícios de materiais, separando sobras de materiais para reaproveitamento Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação, de acordo com normas ambientais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3322-05 deve demonstrar competências pessoais, organizar ambiente de trabalho, planejar atividades, educar alunos, avaliar os alunos, ministrar aulas, preparar aula, executar atividades administrativas, acolher o aluno.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores práticos no ensino profissionalizante atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor junto à comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3322-05
Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são os cargos listados do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático- pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.
Atividades exercidas por um Professor prático no ensino profissionalizante CBO 3322-05
Um Professor prático no ensino profissionalizante (ou sinônimo) deve montar e desmontar máquinas, selecionar material a ser utilizado - matéria prima, certificar os alunos, apresentar grupo e equipe de professores, fabricar peças e produtos, aconselhar os alunos, acompanhar o desempenho do aluno, ministrar aulas de reforço - ensino fundamental, avaliar os produtos fabricados pelos alunos, elaborar roteiro de aula, demonstrar capacidade de comunicação, ensinar cálculos técnicos, definir conteúdo programático do curso, esclarecer dúvidas, orientar sobre normas de segurança no trabalho, adequar conteúdo, demonstrar responsabilidade, encaminhar para outros cursos, apresentar oficina e equipamentos de trabalho, pesquisar novas tendências de mercado, estruturar conteúdo, visitar feiras e exposições, controlar o estoque de materiais, corrigir provas, demonstrar criatividade, providenciar material a ser utilizado, demonstrar atenção difusa, armazenar material, elaborar material didático - fichas técnicas, apostilas, fichas de produto etc., comprar material, apresentar materiais e ferramentas, promover a integração do grupo de alunos a instituição, desenhar o leiaute da sala e/ou oficina de aula, redigir textos, solicitar material para setor administrativo, apresentar instituição de ensino, avaliar o curso, ensinar técnicas de orçamento - custo, projeto de orçamento, preparar equipamentos, ferramentas e materiais, pesquisar produtos e bibliografia, catalogar produtos, estimar recursos para o curso - financeiros, humanos e materiais, demonstrar autocontrole, desenvolver dinâmicas de grupo, arrumar a sala e oficina de aula, demonstrar agilidade física e mental, registrar presença e notas dos alunos, executar pequenos reparos, orientar sobre educação sexual, debater conteúdos, temas, assuntos específicos, definir método de avaliação, orientar sobre postura profissional, orientar para utilização de epi, prestar assessoria técnica, estudar formas e formatos dos produtos - design, demonstrar auto-confiança, demonstrar entusiasmo, demonstrar práticas profissionais, definir metodologia, programar atividades curriculares e extra curriculares, demonstrar atenção concentrada, limpar sala de aula e oficina, diagnosticar nível do aluno - pré-avaliação, manter máquinas, equipamentos e ferramentas, preencher formulários, limpar equipamentos, participar de reuniões - com administração, alunos, pais, coordenação, comunidade, demonstrar dinamismo, demonstrar versatilidade, demonstrar firmeza, demonstrar sensibilidade, orçar custo de materiais e outras despesas, organizar eventos - feiras, exposições, bazares, encaminhar documentos para a secretaria, estabelecer normas de conduta, orientar sobre prevenção às drogas, orientar sobre cidadania, ética e meio ambiente, providenciar recursos didáticos - audiovisuais, textos, materiais etc., cumprir horários, ensinar noções de higiene e segurança do trabalho, acompanhar ex-alunos, procurar oportunidades de colocação do aluno - estágio e emprego, apresentar o curso, orientar para elaboração de currículo do aluno, estudar técnicas de produção, elaborar exercícios de avaliação, inventariar ferramentas, convidar palestrantes, fotografar atividades e produtos, supervisionar a fabricação de peças pelos alunos, definir objetivos, desenvolver atividades individuais e de grupo para alunos, apresentar o regulamento da entidade, demonstrar técnicas, estudar conteúdos, avaliar o desempenho do aluno - teórico, prático, comportamental, aplicar exercícios práticos para avaliação, definir matérias-primas, equipamentos e ferramentas, pintar sala e oficina de aula, elaborar instrumentos de avaliação - prática, teórica, oral, estudar coreografias, elaborar relatórios - aula, fotográfico, estabelecer plano de aula, trabalho, montar acervo técnico, demonstrar flexibilidade, revisar noções do ensino fundamental, estimar os insumos necessários para o curso, expor conteúdo teórico, técnico e prático.