CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve avaliar os alunos, preparar aula, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, diagnosticar a realidade dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ministrar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve convocar pais de alunos, manter disciplina, interpretar resultados de pré-testes de cognição, selecionar atividades lúdicas, servir como referencial de conduta, mediar conflitos, selecionar livros didáticos, preencher diário de classe, elogiar o progresso do aluno, preencher lista de chamada, confeccionar material, consultar relatório da turma do ano anterior, sistematizar material e informações, definir material didático, revisar conteúdos, elaborar instrumentos de avaliação, enviar comunicados, avaliar planejamento, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, elaborar projetos, definir atividades e eventos extra-classe, identificar a realidade familiar, integrar as famílias a comunidade escolar, participar da definição da proposta pedagógica, interagir com o grupo, dramatizar situações, mediar ensino-aprendizagem, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, participar de conselhos, pesquisar informações, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, discutir conceitos de conduta, distribuir material, expor oralmente, contornar situações adversas, mediar atividades de autocorreção, trabalhar em equipe, cobrar tarefas, discutir a proposta da escola, demonstrar dinamismo, demonstrar paciência, demonstrar criatividade, autocontrolar-se, contar estórias, entrevistar pais e alunos, vistar agenda dos alunos, demonstrar imparcialidade, elaborar plano de aula, debater idéias e temas, trocar idéias com professor do ano anterior, demonstrar versatilidade, realizar atividades lúdicas, observar os alunos, trabalhar em grupo, aplicar questionários, preencher boletins escolares, ensinar técnicas artísticas, demonstrar coerência, definir cronograma, visitar locais para estudos, demonstrar sociabilidade, preencher cadastros, proferir palestras, participar de reuniões, demonstrar auto-confiança, definir objetivos, avaliar comportamento, selecionar material, comprar material, selecionar livros paradidáticos, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, pesquisar material - editoras, internet, participar de reuniões com coordenação e diretoria, fornecer subsídios a diretoria, conferir material, passar lição de casa, aplicar técnicas de expressão corporal, atender pais de alunos, demonstrar discernimento, organizar-se, requisitar material, realizar leituras de apoio, fornecer informações sobre profissionais de apoio, responder comunicados, fixar metas, adotar medidas disciplinares, corrigir instrumentos de avaliação, definir estratégias, solicitar apoio da orientação ou coordenação, avaliar participação, participar da elaboração de normas de conduta, preencher tarjetas - conceitos, notas, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, esclarecer dúvidas, definir métodos de avaliação, preencher relatório de avaliação, selecionar conteúdos, aplicar instrumentos de avaliação, reciclar material.