CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve diagnosticar a realidade dos alunos, ministrar aula, comunicar-se, preparar aula, demonstrar competências pessoais, planejar o ano letivo, avaliar os alunos, conscientizar a comunidade escolar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve participar da elaboração de normas de conduta, definir atividades e eventos extra-classe, definir objetivos, cobrar tarefas, atender pais de alunos, elaborar instrumentos de avaliação, conferir material, debater idéias e temas, avaliar participação, esclarecer dúvidas, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, expor oralmente, discutir a proposta da escola, definir cronograma, passar lição de casa, elaborar projetos, demonstrar paciência, demonstrar imparcialidade, reciclar material, solicitar apoio da orientação ou coordenação, realizar atividades lúdicas, participar de reuniões, requisitar material, responder comunicados, consultar relatório da turma do ano anterior, definir estratégias, organizar-se, aplicar técnicas de expressão corporal, corrigir instrumentos de avaliação, aplicar questionários, demonstrar auto-confiança, autocontrolar-se, confeccionar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, selecionar livros didáticos, preencher cadastros, participar de reuniões com coordenação e diretoria, integrar as famílias a comunidade escolar, fornecer informações sobre profissionais de apoio, selecionar material, selecionar atividades lúdicas, interagir com o grupo, fixar metas, preencher lista de chamada, avaliar comportamento, demonstrar criatividade, mediar ensino-aprendizagem, enviar comunicados, selecionar livros paradidáticos, selecionar conteúdos, mediar conflitos, contar estórias, avaliar planejamento, dramatizar situações, preencher boletins escolares, manter disciplina, elogiar o progresso do aluno, discutir conceitos de conduta, trocar idéias com professor do ano anterior, preencher relatório de avaliação, convocar pais de alunos, identificar a realidade familiar, participar de conselhos, definir métodos de avaliação, mediar atividades de autocorreção, aplicar instrumentos de avaliação, definir material didático, elaborar plano de aula, vistar agenda dos alunos, contornar situações adversas, fornecer subsídios a diretoria, observar os alunos, trabalhar em grupo, sistematizar material e informações, demonstrar sociabilidade, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, preencher diário de classe, preencher tarjetas - conceitos, notas, realizar leituras de apoio, proferir palestras, comprar material, demonstrar dinamismo, demonstrar discernimento, revisar conteúdos, ensinar técnicas artísticas, entrevistar pais e alunos, servir como referencial de conduta, distribuir material, adotar medidas disciplinares, trabalhar em equipe, pesquisar material - editoras, internet, pesquisar informações, interpretar resultados de pré-testes de cognição, demonstrar coerência, participar da definição da proposta pedagógica, visitar locais para estudos, demonstrar versatilidade.