CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível médio no ensino fundamental

O Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente. Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3312-05

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos.

Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.

Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.

Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social. Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.

Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos.

Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.

Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.

Prepara e organiza ambientes de ensino. Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos. Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.

Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ÁLGEBRA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRIAÇÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO ARTÍSTICO 3 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOLCLORE 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 3 4 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS ANÁLISE DE MATERIAIS 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COMPOSIÇÃO VISUAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÃO PLÁSTICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS: PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E EXPRESSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 3 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CUIDADOS COM A CRIANÇA 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO ESCOLAR AO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CONTROLE DE MATERIAIS 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PLANEJAMENTO ESCOLAR 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTRO DE NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, DIÁRIOS DE CLASSE, CONTROLE DE FREQUÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BIBLIOTECA ESCOLAR 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BRINQUEDOTECA E LUDOTECA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ALFABETIZAÇÃO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM CURRÍCULO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO MOTOR 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUMERAMENTO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Conscientizar a comunidade escolar;
  • Comunicar-se;
  • Ministrar aula;
  • Avaliar os alunos;
  • Preparar aula;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Diagnosticar a realidade dos alunos;
  • Planejar o ano letivo;
  • Preencher tarjetas - conceitos, notas;
  • Consultar relatório da turma do ano anterior;
  • Revisar conteúdos;
  • Expor oralmente;
  • Demonstrar versatilidade;
  • Participar de conselhos;
  • Selecionar atividades lúdicas;
  • Demonstrar paciência;
  • Trocar idéias com professor do ano anterior;
  • Visitar locais para estudos;
  • Contornar situações adversas;
  • Participar de reuniões com coordenação e diretoria;
  • Mediar ensino-aprendizagem;
  • Fornecer informações sobre profissionais de apoio;
  • Preencher diário de classe;
  • Preencher cadastros;
  • Discutir a proposta da escola;
  • Observar os alunos;
  • Definir métodos de avaliação;
  • Requisitar material;
  • Participar da elaboração de normas de conduta;
  • Interagir com o grupo;
  • Participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
  • Demonstrar sociabilidade;
  • Entrevistar pais e alunos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
  • Passar lição de casa;
  • Preencher lista de chamada;
  • Definir atividades e eventos extra-classe;
  • Solicitar apoio da orientação ou coordenação;
  • Manter disciplina;
  • Realizar leituras de apoio;
  • Demonstrar imparcialidade;
  • Trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
  • Selecionar livros didáticos;
  • Convocar pais de alunos;
  • Enviar comunicados;
  • Proferir palestras;
  • Fornecer subsídios a diretoria;
  • Debater idéias e temas;
  • Adotar medidas disciplinares;
  • Identificar a realidade familiar;
  • Aplicar instrumentos de avaliação;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Demonstrar dinamismo;
  • Elogiar o progresso do aluno;
  • Interpretar resultados de pré-testes de cognição;
  • Encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos;
  • Mediar atividades de autocorreção;
  • Cobrar tarefas;
  • Fixar metas;
  • Demonstrar discernimento;
  • Acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
  • Discutir conceitos de conduta;
  • Elaborar projetos;
  • Pesquisar informações;
  • Demonstrar auto-confiança;
  • Selecionar livros paradidáticos;
  • Vistar agenda dos alunos;
  • Avaliar comportamento;
  • Autocontrolar-se;
  • Pesquisar material - editoras, internet;
  • Distribuir material;
  • Organizar-se;
  • Definir material didático;
  • Definir cronograma;
  • Definir objetivos;
  • Selecionar conteúdos;
  • Demonstrar coerência;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Avaliar participação;
  • Realizar atividades lúdicas;
  • Definir estratégias;
  • Servir como referencial de conduta;
  • Atender pais de alunos;
  • Contar estórias;
  • Elaborar plano de aula;
  • Reciclar material;
  • Selecionar material;
  • Responder comunicados;
  • Trabalhar em grupo;
  • Conferir material;
  • Preencher boletins escolares;
  • Mediar conflitos;
  • Participar de reuniões;
  • Avaliar planejamento;
  • Integrar as famílias a comunidade escolar;
  • Ensinar técnicas artísticas;
  • Confeccionar material;
  • Sistematizar material e informações;
  • Demonstrar criatividade;
  • Participar da definição da proposta pedagógica;
  • Comprar material;
  • Aplicar questionários;
  • Corrigir instrumentos de avaliação;
  • Aplicar técnicas de expressão corporal;
  • Dramatizar situações;
  • Preencher relatório de avaliação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05

CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino fundamental, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio no ensino fundamental

Nenhum CBO relacionado encontrado.