CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental

O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Professores de nível médio no ensino fundamental.
      • Professores leigos e de nível médio.

O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental

O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.

Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.

Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.

Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.

Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.

Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.

Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.

Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .

Funções do cargo

O funcionário CBO 3312-05 deve diagnosticar a realidade dos alunos, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, preparar aula, ministrar aula, planejar o ano letivo, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05

Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, participar de conselhos, trocar idéias com professor do ano anterior, preencher boletins escolares, avaliar participação, participar de reuniões com coordenação e diretoria, demonstrar paciência, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, elaborar instrumentos de avaliação, definir material didático, atender pais de alunos, fornecer subsídios a diretoria, aplicar instrumentos de avaliação, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, conferir material, discutir conceitos de conduta, demonstrar discernimento, interpretar resultados de pré-testes de cognição, requisitar material, participar da elaboração de normas de conduta, entrevistar pais e alunos, preencher tarjetas - conceitos, notas, definir atividades e eventos extra-classe, demonstrar criatividade, pesquisar material - editoras, internet, aplicar questionários, participar de reuniões, fixar metas, distribuir material, enviar comunicados, comprar material, passar lição de casa, servir como referencial de conduta, revisar conteúdos, interagir com o grupo, contornar situações adversas, selecionar livros didáticos, trabalhar em grupo, preencher diário de classe, demonstrar coerência, discutir a proposta da escola, definir cronograma, contar estórias, selecionar conteúdos, adotar medidas disciplinares, selecionar atividades lúdicas, visitar locais para estudos, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, debater idéias e temas, esclarecer dúvidas, demonstrar sociabilidade, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, demonstrar dinamismo, participar da definição da proposta pedagógica, preencher relatório de avaliação, pesquisar informações, dramatizar situações, mediar conflitos, elogiar o progresso do aluno, cobrar tarefas, selecionar livros paradidáticos, mediar atividades de autocorreção, organizar-se, preencher lista de chamada, consultar relatório da turma do ano anterior, identificar a realidade familiar, solicitar apoio da orientação ou coordenação, mediar ensino-aprendizagem, avaliar planejamento, confeccionar material, convocar pais de alunos, ensinar técnicas artísticas, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, fornecer informações sobre profissionais de apoio, demonstrar auto-confiança, manter disciplina, observar os alunos, realizar leituras de apoio, aplicar técnicas de expressão corporal, selecionar material, elaborar plano de aula, vistar agenda dos alunos, reciclar material, corrigir instrumentos de avaliação, elaborar projetos, definir objetivos, integrar as famílias a comunidade escolar, preencher cadastros, autocontrolar-se, definir estratégias, demonstrar versatilidade, avaliar comportamento, proferir palestras, realizar atividades lúdicas, definir métodos de avaliação, expor oralmente, demonstrar imparcialidade, responder comunicados, sistematizar material e informações.

Cargos e salários CBO 3312-05 - Professores de nível médio no ensino fundamental

Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Brasil

  • 37.044
  • Brasil
  • 3.003 - 6.579
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.579 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 37.044 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais: Brasil

  • 37.044
  • Brasil
  • 3.003 - 6.579
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais CBO 3312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.579 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 37.044 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries

Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries: Brasil

  • 37.044
  • Brasil
  • 3.003 - 6.579
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries CBO 3312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.579 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 37.044 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries

Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries: Brasil

  • 37.044
  • Brasil
  • 3.003 - 6.579
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries CBO 3312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.579 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 37.044 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor I - Ensino Fundamental

Professor I - Ensino Fundamental: Brasil

  • 37.044
  • Brasil
  • 3.003 - 6.579
  • 30h
O profissional no cargo de Professor I - Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.003 e 6.579 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 37.044 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Salvador

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Salvador, BA

  • 230
  • Salvador, BA
  • 2.955 - 6.921
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.955 e 6.921 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 230 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Santos

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Santos, SP

  • 60
  • Santos, SP
  • 2.476 - 4.625
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 2.476 e 4.625 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Poços de Caldas

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Poços de Caldas, MG

  • 522
  • Poços de Caldas, MG
  • 2.436 - 3.156
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Poços de Caldas - MG, ganha entre 2.436 e 3.156 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: São Paulo

  • 10.424
  • São Paulo
  • 3.539 - 6.690
  • 32h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.539 e 6.690 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 10.424 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Belo Horizonte

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

  • 544
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.819 - 5.620
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.819 e 5.620 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 544 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Rio de Janeiro

  • 4.627
  • Rio de Janeiro
  • 2.272 - 4.609
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.272 e 4.609 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 4.627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Paraná

  • 2.580
  • Paraná
  • 2.528 - 4.820
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.528 e 4.820 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.580 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Minas Gerais

  • 2.531
  • Minas Gerais
  • 2.590 - 4.709
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.590 e 4.709 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 2.531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Niterói

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Niterói, RJ

  • 186
  • Niterói, RJ
  • 2.727 - 5.240
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 2.727 e 5.240 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Ceará

  • 405
  • Ceará
  • 2.135 - 4.067
  • 39h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.135 e 4.067 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Teresina

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Teresina, PI

  • 90
  • Teresina, PI
  • 2.751 - 6.414
  • 40h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.751 e 6.414 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Santa Catarina

  • 4.821
  • Santa Catarina
  • 3.678 - 6.595
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.678 e 6.595 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.821 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.
Salário Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Cabo Frio

Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental: Cabo Frio, RJ

  • 87
  • Cabo Frio, RJ
  • 2.791 - 5.500
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental CBO 3312-05 trabalhando em Cabo Frio - RJ, ganha entre 2.791 e 5.500 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3312-05.