CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental
Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente. Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3312-05
Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social. Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos.
Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino. Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos. Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ÁLGEBRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES | 4 | 4 | 3 |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 3 | 4 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | ANÁLISE DE MATERIAIS | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS: PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E EXPRESSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 3 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ALIMENTAÇÃO ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CUIDADOS COM A CRIANÇA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO ESCOLAR AO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | CONTROLE DE MATERIAIS | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | PLANEJAMENTO ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTRO DE NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, DIÁRIOS DE CLASSE, CONTROLE DE FREQUÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BIBLIOTECA ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BRINQUEDOTECA E LUDOTECA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ALFABETIZAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO MOTOR | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | NUMERAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PROATIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RESILIÊNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - AUTOCONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - DICÇÃO | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Conscientizar a comunidade escolar;
- Comunicar-se;
- Ministrar aula;
- Avaliar os alunos;
- Preparar aula;
- Demonstrar competências pessoais;
- Diagnosticar a realidade dos alunos;
- Planejar o ano letivo;
- Preencher tarjetas - conceitos, notas;
- Consultar relatório da turma do ano anterior;
- Revisar conteúdos;
- Expor oralmente;
- Demonstrar versatilidade;
- Participar de conselhos;
- Selecionar atividades lúdicas;
- Demonstrar paciência;
- Trocar idéias com professor do ano anterior;
- Visitar locais para estudos;
- Contornar situações adversas;
- Participar de reuniões com coordenação e diretoria;
- Mediar ensino-aprendizagem;
- Fornecer informações sobre profissionais de apoio;
- Preencher diário de classe;
- Preencher cadastros;
- Discutir a proposta da escola;
- Observar os alunos;
- Definir métodos de avaliação;
- Requisitar material;
- Participar da elaboração de normas de conduta;
- Interagir com o grupo;
- Participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
- Demonstrar sociabilidade;
- Entrevistar pais e alunos;
- Trabalhar em equipe;
- Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
- Passar lição de casa;
- Preencher lista de chamada;
- Definir atividades e eventos extra-classe;
- Solicitar apoio da orientação ou coordenação;
- Manter disciplina;
- Realizar leituras de apoio;
- Demonstrar imparcialidade;
- Trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
- Selecionar livros didáticos;
- Convocar pais de alunos;
- Enviar comunicados;
- Proferir palestras;
- Fornecer subsídios a diretoria;
- Debater idéias e temas;
- Adotar medidas disciplinares;
- Identificar a realidade familiar;
- Aplicar instrumentos de avaliação;
- Elaborar instrumentos de avaliação;
- Demonstrar dinamismo;
- Elogiar o progresso do aluno;
- Interpretar resultados de pré-testes de cognição;
- Encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos;
- Mediar atividades de autocorreção;
- Cobrar tarefas;
- Fixar metas;
- Demonstrar discernimento;
- Acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
- Discutir conceitos de conduta;
- Elaborar projetos;
- Pesquisar informações;
- Demonstrar auto-confiança;
- Selecionar livros paradidáticos;
- Vistar agenda dos alunos;
- Avaliar comportamento;
- Autocontrolar-se;
- Pesquisar material - editoras, internet;
- Distribuir material;
- Organizar-se;
- Definir material didático;
- Definir cronograma;
- Definir objetivos;
- Selecionar conteúdos;
- Demonstrar coerência;
- Esclarecer dúvidas;
- Avaliar participação;
- Realizar atividades lúdicas;
- Definir estratégias;
- Servir como referencial de conduta;
- Atender pais de alunos;
- Contar estórias;
- Elaborar plano de aula;
- Reciclar material;
- Selecionar material;
- Responder comunicados;
- Trabalhar em grupo;
- Conferir material;
- Preencher boletins escolares;
- Mediar conflitos;
- Participar de reuniões;
- Avaliar planejamento;
- Integrar as famílias a comunidade escolar;
- Ensinar técnicas artísticas;
- Confeccionar material;
- Sistematizar material e informações;
- Demonstrar criatividade;
- Participar da definição da proposta pedagógica;
- Comprar material;
- Aplicar questionários;
- Corrigir instrumentos de avaliação;
- Aplicar técnicas de expressão corporal;
- Dramatizar situações;
- Preencher relatório de avaliação;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental
- Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries
- Professor I - Ensino Fundamental
- Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino fundamental, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
-
-
-
-
- Professores de nível médio no ensino fundamental
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.