CBO 3312-05 - Professores de nível médio no ensino fundamental - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
ministrar aula, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, comunicar-se, conscientizar a comunidade escolar, planejar o ano letivo, preparar aula, avaliar os alunos.
Atividades
selecionar livros didáticos, demonstrar criatividade, avaliar comportamento, elogiar o progresso do aluno, trabalhar em equipe, confeccionar material, observar os alunos, trocar idéias com professor do ano anterior, definir material didático, avaliar participação, definir objetivos, atender pais de alunos, aplicar instrumentos de avaliação, reciclar material, discutir a proposta da escola, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, demonstrar sociabilidade, cobrar tarefas, avaliar planejamento, dramatizar situações, participar da definição da proposta pedagógica, visitar locais para estudos, participar de conselhos, preencher tarjetas - conceitos, notas, fornecer subsídios a diretoria, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, vistar agenda dos alunos, revisar conteúdos, servir como referencial de conduta, identificar a realidade familiar, mediar ensino-aprendizagem, demonstrar dinamismo, participar de reuniões com coordenação e diretoria, debater idéias e temas, interpretar resultados de pré-testes de cognição, autocontrolar-se, demonstrar paciência, elaborar instrumentos de avaliação, realizar leituras de apoio, discutir conceitos de conduta, elaborar plano de aula, preencher cadastros, preencher relatório de avaliação, demonstrar discernimento, interagir com o grupo, realizar atividades lúdicas, entrevistar pais e alunos, definir atividades e eventos extra-classe, pesquisar material - editoras, internet, aplicar técnicas de expressão corporal, esclarecer dúvidas, selecionar atividades lúdicas, selecionar conteúdos, selecionar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, fixar metas, demonstrar imparcialidade, expor oralmente, contar estórias, consultar relatório da turma do ano anterior, distribuir material, enviar comunicados, demonstrar coerência, ensinar técnicas artísticas, convocar pais de alunos, solicitar apoio da orientação ou coordenação, pesquisar informações, elaborar projetos, conferir material, mediar conflitos, demonstrar auto-confiança, aplicar questionários, integrar as famílias a comunidade escolar, participar de reuniões, definir estratégias, manter disciplina, mediar atividades de autocorreção, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, preencher diário de classe, passar lição de casa, participar da elaboração de normas de conduta, fornecer informações sobre profissionais de apoio, requisitar material, responder comunicados, proferir palestras, preencher boletins escolares, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, trabalhar em grupo, selecionar livros paradidáticos, demonstrar versatilidade, definir métodos de avaliação, comprar material, contornar situações adversas, corrigir instrumentos de avaliação, preencher lista de chamada, adotar medidas disciplinares, definir cronograma, organizar-se, sistematizar material e informações.