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CBO 2616-15 - Editor de mídia eletrônica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos editores

O profissional no cargo de Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 Produz e aprimora conteúdo digital e material bruto, como vídeos, áudios e imagens Aplica técnicas de corte, montagem, mixagem, correção de cor, adição de efeitos visuais e sonoros, e de ajustes precisos na criação de narrativas coerentes.

Aplica princípios estéticos e de composição visual, tendo em vista o impacto do conteúdo digital conforme o projeto eletrônico ou digital Organiza e gerencia arquivos com grande quantidade de ativos de mídia, de acordo com sistemas de codificação e decodificação (Codecs) e especificações relacionadas à mídia digital Utiliza múltiplas linguagens digitais para refinar o conteúdo.

Supervisiona, coordena e orienta equipe sobre os objetivos do projeto Cumpre legislação específica de direitos autorais, de classificação etária da mídia, de normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

CBO 2616-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de editores que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Editor de mídia eletrônica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Editores CBO 2616-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2616-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Editores.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Editor de mídia eletrônica

O Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15 edita áudio, vídeo e imagens, utilizando ferramentas avançadas e específicas, tais como computadores de alto desempenho, monitores de alta definição, mesas digitalizadoras, câmeras de vídeo, microfones de captação refinada, discos rígidos externos, fones de ouvido, superfícies de edição, entre outros, aplicando cortes precisos, ajustes de cor, transições suaves e efeitos visuais de forma a aprimorar a qualidade e o impacto do conteúdo de mídias eletrônicas e digitais Aplica princípios estéticos na composição de narrativas audiovisuais para mídias eletrônicas e digitais, atuando em empresas de produção audiovisual, de mídia e entretenimento, de comunicação e jornalismo, de aprendizado e treinamento por mídia eletrônica (e-learning), agências de publicidade e marketing e em estúdios de design e animação.

Editora e edita conteúdo eletrônico e digital, tais como filmes, vídeos, comerciais, animações, vídeos corporativos, comerciais de tv, documentários, séries de televisão, vídeos promocionais, anúncios, conteúdo para mídias sociais, programas de tv, filmes, videoclipes e conteúdo para plataformas digitais, conteúdo multimídia para reportagens, notícias online, vídeos educacionais, tutoriais e conteúdo interativo.

Aplica técnicas e princípios de composição visual, como enquadramento, iluminação, cores e composição de cena, estruturando o conteúdo de forma a criar uma experiência coerente para o público-alvo do projeto Utiliza diferentes tipos de mídia e de linguagens, tendo em vista a compatibilidade e qualidade corretas ao exportar, importar e compartilhar conteúdo digital e suas especificações técnicas de formatação, codificação, decodificação, resolução e taxas de quadros.

Organiza e gerencia arquivos e grandes quantidades de ativos de mídia, nomeando, classificando e armazenando os arquivos de forma coerente, para facilitar o acesso e localização posterior e garantindo fluxo de trabalho fluido Realiza mixagem de áudio e edição de som, ajustando volumes, removendo ruídos indesejados, adicionando trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados, garantindo a qualidade geral do áudio no conteúdo.

Resolve problemas e enfrenta desafios de forma inovadora durante o processo de edição, tais como soluções para problemas técnicos, melhoria da estética do conteúdo e na aplicação de princípios estéticos para composição de formas originais de contar histórias por meio da edição.

Pesquisa e estuda tendências, atualizando-se sobre acontecimentos relevantes em sua área de atuação, estudando demandas e preferências do público-alvo, adaptando o conteúdo de acordo com o projeto audiovisual e identificando e respondendo rapidamente a eventos atuais na produção de conteúdo relevante e oportuno Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a eficiência da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos.

Auxilia a equipe a cumprir prazos e vencer gargalos do processo.

Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística Cumpre legislação específica, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2616-15 deve selecionar textos e imagens para publicação, coordenar o processo de edição, definir planejamento editorial e pauta, pesquisar projetos editoriais, demonstrar competências pessoais, divulgar a obra, gerir editoria, editar livros, jornais e resvistas impressos e eletrônicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2616-15

O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.

Atividades exercidas por um Editor de mídia eletrônica CBO 2616-15

Um Editor de mídia eletrônica (ou sinônimo) deve participar da hierarquização das reportagens e artigos, administrar orçamentos, responsabilizar-se pela publicação, criar títulos para reportagens, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, aprovar originais, selecionar equipe editorial, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, garantir veracidade da informação, aprovar tradução, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, promover treinamento para equipe editorial, sugerir temas para reportagens, encomendar pesquisas de mercado, negociar contratos de edição e prestação de serviços, elaborar projetos editoriais, sugerir pauta de imagens, acompanhar desempenho de vendas, acompanhar projeto gráfico, aprovar reportagens, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, acompanhar preparação do texto, encomendar originais, detectar lacunas no mercado editorial, selecionar originais, artigos e reportagens, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, analisar sugestões de pauta e release, participar do plano de divulgação e vendas, supervisionar cumprimento de contratos, pesquisar temas para projetos editoriais, realizar análise de retorno financeiro, sugerir originais para publicação, aprovar imagens selecionadas, realizar palestras, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, informar departamento comercial sobre publicações, definir projeto gráfico, detectar tendências editoriais, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, estabelecer o texto final, acompanhar revisão do texto, encomendar textos aos autores e articulistas, acompanhar a produção dos concorrentes, procurar autores e articulistas, demonstrar habilidade de leitura, dominar tecnologias de edição e produção, selecionar textos e imagens por tipo de público, demonstrar capacidade de liderança, definir diagramação, solicitar pareceres técnicos, participar na definição da política editorial, demonstrar domínio da língua portuguesa, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, orientar colaboradores, demonstrar capacidade de organização de atividades, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, demonstrar habilidade de avaliação, captar informações em outras mídias, encomendar reportagens, examinar propostas de projetos e textos, dominar estética da imagem, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, encomendar projetos editoriais temáticos, participar da diagramação, participar de seminários, demonstrar capacidade de delegar atividades, contratar tradução, adequar títulos para publicação, elaborar releases, considerar público alvo, participar de eventos - feiras, congressos, pautar repórteres, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, apurar informação recebida.

Cargos e salários CBO 2616-15 - Editores

Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: Brasil

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.173 e 7.180 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 795 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica São Paulo

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.137 e 9.460 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.
Salário Editor de Mídia Eletrônica

Editor de Mídia Eletrônica: São Paulo

O profissional no cargo de Editor de Mídia Eletrônica CBO 2616-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.529 e 7.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2616-15.