CBO 2611-10 - Assessor de imprensa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo

O profissional no cargo de Assessor de imprensa CBO 2611-10 Produz, redige e dissemina informações e notícias de interesse público, em diversas mídias espontâneas Participa de definição de política e plano de comunicação, bem como de linha editorial.

Organiza e redige comunicados de imprensa, pautas, artigos, e-alertas, boletins, clipes da imprensa diária, “releases” e postagens de mídia social, articulando-se com órgãos ou departamentos de uma empresa, de uma corporação ou de uma instituição governamental Elabora apresentações audiovisuais e discursos, organiza dados para divulgação Qualifica a informação, considerando princípios de linguagem jornalística.

Sugere pautas e atende às solicitações de jornalistas Pode liderar uma equipe de assessoria de imprensa, seguindo princípios de ética de qualidade e de cuidados com o meio ambiente Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação e informação.

CBO 2611-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assessor de imprensa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do jornalismo.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Assessor de imprensa

O Assessor de imprensa CBO 2611-10 planeja a realização de atividades de comunicação, projetando e elaborando materiais de comunicação visual ou audiovisual, verifica a confiabilidade das informações, presta apoio técnico aos serviços internos, concernentes à comunicação e desenvolve uma rede de parceiros Seleciona e analisa dados coletados, confronta dados, fatos e versões, apura informações.

Transmite informações e notícias de interesse público, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada.

Processa a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas Estabelece a relação institucional entre os clientes com as mídias, definindo estratégias de comunicação e produzindo pautas de interesse e impacto midiático e social, zelando pelos princípios de noticiabilidade, tendo em vista a qualidade da disseminação e compartilhamento dos conteúdos.

Avalia os resultados da aplicação de estratégias de comunicação de determinada marca, por meio da elaboração de “clippings”, tendo em vista o monitoramento, a organização e a análise das menções ou citações divulgadas na mídia Planeja e organiza o processo de informação, realizando reuniões, definindo, elaborando e distribuindo a pauta, estruturando reportagens, preparando textos de apoio e mantendo os arquivos de mídia atualizados.

Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação.

Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.

Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação.

Redige e formata a matéria jornalística, abastece banco de dados, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.

Pode atuar na gestão de conteúdo, organização e realização de entrevistas, organização de contatos via e-mail (“mailing”) e divulgação de acontecimentos, eventos, lançamentos e outros assuntos do cliente (“press release”) Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.

Organiza eventos, coletivas de imprensa, apoia a animação de atividades artísticas e culturais, acompanha visita guiada Pode selecionar fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços, negociar contratos e controlar o desempenho dos serviços.

Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2611-10 deve demonstrar competências pessoais, atualizar as informações, comunicar-se, qualificar a informação, iniciar o processo de informação, informar ao público, coletar informação, registrar informação.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-10

O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.

Atividades exercidas por um Assessor de imprensa CBO 2611-10

Um Assessor de imprensa (ou sinônimo) deve respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, desenvolver capacidade de organização, ver televisão, orientar a produção, comunicar-se em outro idioma, organizar matérias jornalísticas, comunicar-se através de meios eletrônicos, divulgar notícias com objetividade, revisar os registros da informação, ouvir rádio, pesquisar informações, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, avaliar o resultado do trabalho, zelar pela precisão e veracidade da informação, manter postura ética, elaborar notícias para divulgação, utilizar os sistemas de comunicação interna, ampliar a capacitação profissional, assegurar o direito de resposta, manter-se bem informado, entrevistar fontes de informações, apurar informação, selecionar dados, possuir sensibilidade social, acessar banco de dados, imagens e sons, interagir verbalmente com seu meio, dominar a língua portuguesa, possuir espírito de equipe, elaborar pauta, honrar o compromisso ético com o interesse público, participar de eventos profissionais, adequar a linguagem ao veículo, exercer o senso crítico, questionar informações, desenvolver capacidade de improvisação, ler publicação especializada, definir fontes de informação, analisar periodicamente o desempenho profissional, editar informação, fazer reunião da pauta, ler revista, executar pauta, cultivar a capacidade de observação, distribuir pauta, ler jornal, interagir com a categoria profissional, formatar a matéria jornalística, abastecer banco de dados, imagens e sons, ler livros, manter imparcialidade ao informar, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, redigir textos jornalísticos, contextualizar fatos, priorizar a atualidade da notícia, processar a informação, buscar fontes de informação, trocar informações, conhecer informática, exercitar a criatividade, seguir o código de ética dos jornalistas, cultivar a curiosidade, hierarquizar a informação, interpretar a informação, confrontar dados, fatos e versões, informar com responsabilidade, admitir opiniões divergentes, navegar na internet.

Cargos e salários CBO 2611-10 - Profissionais do jornalismo

Salário Assessor de Imprensa

Assessor de Imprensa: Brasil

  • 2.096
  • Brasil
  • 4.159 - 9.581
  • 40h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.159 e 9.581 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.096 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.
Salário Assessor de Imprensa Rio de Janeiro

Assessor de Imprensa: Rio de Janeiro, RJ

  • 154
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 4.999 - 10.662
  • 40h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.999 e 10.662 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.
Salário Assessor de Imprensa São Paulo

Assessor de Imprensa: São Paulo, SP

  • 292
  • São Paulo, SP
  • 4.867 - 10.549
  • 41h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.867 e 10.549 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.
Salário Assessor de Imprensa Brasília

Assessor de Imprensa: Brasília, DF

  • 122
  • Brasília, DF
  • 6.897 - 16.218
  • 39h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.897 e 16.218 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.
Salário Assessor de Imprensa

Assessor de Imprensa: São Paulo

  • 516
  • São Paulo
  • 4.287 - 9.192
  • 41h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.287 e 9.192 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 516 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.
Salário Assessor de Imprensa

Assessor de Imprensa: Mato Grosso

  • 71
  • Mato Grosso
  • 3.937 - 7.375
  • 37h
O profissional no cargo de Assessor de Imprensa CBO 2611-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.937 e 7.375 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-10.