CBO 2611-10 - Assessor de imprensa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Assessor de imprensa CBO 2611-10 Produz, redige e dissemina informações e notícias de interesse público, em diversas mídias espontâneas Participa de definição de política e plano de comunicação, bem como de linha editorial.
Organiza e redige comunicados de imprensa, pautas, artigos, e-alertas, boletins, clipes da imprensa diária, “releases” e postagens de mídia social, articulando-se com órgãos ou departamentos de uma empresa, de uma corporação ou de uma instituição governamental Elabora apresentações audiovisuais e discursos, organiza dados para divulgação Qualifica a informação, considerando princípios de linguagem jornalística.
Sugere pautas e atende às solicitações de jornalistas Pode liderar uma equipe de assessoria de imprensa, seguindo princípios de ética de qualidade e de cuidados com o meio ambiente Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação e informação.
CBO 2611-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assessor de imprensa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Assessor de imprensa
O Assessor de imprensa CBO 2611-10 planeja a realização de atividades de comunicação, projetando e elaborando materiais de comunicação visual ou audiovisual, verifica a confiabilidade das informações, presta apoio técnico aos serviços internos, concernentes à comunicação e desenvolve uma rede de parceiros Seleciona e analisa dados coletados, confronta dados, fatos e versões, apura informações.
Transmite informações e notícias de interesse público, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada.
Processa a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas Estabelece a relação institucional entre os clientes com as mídias, definindo estratégias de comunicação e produzindo pautas de interesse e impacto midiático e social, zelando pelos princípios de noticiabilidade, tendo em vista a qualidade da disseminação e compartilhamento dos conteúdos.
Avalia os resultados da aplicação de estratégias de comunicação de determinada marca, por meio da elaboração de “clippings”, tendo em vista o monitoramento, a organização e a análise das menções ou citações divulgadas na mídia Planeja e organiza o processo de informação, realizando reuniões, definindo, elaborando e distribuindo a pauta, estruturando reportagens, preparando textos de apoio e mantendo os arquivos de mídia atualizados.
Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação.
Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.
Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação.
Redige e formata a matéria jornalística, abastece banco de dados, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.
Pode atuar na gestão de conteúdo, organização e realização de entrevistas, organização de contatos via e-mail (“mailing”) e divulgação de acontecimentos, eventos, lançamentos e outros assuntos do cliente (“press release”) Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Organiza eventos, coletivas de imprensa, apoia a animação de atividades artísticas e culturais, acompanha visita guiada Pode selecionar fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços, negociar contratos e controlar o desempenho dos serviços.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-10 deve informar ao público, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, atualizar as informações, registrar informação, iniciar o processo de informação, coletar informação, qualificar a informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-10
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Assessor de imprensa CBO 2611-10
Um Assessor de imprensa (ou sinônimo) deve formatar a matéria jornalística, interpretar a informação, definir fontes de informação, exercer o senso crítico, comunicar-se através de meios eletrônicos, conhecer informática, interagir verbalmente com seu meio, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, ver televisão, hierarquizar a informação, redigir textos jornalísticos, interagir com a categoria profissional, cultivar a capacidade de observação, admitir opiniões divergentes, apurar informação, divulgar notícias com objetividade, editar informação, participar de eventos profissionais, dominar a língua portuguesa, ler revista, avaliar o resultado do trabalho, selecionar dados, questionar informações, honrar o compromisso ético com o interesse público, ler livros, buscar fontes de informação, trocar informações, informar com responsabilidade, ampliar a capacitação profissional, possuir sensibilidade social, comunicar-se em outro idioma, distribuir pauta, organizar matérias jornalísticas, analisar periodicamente o desempenho profissional, cultivar a curiosidade, fazer reunião da pauta, contextualizar fatos, adequar a linguagem ao veículo, manter postura ética, confrontar dados, fatos e versões, entrevistar fontes de informações, utilizar os sistemas de comunicação interna, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, manter imparcialidade ao informar, manter-se bem informado, seguir o código de ética dos jornalistas, ouvir rádio, zelar pela precisão e veracidade da informação, elaborar pauta, desenvolver capacidade de organização, ler jornal, desenvolver capacidade de improvisação, acessar banco de dados, imagens e sons, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, executar pauta, priorizar a atualidade da notícia, ler publicação especializada, orientar a produção, pesquisar informações, revisar os registros da informação, possuir espírito de equipe, navegar na internet, assegurar o direito de resposta, abastecer banco de dados, imagens e sons, exercitar a criatividade, processar a informação, elaborar notícias para divulgação.