CBO 2611-05 - Arquivista pesquisador (jornalismo) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Arquivista pesquisador (jornalismo) CBO 2611-05 Organiza e controla arquivos jornalísticos e realiza pesquisa dedados para elaboração de notícias, informações e matérias a serem propagadas e veiculadas em meios de comunicação como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Coordena o processo de arquivamento na criação, reprodução, padronização, identificação, codificação, tramitação, classificação, preservação, avaliação, tempo de guarda, fluxo, formas de acesso à informação e recuperação de arquivos.
Edita informações, formata a produção jornalística, revisa e avalia os registros, valendo-se de sistemas e recursos informatizados e digitais Zela pelos princípios de comunicação jornalística, de linguagem e de reprodução de imagens, e ética profissional Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente.
CBO 2611-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Arquivista pesquisador (jornalismo), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Arquivista pesquisador (jornalismo)
O Arquivista pesquisador (jornalismo) CBO 2611-05 planeja os processos de seleção, organização, controle e preservação de arquivos jornalísticos e a realização de pesquisa dos dados para elaboração de notícias, informações e matérias a serem propagadas e veiculadas em diversos meios de comunicação como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Coordena e supervisiona equipe de apoio do o processo de arquivamento, por meio de um conjunto de medidas e rotinas, tendo em vista a eficiência na criação, racionalização, padronização, identificação, codificação, tramitação, classificação, uso, preservação, avaliação, tempo de arquivamento, fluxo, formas de acesso à informação e recuperação de arquivos.
Pode atuar nas atividades de gestão arquivística.
Redige, revisa, prepara e edita textos, imagens e áudios a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações e o contexto social, econômico, político e cultural em que as informações foram criadas.
Analisa, seleciona, padroniza, organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, para arquivamento, zelando pela precisão e veracidade, priorizando o valor probatório e informativo, adequando a sistemática de arquivamento de acordo com o tipo de informação e com o veículo de divulgação.
Realiza as etapas do processo de arquivamento e pesquisa, aplicando técnicas de geração de documentação, supervisionando e atuando integradamente com jornalistas, repórteres, redatores e demais produtores das matérias, avaliando e editando o conteúdo, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a objetividade, a precisão da informação e da linguagem jornalística, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens, sons e vídeos Qualifica as informações a serem arquivadas, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, e a manutenção de cópias de segurança, tendo em vista melhorias no fluxo do processo e a integridade da informação arquivística.
Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo.
Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-05 deve atualizar as informações, iniciar o processo de informação, registrar informação, qualificar a informação, informar ao público, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, coletar informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-05
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Arquivista pesquisador (jornalismo) CBO 2611-05
Um Arquivista pesquisador (jornalismo) (ou sinônimo) deve ler revista, comunicar-se através de meios eletrônicos, revisar os registros da informação, redigir textos jornalísticos, editar informação, organizar matérias jornalísticas, admitir opiniões divergentes, ver televisão, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, definir fontes de informação, comunicar-se em outro idioma, navegar na internet, interpretar a informação, utilizar os sistemas de comunicação interna, ler publicação especializada, ouvir rádio, cultivar a curiosidade, ampliar a capacitação profissional, formatar a matéria jornalística, trocar informações, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, interagir verbalmente com seu meio, dominar a língua portuguesa, manter imparcialidade ao informar, assegurar o direito de resposta, analisar periodicamente o desempenho profissional, interagir com a categoria profissional, elaborar notícias para divulgação, ler jornal, possuir sensibilidade social, hierarquizar a informação, avaliar o resultado do trabalho, exercer o senso crítico, ler livros, desenvolver capacidade de improvisação, possuir espírito de equipe, desenvolver capacidade de organização, exercitar a criatividade, participar de eventos profissionais, contextualizar fatos, informar com responsabilidade, cultivar a capacidade de observação, manter postura ética, conhecer informática, seguir o código de ética dos jornalistas, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, manter-se bem informado.