CBO 2611-30 - Produtor de texto - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Produtor de texto CBO 2611-30 Redige, revisa, adapta e organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Elabora a notícia considerando as normas da língua e os diferentes gêneros jornalísticos, a partir de dados e fatos obtidos nas apurações ou reportagens.
Zela pela objetividade, veracidade e imparcialidade, e realiza adaptações textuais de acordo com a linha editorial e o veículo de divulgação Efetiva as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com jornalistas e editores Qualifica a informação, considerando princípios de linguagem jornalística e ética profissional.
Utiliza sistemas informatizados e digitais para elaborar narrativas e argumentações Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, e princípios de qualidade e cuidados com o meio ambiente
CBO 2611-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Produtor de texto, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Produtor de texto
O Produtor de texto CBO 2611-30 redige, revisa, adapta, prepara e produz textos a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, apura e analisa dados, fatos e informações, obtidos em apurações e em reportagens.
Elabora textos jornalísticos, que informam, esclarecem e ou opinam sobre assuntos de interesse público, com base em fatos verificados e apurados de forma ética e responsável, analisando, selecionando, padronizando e organizando as matérias, em meios de comunicação, de acordo com as normas da língua e os diferentes gêneros jornalísticos – notícias, editoriais e crônicas, zelando pela precisão, objetividade, veracidade e imparcialidade Preserva a estrutura própria de textos jornalísticos, composta por título, lide, informações secundárias e detalhes.
Pode elaborar textos para “e-mail marketing”, intranet, blogs, redes sociais, dentre outros Coordena e efetiva as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e editores, editando e avaliando o conteúdo da matéria, realizando adaptações textuais de acordo com o veículo de divulgação, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a precisão vocabular e gramatical da informação, o estilo da redação, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista informar com responsabilidade, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, verificando particularidades estruturais, temáticas e sociocomunicativas, realizando ajustes e adequações finais, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação, sugerindo cortes ou inclusões, ajustes gramaticais, alterações relativas a padronizações prévias Pode adaptar textos produzidos por veículos de comunicação para a linguagem online.
Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-30 deve informar ao público, iniciar o processo de informação, comunicar-se, atualizar as informações, coletar informação, registrar informação, demonstrar competências pessoais, qualificar a informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-30
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Produtor de texto CBO 2611-30
Um Produtor de texto (ou sinônimo) deve dominar a língua portuguesa, cultivar a curiosidade, interpretar a informação, apurar informação, definir fontes de informação, elaborar pauta, manter postura ética, exercer o senso crítico, admitir opiniões divergentes, participar de eventos profissionais, contextualizar fatos, informar com responsabilidade, navegar na internet, revisar os registros da informação, formatar a matéria jornalística, buscar fontes de informação, confrontar dados, fatos e versões, comunicar-se em outro idioma, utilizar os sistemas de comunicação interna, seguir o código de ética dos jornalistas, fotografar imagens jornalísticas, interagir com a categoria profissional, redigir textos jornalísticos, divulgar notícias com objetividade, ler jornal, elaborar notícias para divulgação, desenvolver capacidade de improvisação, avaliar o resultado do trabalho, orientar a produção, hierarquizar a informação, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, exercitar a criatividade, assegurar o direito de resposta, pesquisar informações, honrar o compromisso ético com o interesse público, ilustrar matérias jornalísticas, gravar imagens jornalísticas, possuir espírito de equipe, interagir verbalmente com seu meio, questionar informações, trocar informações, distribuir pauta, ouvir rádio, editar informação, cultivar a capacidade de observação, organizar matérias jornalísticas, fazer reunião da pauta, conhecer informática, abastecer banco de dados, imagens e sons, ampliar a capacitação profissional, comunicar-se através de meios eletrônicos, ler revista, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, desenvolver capacidade de organização, manter imparcialidade ao informar, selecionar dados, priorizar a atualidade da notícia, possuir sensibilidade social, adequar a linguagem ao veículo, gravar entrevistas jornalísticas, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, manter-se bem informado, zelar pela precisão e veracidade da informação, processar a informação, entrevistar fontes de informações, acessar banco de dados, imagens e sons, analisar periodicamente o desempenho profissional, ler livros, executar pauta, ler publicação especializada, ver televisão.