CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve tratar tecnicamente recursos informacionais, prestar serviços de assessoria e consultoria, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver recursos informacionais, desenvolver ações educativas, demonstrar competências pessoais, realizar difusão cultural, disseminar informação, disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver estudos e pesquisas.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, controlar circulação de recursos informacionais, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, adquirir recursos informacionais, avaliar acervos, catalogar recursos informacionais, liderar equipes, efetuar manutenção de bases de dados, elaborar trabalhos técnico-científicos, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, demonstrar capacidade empreendedora, desenvover planos de conservação preventiva, preparar provas para concursos, promover atividades para usuários especiais, elaborar alerta bibliográfico, implementar atividades cooperativas entre instituições, desenvolver planos de segurança ambiental, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, agir com ética, demonstrar pró-atividade, migrar dados, elaborar dossiês de informações, coletar informações para memória institucional, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, disseminar seletivamente a informação, promover ação cultural, demonstrar capacidade de comunicação, promover eventos culturais, fazer sondagens sob demanda informacional, elaborar resenhas e resumos, elaborar manuais de serviços e procedimentos, elaborar pesquisas temáticas, participar de bancas acadêmicas, buscar patrocínios e parcerias, localizar informações, realizar atividades de ensino, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, capacitar o usuário, orientar estágios, controlar a execução dos planos de atividades, analisar dados estatísticos, demonstrar capacidade de negociação, desenvolver bases de dados, desenvolver políticas de informação, promover atividades de fomento a leitura, demonstrar raciocínio lógico, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, selecionar recursos informacionais, intercambiar informações e documentos, demonstrar capacidade de análise e síntese, reformatar suportes, trabalhar em equipe e em rede, prestar assessoria técnica a publicações, classificar recursos informacionais, automatizar unidades de informação, recuperar informações, realizar visitas técnicas, prestar serviços de informação on-line, manter-se atualizado, analisar fluxos de informações, desenvolver padrões de qualidade gerencial, coletar dados estatísticos, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, elaborar clipping de informações, compilar sumários correntes, demonstrar capacidade de concentração, elaborar linguagens documentárias, conservar acervos, subsidiar informações para tomada de decisões, demonstrar senso de organização, compilar bibliografia, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar boletim bibliográfico, projetar unidades, redes e sistemas de informação, ministrar palestras, projetar custos de serviços e produtos, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, inventariar acervos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, gerar fontes de informação, armazenar recursos informacionais, contratar assessorias, elaborar estratégias de buscas avançadas, descartar recursos informacionais, desenvolver interfaces de serviços informatizados, demonstrar criatividade, capacitar recursos humanos, registrar recursos informacionais, elaborar relatórios, prestar atendimento personalizado, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, elaborar programas e projetos de ação, participar de bancas de concursos, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, demonstrar conhecimento de outros idiomas, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, implantar unidades, redes e sistemas de informação, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, participar da elaboração de planos e carreiras, elaborar levantamento bibliográfico, analisar tecnologias de informação e comunicação, administrar recursos orçamentários, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, preservar acervos, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade.