CBO 2612-10 - Documentalista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da informação
O profissional no cargo de Documentalista CBO 2612-10 Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 2612-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da informação que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Documentalista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da informação CBO 2612-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2612-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da informação.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Documentalista
O Documentalista CBO 2612-10 organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2612-10 deve realizar difusão cultural, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, disseminar informação, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver recursos informacionais, prestar serviços de assessoria e consultoria, disponibilizar informação em qualquer suporte, tratar tecnicamente recursos informacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2612-10
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista CBO 2612-10
Um Documentalista (ou sinônimo) deve prestar atendimento personalizado, prestar serviços de informação on-line, descartar recursos informacionais, analisar fluxos de informações, elaborar dossiês de informações, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, projetar unidades, redes e sistemas de informação, gerar fontes de informação, disseminar seletivamente a informação, orientar estágios, efetuar manutenção de bases de dados, demonstrar criatividade, coletar informações para memória institucional, demonstrar raciocínio lógico, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, elaborar manuais de serviços e procedimentos, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, capacitar o usuário, realizar atividades de ensino, demonstrar capacidade de comunicação, desenvolver padrões de qualidade gerencial, elaborar estratégias de buscas avançadas, conservar acervos, trabalhar em equipe e em rede, projetar custos de serviços e produtos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, elaborar levantamento bibliográfico, ministrar palestras, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, implementar atividades cooperativas entre instituições, elaborar programas e projetos de ação, buscar patrocínios e parcerias, demonstrar conhecimento de outros idiomas, participar de bancas de concursos, desenvolver políticas de informação, desenvolver interfaces de serviços informatizados, promover atividades para usuários especiais, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, elaborar alerta bibliográfico, participar da elaboração de planos e carreiras, demonstrar capacidade de análise e síntese, contratar assessorias, avaliar acervos, prestar assessoria técnica a publicações, elaborar trabalhos técnico-científicos, analisar dados estatísticos, desenvolver planos de divulgação e marketing, desenvover planos de conservação preventiva, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, demonstrar pró-atividade, automatizar unidades de informação, demonstrar senso de organização, subsidiar informações para tomada de decisões, inventariar acervos, agir com ética, classificar recursos informacionais, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, controlar a execução dos planos de atividades, migrar dados, manter-se atualizado, selecionar recursos informacionais, liderar equipes, elaborar linguagens documentárias, analisar tecnologias de informação e comunicação, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, administrar recursos orçamentários, promover atividades de fomento a leitura, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, catalogar recursos informacionais, registrar recursos informacionais, elaborar relatórios, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, promover ação cultural, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, elaborar serviços de apoio para educação presencial e a distância, realizar visitas técnicas, desenvolver planos de segurança ambiental, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, demonstrar capacidade de concentração, compilar bibliografia, armazenar recursos informacionais, promover eventos culturais, fazer sondagens sob demanda informacional, implantar unidades, redes e sistemas de informação, elaborar pesquisas temáticas, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, adquirir recursos informacionais, capacitar recursos humanos, coletar dados estatísticos, preparar provas para concursos, intercambiar informações e documentos, demonstrar capacidade empreendedora, localizar informações, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, elaborar resenhas e resumos, preservar acervos, reformatar suportes, controlar circulação de recursos informacionais, elaborar clipping de informações, recuperar informações, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, desenvolver bases de dados, elaborar boletim bibliográfico, participar de bancas acadêmicas, demonstrar capacidade de negociação, compilar sumários correntes.