CBO 2611-20 - Editor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Editor CBO 2611-20 Redige, revisa, edita, analisa, seleciona, organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Zela pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação.
Investiga, analisa fontes, comenta e transmite informações e notícias Acompanha as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e redatores Qualifica e atualiza a informação, levando em conta princípios de linguagem jornalística e ética profissional.
Utiliza sistemas informatizados e digitais, para elaborar narrativas e argumentações consistentes Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente
CBO 2611-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Editor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Editor
O Editor CBO 2611-20 redige, revisa, prepara e edita textos a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.
Cria, analisa, seleciona, padroniza, organiza matérias jornalísticas para transmitir informações de interesse público, em meios de comunicação, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Coordena as etapas de produção textual, supervisionando e atuando integradamente com jornalistas, repórteres e redatores, avaliando e editando o conteúdo, adequando a linguagem, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a objetividade, a precisão vocabular e gramatical da informação, o estilo da redação, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Responsabiliza-se por escrever os editoriais e pelos textos lidos pelos âncoras dos programas jornalísticos, podendo gerenciar e desenvolver a equipe editorial Pode cuidar de detalhes como escrever a pronúncia de palavras estrangeiras presentes em notícias de rádio ou televisão.
Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista informar com responsabilidade, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.
Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-20 deve coletar informação, qualificar a informação, demonstrar competências pessoais, atualizar as informações, comunicar-se, informar ao público, iniciar o processo de informação, registrar informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-20
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Editor CBO 2611-20
Um Editor (ou sinônimo) deve definir fontes de informação, assegurar o direito de resposta, ampliar a capacitação profissional, avaliar o resultado do trabalho, manter postura ética, comunicar-se através de meios eletrônicos, ler revista, interagir verbalmente com seu meio, contextualizar fatos, ler publicação especializada, fazer reunião da pauta, cultivar a curiosidade, questionar informações, executar pauta, dominar a língua portuguesa, possuir sensibilidade social, confrontar dados, fatos e versões, elaborar notícias para divulgação, acessar banco de dados, imagens e sons, honrar o compromisso ético com o interesse público, utilizar os sistemas de comunicação interna, participar de eventos profissionais, interpretar a informação, zelar pela precisão e veracidade da informação, redigir textos jornalísticos, trocar informações, interagir com a categoria profissional, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, conhecer informática, ler livros, navegar na internet, exercer o senso crítico, apurar informação, ouvir rádio, organizar matérias jornalísticas, possuir espírito de equipe, analisar periodicamente o desempenho profissional, pesquisar informações, priorizar a atualidade da notícia, elaborar pauta, manter imparcialidade ao informar, desenvolver capacidade de organização, formatar a matéria jornalística, informar com responsabilidade, ler jornal, processar a informação, exercitar a criatividade, orientar a produção, cultivar a capacidade de observação, admitir opiniões divergentes, divulgar notícias com objetividade, editar informação, manter-se bem informado, selecionar dados, desenvolver capacidade de improvisação, seguir o código de ética dos jornalistas, ver televisão, revisar os registros da informação, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, ilustrar matérias jornalísticas, buscar fontes de informação, hierarquizar a informação, adequar a linguagem ao veículo, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, comunicar-se em outro idioma.