CBO 2611-40 - Revisor de texto - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Revisor de texto CBO 2611-40 Revisa, adapta e reescreve matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Elabora o texto, considerando as normas da língua, os gêneros jornalísticos, a partir do texto recebido.
Zela pela objetividade, veracidade e imparcialidade, e realiza adaptações, preservando o tipo de texto, o estilo do autor, a linha editorial e o veículo de divulgação Efetiva as etapas de revisão, atuando de forma integrada com jornalistas e editores, de acordo com princípios do jornalismo, ética profissional e o contexto em que a notícia foi produzida Utiliza sistemas informatizados e digitais para revisar, adaptar e reescrever narrativas e argumentações.
Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, de qualidade e cuidados com o meio ambiente
CBO 2611-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Revisor de texto, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Revisor de texto
O Revisor de texto CBO 2611-40 revisa, adapta, reescreve e organiza textos de matérias jornalísticas a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, apura e analisa dados, fatos e informações, obtidos em apurações e em reportagens.
Elabora textos jornalísticos que informam, esclarecem e ou opinam sobre assuntos de interesse público, com base em fatos verificados e apurados de forma ética e responsável, analisando, revisando, reescrevendo, padronizando e organizando as matérias, em meios de comunicação, a partir de dados e fatos obtidos nas apurações ou reportagem, de acordo com as normas da língua e os diferentes gêneros jornalísticos – notícias, editoriais e crônicas Zela pela precisão, objetividade, veracidade e imparcialidade.
Preserva a estrutura própria de textos jornalísticos, composta por título, lide, informações secundárias e detalhes, o estilo do autor, a linha editorial e o veículo de divulgação Pode revisar e adaptar textos, inclusive sua formatação, para “e-mail marketing”, intranet, blogs, redes sociais, dentre outros.
Efetiva as etapas de revisão textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e editores, editando e avaliando o conteúdo da matéria, propondo melhorias, realizando adaptações textuais de acordo com o veículo de divulgação, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a precisão vocabular e gramatical da informação, o gênero jornalístico – notícia, crônica, editorial, o estilo da redação, preservando a impessoalidade verbal, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Verifica a estrutura da matéria no que se refere às técnicas de apresentação, considerando título, lide (pirâmide invertida), informações secundárias e detalhes, sem inserir julgamento pessoal Avalia o texto e a temática da notícia, considerando o núcleo, a precisão de dados numéricos, nomes, datas e lugares.
Avalia o resultado do trabalho, verificando particularidades estruturais, temáticas e sociocomunicativas, realizando ajustes e adequações finais, verificando o enunciado de legendas que contextualizam os elementos gráficos, inadequações de digitação e ou formatação, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação, sugerindo cortes ou inclusões, ajustes gramaticais, alterações de padronizações.
Pode adaptar textos produzidos por veículos de comunicação para a linguagem “online” Pode propor alterações tipográficas para adequação dos textos às condições de produção Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-40 deve registrar informação, coletar informação, comunicar-se, iniciar o processo de informação, atualizar as informações, informar ao público, qualificar a informação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-40
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Revisor de texto CBO 2611-40
Um Revisor de texto (ou sinônimo) deve definir fontes de informação, desenvolver capacidade de improvisação, processar a informação, utilizar os sistemas de comunicação interna, elaborar pauta, abastecer banco de dados, imagens e sons, participar de eventos profissionais, contextualizar fatos, analisar periodicamente o desempenho profissional, ler revista, ampliar a capacitação profissional, redigir textos jornalísticos, questionar informações, exercitar a criatividade, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, gravar entrevistas jornalísticas, ilustrar matérias jornalísticas, exercer o senso crítico, executar pauta, priorizar a atualidade da notícia, comunicar-se em outro idioma, gravar imagens jornalísticas, conhecer informática, divulgar notícias com objetividade, trocar informações, manter-se bem informado, seguir o código de ética dos jornalistas, possuir sensibilidade social, pesquisar informações, cultivar a capacidade de observação, ouvir rádio, navegar na internet, entrevistar fontes de informações, manter imparcialidade ao informar, revisar os registros da informação, adequar a linguagem ao veículo, orientar a produção, ler jornal, fazer reunião da pauta, organizar matérias jornalísticas, desenvolver capacidade de organização, formatar a matéria jornalística, admitir opiniões divergentes, ler publicação especializada, possuir espírito de equipe, ver televisão, apurar informação, selecionar dados, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, comunicar-se através de meios eletrônicos, zelar pela precisão e veracidade da informação, assegurar o direito de resposta, elaborar notícias para divulgação, editar informação, hierarquizar a informação, fotografar imagens jornalísticas, avaliar o resultado do trabalho, dominar a língua portuguesa, acessar banco de dados, imagens e sons, ler livros, distribuir pauta, informar com responsabilidade, interagir com a categoria profissional, interagir verbalmente com seu meio, interpretar a informação, manter postura ética, buscar fontes de informação, cultivar a curiosidade, confrontar dados, fatos e versões, honrar o compromisso ético com o interesse público, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional.