CBO 2347-65 - Professor de serviço social do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas do curso de serviço social, promovendo debates, provocando reflexões, entre outras atividades, a fim de preparar o aluno para atuar em programas e projetos que visam o bem-estar das pessoas Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação.
Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e avalia processos de ensino e aprendizagem Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de serviço social do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-65 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-65
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de serviço social do ensino superior
O Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65 ministra aulas, na graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas do curso de serviço social, promovendo debates, discutindo textos, provocando reflexões, respondendo às perguntas, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias, a fim de preparar o aluno para atuar na análise, elaboração, coordenação e execução de programas e projetos que visam o bem-estar das pessoas Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, para abordar conteúdos como comportamento familiar, desigualdade social, saúde mental e outros.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios e avaliação.
Seleciona recursos didáticos, bibliografia e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o desenvolvimento de atividades na área de serviço social Elabora o cronograma e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, verificando frequência e o rendimento do aluno, entre outras atividades Adequa o processo de ensino e aprendizagem e revê a prática docente, avaliando os trabalhos acadêmicos programados e a participação em classe e extraclasse, examinando relatórios de campo, analisando e comentando resultados de avaliações.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social, desenvolvendo temas como violência, políticas de inclusão social, assistência social, entre outros.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, seleciona pessoal, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para a realização de pesquisas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, podendo contribuir para o estabelecimento de políticas sociais e públicas.
Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa políticas sociais, gestão pública, diversidade, direitos humanos, questões socioambientais, entre outras Supervisiona atividades de estágio e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, e acompanhando as atividades Propõe a realização de convênios e parcerias.
Participa de processos de seleção e avaliação, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos relacionados ao serviço social, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias Participa de eventos e organiza publicações.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros.
Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-65 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-65
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65
Um Professor de serviço social do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar capacidade de redação, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de polemização, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de problematizar, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de argumentação, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de observação, demonstrar criatividade, exercer papéis de cidadania.