CBO 2346-60 - Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
O Professor de Literatura de Línguas Estrangeiras Modernas planeja e executa processo de ensino de literatura de línguas estrangeiras modernas em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona estudos sobre a história de literatura. Promove estudos literários em família linguística, valorizando experiências comunicativas de alunos para compreensão de textos acadêmicos em línguas aparentadas. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2346-60
Ministra aulas, abordando tópicos – como conceito e função da literatura, teoria dos gêneros literários, entre outros – relacionados aos fundamentos teóricos dos estudos literários.
Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Na leitura, estimula o aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Presta apoio ao aluno na redação de textos literários, orientando o uso da linguagem acadêmica e das normas técnicas de citação e de organização de bibliografia.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para acompanhar os processos de produção literária.
Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a história da literatura de língua estrangeira moderna, desde sua origem até os dias de hoje. Acompanha as atividades dos alunos, tais como análises de obras, dos autores, dos gêneros predominantes e das questões significativas da produção literária em cada período ou fase literária. Promove reunião após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir os conhecimentos adquiridos sobre a literatura, levando em conta a sua contextualização histórica e sociocultural. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, capacidade de comunicação, criatividade, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.
Organiza alunos para realização de estudos literários referentes a um conjunto de línguas estrangeiras modernas, tais como francês, italiano e espanhol, pertencentes à família de línguas românicas (derivadas do latim). Faz uso da abordagem da intercompreensão, valorizando as experiências linguístico-comunicativas de alunos para a compreensão escrita dos textos acadêmicos em línguas aparentadas. Promove atividades para sensibilizar os alunos para o desenvolvimento das competências plurilíngue e pluricultural.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.
Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programas de cooperação internacional.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.
Planeja e executa pesquisas sobre diversos temas, como estudo dos impactos da globalização do mundo e da interconexão entre regiões na literatura de um país. Publica resultados de pesquisa em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIVERSIDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E LITERATURA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENSINO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE - LÍNGUA E LITERATURA E AS INTER-RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) ELEMENTOS DE LINGUÍSTICA APLICADA À LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) LINGUAGEM EM CONTEXTO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | LINGUÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) TEORIAS DO DISCURSO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ESTRUTURA E UNIDADE INTERNAS DO PARÁGRAFO - RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ESTRUTURAS DESCRITIVA, NARRATIVA E ARGUMENTATIVA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ESTRUTURAS TEXTUAIS - PARAGRAFAÇÃO, UNIDADE E ESTRUTURA INTERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FATORES DE TEXTUALIDADE - INFORMATIVIDADE, SITUACIONALIDADE, INTENCIONALIDADE, ACEITABILIDADE, INTERTEXTUALIDADE, COESÃO E COERÊNCIA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FUNDAMENTOS DE FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE E SEMÂNTICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA APLICADA AO ESTUDO DA LITERATURA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) NEOLOGISMO E ESTRANGEIRISMO | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA - FIGURAS DE LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TEORIAS DA TRADUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS CLÁSSICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) LATIM | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) TEORIA DO CONTO: INTRODUÇÃO E PRAGMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | TEORIA LITERÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA LITERÁRIA) TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) A ESTRUTURA E ELEMENTOS DA NARRATIVA: ROMANCE, CONTO, NOVELA, CRÔNICA E ENSAIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) A POÉTICA CLÁSSICA: PLATÃO (A REPÚBLICA) E ARISTÓTELES (POÉTICA) | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ANÁLISE, COMENTÁRIO E INTERPRETAÇÃO DA NARRATIVA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) AUTORES E OBRAS EXPOENTES DA LITERATURA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE UM TEXTO LITERÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) DISCURSO LITERÁRIO E INTERTEXTUALIDADE TEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ESTUDOS COMPARATISTAS DA LITERATURA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FILOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) GÊNEROS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA E OUTROS SABERES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA E SOCIEDADE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) METODOLOGIA DOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) MOVIMENTOS LITERÁRIOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) NARRATIVA LITERÁRIA E SEUS ELEMENTOS: TEMPO, ESPAÇO, PERSONAGENS, FOCO NARRATIVO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) O LITERÁRIO E O NÃO LITERÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) PRINCÍPIOS DA LITERATURA: DISCURSO, LINGUAGEM, ESPAÇO, ESTRUTURA, LITERARIEDADE, NARRADOR, OBRA LITERÁRIA, POLISSEMIA, TEMPO E VEROSSIMILHANÇA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) PROSA E VERSO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) PROSA, POESIA E ENSAIO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) TEMÁTICAS LITERÁRIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LITERATURAS CLÁSSICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA À LITERATURA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Orientar alunos;
- Prestar assessoria e consultoria;
- Realizar atividades de avaliação;
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar atividades pedagógico-administrativas;
- Ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
- Participar de atividades de qualificação profissional;
- Divulgar conhecimentos científicos;
- Elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
- Trabalhar em equipe;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Implementar grades curriculares;
- Promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
- Discutir resultados da produção discente;
- Avaliar exame nacional de cursos;
- Avaliar grade curricular;
- Organizar horários, cronogramas, etc;
- Definir conteúdos programáticos;
- Participar da correção de exames;
- Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- Estruturar projetos pedagógicos na área;
- Promover intercâmbios científicos e culturais;
- Escrever verbetes;
- Pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- Elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Realizar atividades de editoração;
- Demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- Selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
- Programar atividades de pesquisa;
- Planejar orçamento;
- Avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
- Planejar grades curriculares;
- Montar equipe de pesquisa;
- Demonstrar capacidade de reflexão;
- Estimular senso crítico dos alunos;
- Analisar princípios metodológicos da área;
- Programar o uso de equipamentos de apoio;
- Elaborar dicionários e/ou sinalários;
- Realizar revisão de textos;
- Estabelecer critérios de avaliação;
- Articular conhecimento de diferentes áreas;
- Participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
- Participar de intercâmbios científicos e culturais;
- Escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- Editar publicações científicas;
- Realizar palestras, conferências, etc;
- Orientar teses de doutorado;
- Supervisionar estágios;
- Ministrar cursos de ensino a distância;
- Desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- Desenvolver atividades de pós-doutorado;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
- Preparar programas de cursos;
- Escrever textos relacionados a pesquisa;
- Organizar edições didáticas de obras literárias;
- Participar de júri de premiação cultural;
- Participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Distribuir disciplinas;
- Apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
- Elaborar glossários;
- Organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- Orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
- Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- Dar atendimento individual aos alunos;
- Representar os pares em comissões externas a instituição;
- Orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- Participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
- Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
- Avaliar as necessidades dos alunos;
- Elaborar exames para concursos;
- Demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- Atualizar conteúdos programáticos;
- Prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
- Disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- Analisar dados e materiais de pesquisa;
- Participar da elaboração de propostas curriculares;
- Frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- Indicar bibliografia;
- Programar atividades de laboratório de língua e informática;
- Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- Participar de discussões sobre a área;
- Implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Selecionar textos para estudo;
- Organizar concursos acadêmicos e literários;
- Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
- Coletar dados e materiais para pesquisa;
- Elaborar material didático e paradidático;
- Participar de colegiados;
- Elaborar relatórios e monografias;
- Elaborar críticas literárias;
- Participar da organização de bancas examinadoras;
- Participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
- Demonstrar capacidade de interagir com outros;
- Avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
- Relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;
- Elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
- Realizar atualização bibliográfica;
- Promover o estudo de textos;
- Demonstrar capacidade de análise e síntese;
- Promover estudos inter e transdisciplinares;
- Orientar dissertações de mestrado;
- Elaborar dissertação de mestrado;
- Organizar antologias;
- Elaborar tese de doutorado;
- Realizar discussões teórico-metodológicas;
- Discutir questões sociais e culturais, em classe;
- Discutir propostas curriculares;
- Discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- Relacionar teoria e prática;
- Preparar instrumentos de avaliação;
- Atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
- Prever recursos financeiros para pesquisa;
- Traduzir textos;
- Elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Organizar publicações científicas;
- Realizar estudos interdisciplinares;
- Avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
- Preparar aulas;
- Realizar levantamento bibliográfico;
- Elaborar projetos;
- Elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- Participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Linguística e Linguística Aplicada
- Professor de Lingüística
- Professor de Lingüística Aplicada
- Professor de Crítica Textual
- Professor de Filologia
- Professor de Filologia Germânica
- Professor de Línguas Estrangeiras Modernas
- Professor de Filologia Portuguesa
- Professor de Filologia Românica
- Professor de Filologia e Critica Textual
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-60
CBO 2346-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de literatura de línguas estrangeiras modernas que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
-
-