CBO 2346-60 - Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas CBO 2346-60 Ministra aulas para ensino de literatura de línguas estrangeiras modernas, na formação de profissionais de nível superior, promovendo o estudo de obras e escritores, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-60 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-60
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
O que faz um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
O Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas CBO 2346-60 planeja e ministra aulas de literatura de línguas estrangeiras modernas para análise de obras, recepção, produção textual, na formação de profissionais de nível superior Propõe o ensino de língua e literatura, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão de línguas estrangeiras modernas, relacionando com as áreas do conhecimento.
Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária de línguas estrangeiras modernas, em seus diversos gêneros e movimentos, características e particularidades linguísticas, temáticas, culturais, sociais, históricas e políticas, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários.
Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.
Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura de línguas estrangeiras modernas.
Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.
Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de literatura de línguas estrangeiras modernas, identificando campos de atuação e orientando essa prática educativa e a proposição de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso de línguas e literaturas estrangeiras modernas frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão para instituições e entidades Publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura.
Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Comunica-se com objetividade.
Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-60 deve participar de atividades de qualificação profissional, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos, orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-60
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas CBO 2346-60
Um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas (ou sinônimo) deve editar publicações científicas, elaborar tese de doutorado, relacionar teoria e prática, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar críticas literárias, elaborar projetos, participar da organização de bancas examinadoras, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de reflexão, organizar edições didáticas de obras literárias, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar as necessidades dos alunos, analisar princípios metodológicos da área, estimular senso crítico dos alunos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, desenvolver atividades de pós-doutorado, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, organizar publicações científicas, participar de júri de premiação acadêmica e científica, realizar revisão de textos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar concursos acadêmicos e literários, ministrar cursos de ensino a distância, promover o estudo de textos, demonstrar capacidade de liderança, analisar dados e materiais de pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, realizar levantamento bibliográfico, realizar estudos interdisciplinares, planejar grades curriculares, elaborar dicionários e/ou sinalários, montar equipe de pesquisa, dar atendimento individual aos alunos, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar conteúdos programáticos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, traduzir textos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar da correção de exames, prever recursos financeiros para pesquisa, realizar atualização bibliográfica, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, trabalhar em equipe, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de observação, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar glossários, preparar programas de cursos, planejar orçamento, organizar antologias, promover intercâmbios científicos e culturais, programar atividades de laboratório de língua e informática, promover estudos inter e transdisciplinares, realizar atividades de editoração, implementar grades curriculares, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, indicar bibliografia, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, discutir propostas curriculares, preparar aulas, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, distribuir disciplinas, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, avaliar exame nacional de cursos, programar atividades de pesquisa, elaborar dissertação de mestrado, orientar teses de doutorado, participar de colegiados, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, supervisionar estágios, avaliar grade curricular, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, definir conteúdos programáticos, participar de discussões sobre a área, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, escrever verbetes, discutir resultados da produção discente, elaborar relatórios e monografias, estabelecer critérios de avaliação, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, articular conhecimento de diferentes áreas, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, elaborar material didático e paradidático, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar de júri de premiação cultural, participar da elaboração de propostas curriculares, elaborar exames para concursos, preparar instrumentos de avaliação, coletar dados e materiais para pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, programar o uso de equipamentos de apoio, estruturar projetos pedagógicos na área, participar de intercâmbios científicos e culturais, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, escrever textos relacionados a pesquisa, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, representar os pares em comissões externas a instituição, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, orientar alunos na apresentação de trabalhos.