CBO 2346-44 - Professor de literatura espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 Ministra aula para ensino de língua e literatura espanhola, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-44 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura espanhola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-44 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-44
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
O que faz um Professor de literatura espanhola
O Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 planeja e ministra aulas de língua e literatura espanhola para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura espanhola, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária espanhola em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua espanhola em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura espanhola Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura espanhola, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua espanhola frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura espanhola, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-44 deve divulgar conhecimentos científicos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-44
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura espanhola CBO 2346-44
Um Professor de literatura espanhola (ou sinônimo) deve elaborar dicionários e/ou sinalários, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, organizar publicações científicas, programar atividades de laboratório de língua e informática, atualizar conteúdos programáticos, preparar programas de cursos, avaliar grade curricular, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar atualização bibliográfica, articular conhecimento de diferentes áreas, dar atendimento individual aos alunos, ministrar cursos de ensino a distância, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, discutir resultados da produção discente, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, demonstrar capacidade de análise e síntese, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, editar publicações científicas, indicar bibliografia, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar relatórios e monografias, realizar levantamento bibliográfico, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., avaliar exame nacional de cursos, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, desenvolver atividades de pós-doutorado, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, organizar antologias, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, preparar aulas, demonstrar capacidade de liderança, montar equipe de pesquisa, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, representar os pares em comissões externas a instituição, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, programar atividades de pesquisa, distribuir disciplinas, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, analisar princípios metodológicos da área, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, organizar edições didáticas de obras literárias, participar da correção de exames, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, desenvolver metodologias científicas de trabalho, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de observação, estimular senso crítico dos alunos, estruturar projetos pedagógicos na área, elaborar tese de doutorado, trabalhar em equipe, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar de júri de premiação cultural, participar de júri de premiação acadêmica e científica, promover intercâmbios científicos e culturais, supervisionar estágios, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da elaboração de propostas curriculares, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas, orientar dissertações de mestrado, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, traduzir textos, organizar horários, cronogramas, etc, programar o uso de equipamentos de apoio, definir conteúdos programáticos, discutir questões sociais e culturais, em classe, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, realizar estudos interdisciplinares, avaliar as necessidades dos alunos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., orientar alunos na apresentação de trabalhos, elaborar exames para concursos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, estabelecer critérios de avaliação, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, escrever verbetes, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar projetos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar de discussões sobre a área, elaborar críticas literárias, realizar palestras, conferências, etc, participar de intercâmbios científicos e culturais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar material didático e paradidático, relacionar teoria e prática, selecionar textos para estudo, promover estudos inter e transdisciplinares, orientar teses de doutorado, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaborar dissertação de mestrado, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, analisar dados e materiais de pesquisa, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da organização de bancas examinadoras, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, preparar instrumentos de avaliação, realizar revisão de textos, elaborar glossários, participar de colegiados, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, prever recursos financeiros para pesquisa, discutir propostas curriculares, planejar grades curriculares, organizar concursos acadêmicos e literários, escrever textos relacionados a pesquisa, promover o estudo de textos, planejar orçamento, realizar atividades de editoração, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos.