CBO 2346-24 - Professor de língua portuguesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua portuguesa CBO 2346-24 Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-24 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua portuguesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-24
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua portuguesa
O Professor de língua portuguesa CBO 2346-24 planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.
Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-24 deve participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de avaliação, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-24
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa CBO 2346-24
Um Professor de língua portuguesa (ou sinônimo) deve participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar da correção de exames, avaliar exame nacional de cursos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar exames para concursos, ministrar cursos de ensino a distância, organizar publicações científicas, elaborar dicionários e/ou sinalários, participar da elaboração de propostas curriculares, demonstrar capacidade de interagir com outros, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, programar atividades de pesquisa, definir conteúdos programáticos, promover estudos inter e transdisciplinares, supervisionar estágios, elaborar glossários, discutir propostas curriculares, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, estimular senso crítico dos alunos, preparar instrumentos de avaliação, realizar atualização bibliográfica, discutir questões sociais e culturais, em classe, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de júri de premiação acadêmica e científica, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, demonstrar capacidade de liderança, analisar princípios metodológicos da área, avaliar as necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de observação, participar de discussões sobre a área, representar os pares em comissões externas a instituição, demonstrar capacidade de reflexão, estruturar projetos pedagógicos na área, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, orientar dissertações de mestrado, relacionar teoria e prática, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, preparar programas de cursos, promover o estudo de textos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar tese de doutorado, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar edições críticas, dar atendimento individual aos alunos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, realizar revisão de textos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de colegiados, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, atualizar conteúdos programáticos, organizar antologias, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, realizar palestras, conferências, etc, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, realizar atividades de editoração, preparar aulas, participar da organização de bancas examinadoras, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, planejar orçamento, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, indicar bibliografia, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, organizar horários, cronogramas, etc, orientar alunos na apresentação de trabalhos, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir resultados da produção discente, estabelecer critérios de avaliação, desenvolver atividades de pós-doutorado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, realizar estudos interdisciplinares, escrever textos relacionados a pesquisa, escrever verbetes, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar edições didáticas de obras literárias, orientar teses de doutorado, editar publicações científicas, analisar processos de comunicação em instituições, articular conhecimento de diferentes áreas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar de intercâmbios científicos e culturais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, implementar grades curriculares, traduzir textos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, planejar grades curriculares, avaliar grade curricular, realizar levantamento bibliográfico, elaborar projetos, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar relatórios e monografias, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, selecionar textos para estudo, elaborar dissertação de mestrado, organizar concursos acadêmicos e literários, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar material didático e paradidático, montar equipe de pesquisa, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, distribuir disciplinas, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, participar de júri de premiação cultural, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar exames de proficiência em línguas, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza.