CBO 2344-50 - Professor de odontologia
Entenda o que fazem os professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de odontologia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de odontologia
O Professor de Odontologia planeja e executa processo de ensino de odontologia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas teóricas integradas à prática. Promove atividades de ensino relacionadas à assistência odontológica, detalhando os processos de diagnóstico e de tratamento de doenças bucomaxilofaciais. Supervisiona elaboração de projetos por grupos de alunos. Coordena reunião de alunos para análise de estudos em odontologia. Orienta o planejamento de ações educativas relacionadas à saúde bucal. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2344-50
Ministra aulas teóricas integradas à prática, demonstrando a relação e a concretude dos conceitos, ao abordar conteúdos de anatomia aplicada à odontologia, bioquímica oral, biomateriais para uso direto, farmacologia aplicada à odontologia, entre outros tópicos. Promove atividades de ensino relacionadas à assistência odontológica, detalhando os processos de diagnóstico e de tratamento de doenças bucomaxilofaciais. Orienta alunos na execução de procedimentos odontológicos com vistas à reabilitação estético-funcional. Supervisiona o planejamento de ações educativas relacionadas à saúde bucal, para prestar esclarecimentos sobre higiene, cuidados preventivos de doenças e dietas cariogênicas.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos em odontologia.
Supervisiona grupos de alunos na elaboração de projetos, como o que estabelece ações para melhoria dos serviços prestados em saúde bucal, analisando a demanda da população e avaliando a oferta de assistência odontológica por meio da atuação de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de clínicas particulares, e de outras linhas de atendimento. Acompanha os trabalhos dos grupos de alunos, enfatizando a importância de entender o contexto, diagnosticar os problemas e propor um plano para resolvê-los. Estimula desenvolvimento de raciocínio lógico, atitude crítica, visão humanista, atitude colaborativa em grupo, e conduta ética, durante a elaboração de projetos.
Coordena reunião de grupos de alunos para análise de estudos, como a verificação de mudanças ou de novas tendências nos padrões de doenças e agravos na área de odontologia, com base em registros de procedimentos realizados durante atendimentos de pacientes. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões das análises.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais.
Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em odontologia, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos.
Planeja e desenvolve pesquisas em odontologia, abordando diferentes temas, como a avaliação da aplicação de inovações técnico-científicas para melhoria de processos de diagnóstico e tratamento de pacientes. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE REALIDADE AUMENTADA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE REALIDADE VIRTUAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DE REDE | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) BASES MOLECULARES E CELULARES DOS PROCESSOS NORMAIS E ALTERADOS DA ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS, SISTEMAS E APARELHOS, APLICADOS ÀS SITUAÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA ORAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FARMACOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) MICROBIOLOGIA ORAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PARASITOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PARASITOLOGIA) PARASITOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CIRURGIA) ANESTESIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | CLÍNICA ODONTOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA ODONTOLÓGICA) CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA: DA INFÂNCIA, DA ADOLESCÊNCIA, DO ADULTO, DO IDOSO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOPEDIATRIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOPEDIATRIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | PERIODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | PERIODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ENDODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ENDODONTIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOLOGIA PREVENTIVA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ODONTOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | MATERIAIS ODONTOLÓGICOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | MATERIAIS ODONTOLÓGICOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) CIRURGIA ODONTOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) ESTOMATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) FUNDAMENTOS DE DEONTOLOGIA APLICADA À PRÁTICA PROFISSIONAL DE ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) HISTÓRIA DA ODONTOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) ODONTOLOGIA LEGAL | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) PROPEDÊUTICA ODONTOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) PRÓTESES ODONTOLÓGICAS | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ODONTOLOGIA) UNIDADES CLÍNICAS, LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA EM ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) POLÍTICAS DE SAÚDE DO SUS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) RECURSOS MULTIMÍDIA | 4 | 5 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) DIMENSÕES DA RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE, DETERMINANTES SOCIAIS, CULTURAIS E COMPORTAMENTAIS NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE ODONTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ODONTOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 3 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRODUÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS | 3 | 5 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA | 3 | 5 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 2 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 2 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL | 3 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 3 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PESQUISAS, ESTUDOS E PROJETOS DE ÁREAS AVANÇADAS OU DE FRONTEIRA EM ODONTOLOGIA | 3 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - GERENCIAMENTO DO TEMPO | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Ministrar atividades didáticas;
- Avaliar alunos, disciplinas e cursos;
- Planejar cursos;
- Comunicar-se;
- Divulgar produção acadêmica;
- Realizar atividades de extensão;
- Orientar alunos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Desenvolver pesquisas;
- Participar da administração universitária;
- Preparar aulas teóricas e práticas;
- Ministrar atividades de campo;
- Demonstrar criatividade;
- Submeter textos para publicação;
- Preparar apresentação de resultados;
- Interpretar mensagens escritas - compreensão escrita;
- Organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- Elaborar cronograma de atividades;
- Definir perfil de profissisonal de conclusão;
- Agir com disciplina;
- Ministrar aulas práticas;
- Divulgar resultados de avaliação;
- Identificar pré-requisitos;
- Participar de bancas de concursos;
- Partilhar conhecimento;
- Estabelecer número de vagas;
- Integrar corpo editorial de revistas;
- Argumentar com clareza e consistência;
- Supervisionar experimentos;
- Analisar dados;
- Ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- Demonstrar capacidade de análise;
- Treinar equipe de pesquisa;
- Defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- Revisar literatura;
- Registrar resultados de avaliações;
- Selecionar metodologia de ensino;
- Constituir equipe de pesquisa;
- Orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- Definir objetivos de cursos;
- Obter financiamento para publicação;
- Elaborar proposta de criação de curso;
- Providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- Integrar direção de associações científicas e profissionais;
- Agir com senso crítico;
- Estimular auto-aprendizado;
- Participar de eventos científicos;
- Orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- Coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- Estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- Definir elenco de disciplinas;
- Corrigir trabalhos acadêmicos;
- Participar de comissões;
- Selecionar conteúdo;
- Interpretar mensagens orais - compreensão oral;
- Estimular atitude crítica;
- Adaptar equipamentos e materiais;
- Participar de órgãos colegiados;
- Redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- Coordenar disciplinas;
- Coordenar projetos institucionais;
- Implementar ações educativas e preventivas;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Compor apresentação final de publicações;
- Registrar freqüência de aluno;
- Orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- Participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- Demonstrar capacidade de motivação;
- Definir carga horária;
- Supervisionar estágios curriculares;
- Orientar execução de tarefas;
- Preparar material didático;
- Conceder entrevistas a mídia;
- Participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- Coordenar eventos científicos;
- Integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- Chefiar departamento;
- Atualizar literatura;
- Coordenar seminários e grupos de discussão;
- Proferir palestras e conferências;
- Propor convênios;
- Estabelecer metodologia de pesquisa;
- Ministrar aulas expositivas;
- Liderar pessoas;
- Analisar processo de avaliação;
- Discutir avaliação com aluno;
- Captar recursos materiais e financeiros;
- Elaborar projetos;
- Redigir boletins;
- Trabalhar em grupo;
- Preparar documentação científica;
- Elaborar ementas;
- Redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- Oferecer cursos;
- Participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise;
- Estabelecer intercâmbio científico;
- Produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- Definir critérios e calendário de avaliação;
- Esclarecer dúvidas;
- Revisar avaliações;
- Orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- Propor alterações em estrutura curricular;
- Orientar percurso acadêmico do aluno;
- Estimular desenvolvimento de conduta ética;
- Elaborar pareceres diversos;
- Gerenciar recursos das pesquisas;
- Presidir órgãos colegiados;
- Instruir alunos na formação de atitudes;
- Revisar textos;
- Coletar dados;
- Desenvolver equipamentos e materiais;
- Expressar-se oralmente;
- Constituir corpo docente;
- Coordenar pesquisa;
- Prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- Orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- Ter visão global;
- Identificar demanda de mercado;
- Estimular realização de trabalhos em grupo;
- Elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- Expressar-se por escrito;
- Executar consultoria ad hoc;
- Integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino;
- Preparar avaliações;
- Coordenar implantação de cursos;
- Demonstrar capacidade de organização;
- Definir políticas acadêmicas;
- Prestar assessorias e consultorias;
- Definir bibliografia;
- Difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade;
- Instruir alunos em técnicas especiais;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Terapia Ocupacional
- Professor de Nutrição
- Professor de Odontologia
- Professor de Zootecnia do Ensino Superior
- Professor de Clínica Cirúrgica (ensino Superior)
- Professor de Clínica Médica (ensino Superior)
- Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior
- Professor de Educação Física no Ensino Superior
- Professor de Enfermagem do Ensino Superior
- Professor de Farmácia e Bioquímica
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-50
CBO 2344-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de odontologia que pertence ao grupo dos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
-
-
