CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, realizar tarefas administrativas, pesquisar, promover a educação dos alunos, organizar as atividades, avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, interagir com a família e a comunidade.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve convidar personalidades e entidades, receber comunicados dos pais - agenda, circular, convocar pais de alunos, orientar sobre noções de higiene, alfabetizar os alunos, contar histórias, mostrar-se atento, trabalhar áreas de conhecimento, intervir em situações de risco para os alunos, passear com os alunos, acompanhar a refeição, preparar o ambiente para as atividades, enviar comunicados ao pais, analisar situações de aprendizagem, demonstrar bom humor, estimar a necessidade de material, preparar projetos pedagógicos, participar de eventos da comunidade, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar criatividade, demonstrar paciência, agrupar os alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, demonstrar empatia, manter-se atualizado, controlar a saída de alunos, preparar reunião de pais, avaliar o desenvolvimento psicomotor, levantar bibliografia, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, promover encontros e atividades com os pais, definir critérios de agrupamentos de alunos, cantar, orientar sobre noções de segurança, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, demonstrar autocontrole, receber alunos novos, demonstrar organização, mediar situações de conflitos no grupo, preencher documentos com informações dos alunos, alimentar os alunos, corrigir trabalhos com os alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, acompanhar momento de sono, prestar primeiros socorros, demonstrar sensibilidade, demonstrar ética, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, ministrar reuniões de pais, registrar ocorrências, dançar, brincar com os alunos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, demonstrar alegria, ministrar aulas, estudar casos - situações especiais, passar lição de casa, escrever para os alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar flexibilidade, demonstrar disposição, proceder a retirada da mamadeira, promover atividades integradoras, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, registrar entrevistas com os pais, selecionar recursos didáticos, organizar a refeição, demonstrar bom senso, programar atividades diárias, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, pesquisar recursos didáticos, guardar o material, atender pais, dramatizar histórias e situações do cotidiano, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar capacidade de tomar decisões, preparar a sala, banhar alunos, ler para os alunos, preparar projetos para interação com a comunidade, programar atividades extraclasses, acolher os alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar capacidade de compreensão oral, planejar a rotina dos alunos, organizar a entrada e a saída dos alunos, expor conteúdos, estabelecer limites, observar a interação dos alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, atender alunos, individualmente, conferir material, pesquisar conteúdos, organizar o material didático, criar situações de aprendizagem, realizar auto-avaliação, trocar fraldas e roupas em geral, organizar eventos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, preparar adaptação de casos especiais, participar de cursos e treinamentos profissionais, auxiliar os alunos na colocação roupas, documentar as observações, demonstrar preparo físico, revisar o planejamento, comprar material, prestar esclarecimento aos pais, definir conteúdo programático do ano letivo, demonstrar disciplina, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, registrar freqüência dos alunos, demonstrar dinamismo, realizar visitas temáticas, estabelecer rotinas, reelaborar o planejamento, requisitar material, desenvolver trabalhos coletivos, promover a convivência social - socializar, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, organizar comemorações de aniversário, avaliar o desenvolvimento cognitivo, orientar sobre hábitos alimentares, criar recursos didáticos, definir estratégias pedagógicas, improvisar atividades, construir material didático, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar material, observar o comportamento dos alunos, organizar o espaço das atividades, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, estabelecer normas e regras de conduta.