CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar.

Atividades

diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, agir eticamente, respeitar os limites dos alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor calendário de avaliação escrita, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar atividades culturais e pedagógicas, elaborar o projeto pedagógico, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, contextualizar os conhecimentos, trabalhar em equipe, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, revelar interesses multidisciplinares, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, decodificar diferentes códigos e linguagens, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, prever recursos materiais e didáticos, preencher formulários com notas e faltas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, orientar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar controle emocional, demonstrar pontualidade e assiduidade, respeitar a heterogeneidade dos alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, organizar atividades comunitárias, propor opções para o horário de trabalho, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar capacidade de diálogo, propor regras comuns para comunidade escolar, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, colocar-se disponível para os alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, construir relações de confiança com os alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, organizar a bibliografia, elaborar os instrumentos de avaliação, expressar-se com clareza, trocar experiências com os professores através de reuniões, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, estimular a troca de conhecimento, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, possibiltar a apropriação de conhecimentos, avaliar a frequência dos alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor critérios para a composição das classes, ministrar aulas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, registrar atividades extracurriculares, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, estabelecer as metodologias de ensino, acompanhar as mudanças na área da educação, registrar avaliações e resultados, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, determinar os objetivos do curso e da disciplina, preencher diário de classe, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, prever participação em eventos culturais e científicos, participar da gestão escolar nos colegiados, aprender novas tecnologias, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, propor atividades culturais, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, consultar legislação, discutir projetos interdisciplinares com colegas, demonstrar capacidade de intervir na realidade, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, demonstrar criatividade e iniciativa, dialogar com a direção e coordenações da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, definir processos e critérios de avaliação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, demonstrar solidariedade, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, sistematizar o conhecimento, selecionar os conteúdos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, conviver com as idéias ou posições contrárias, demonstrar liderança, participar das assembléias escolares, analisar o plano de gestão da escola, propor estudos interdisciplinares, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, consultar bibliotecas, criar situações múltiplas de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, elencar temas para projetos pedagógicos.

Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 2.007
  • Brasil
  • 3.439 - 8.535
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.439 e 8.535 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.007 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 2.007
  • Brasil
  • 3.439 - 8.535
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.439 e 8.535 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.007 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 557
  • São Paulo
  • 4.160 - 9.730
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.160 e 9.730 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 557 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.