CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.

Descrição dos cargos da categoria Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • estudar;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 2313-25

    Entre as principais atribuições dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 estão as de:

    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • sistematizar o conhecimento;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • agir eticamente;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • aprender novas tecnologias;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • demonstrar liderança;
    • preencher diário de classe;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • ministrar aulas;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • demonstrar controle emocional;
    • consultar legislação;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • consultar bibliotecas;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • selecionar os conteúdos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • expressar-se com clareza;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • participar das assembleias escolares;
    • organizar a bibliografia;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • registrar avaliações e resultados;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • demonstrar solidariedade;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • propor atividades culturais;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;

    Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

    Cargo/Profissão Local
    Professor de Historia do Ensino Fundamental Brasil
    Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Brasil
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