CBO 2313-25 - Professor de história do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino fundamental

O Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-25 deve comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-25

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25

Um Professor de história do ensino fundamental (ou sinônimo) deve orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, discutir projetos interdisciplinares com colegas, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar pontualidade e assiduidade, revelar interesses multidisciplinares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, expressar-se com clareza, demonstrar liderança, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor calendário de avaliação escrita, preencher formulários com notas e faltas, trabalhar em equipe, participar da gestão escolar nos colegiados, prever recursos materiais e didáticos, orientar a auto-avaliação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, elaborar os instrumentos de avaliação, propor opções para o horário de trabalho, aprender novas tecnologias, elencar temas para projetos pedagógicos, estabelecer as metodologias de ensino, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar solidariedade, debater projetos interdisciplinares com os alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, definir processos e critérios de avaliação, respeitar os limites dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar controle emocional, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, analisar o plano de gestão da escola, selecionar os conteúdos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, avaliar a frequência dos alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, organizar atividades comunitárias, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, ministrar aulas, demonstrar capacidade de diálogo, consultar bibliotecas, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, registrar avaliações e resultados, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, estimular a troca de conhecimento, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, consultar legislação, organizar a bibliografia, propor atividades culturais, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, possibiltar a apropriação de conhecimentos, propor estudos interdisciplinares, assumir funções administrativo-pedagógicas, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, analisar a auto-avaliação dos alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, sistematizar o conhecimento, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, elaborar o projeto pedagógico, decodificar diferentes códigos e linguagens, trocar experiências com os professores através de reuniões, colocar-se disponível para os alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, acompanhar as mudanças na área da educação, participar da elaboração do plano de gestão da escola, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, preencher diário de classe, propor regras comuns para comunidade escolar, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, propor critérios para a composição das classes, registrar atividades extracurriculares, conviver com as idéias ou posições contrárias, agir eticamente, respeitar a heterogeneidade dos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, empregar recursos e procedimentos didáticos, construir relações de confiança com os alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar capacidade de intervir na realidade, contextualizar os conhecimentos, ler literatura específica da área de conhecimento, participar das assembléias escolares, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos.

Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 2.095
  • Brasil
  • 3.450 - 8.506
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.450 e 8.506 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.095 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 2.095
  • Brasil
  • 3.450 - 8.506
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.450 e 8.506 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.095 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 569
  • São Paulo
  • 4.236 - 9.821
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.236 e 9.821 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 569 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.