CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Atividades

elaborar o projeto pedagógico, propor atividades culturais, participar da elaboração do plano de gestão da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, decodificar diferentes códigos e linguagens, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar atividades culturais e pedagógicas, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, debater projetos interdisciplinares com os alunos, respeitar os limites dos alunos, demonstrar liderança, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, propor calendário de avaliação escrita, propor estudos interdisciplinares, construir relações de confiança com os alunos, avaliar a frequência dos alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, analisar o plano de gestão da escola, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, possibilitar a apropriação de conhecimentos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, demonstrar solidariedade, preencher diário de classe, definir processos e critérios de avaliação, preencher formulários com notas e faltas, contextualizar os conhecimentos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, orientar a autoavaliação dos alunos, consultar bibliotecas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, colocar-se disponível para os alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, expressar-se com clareza, sistematizar o conhecimento, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, aprender novas tecnologias, estabelecer as metodologias de ensino, elaborar os instrumentos de avaliação, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, participar da gestão escolar nos colegiados, criar situações múltiplas de aprendizagem, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, prever participação em eventos culturais e científicos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, consultar legislação, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, organizar a bibliografia, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, elencar temas para projetos pedagógicos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, agir eticamente, ministrar aulas, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, demonstrar capacidade de diálogo, prever recursos materiais e didáticos, propor opções para o horário de trabalho, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, trocar experiências com os professores através de reuniões, registrar avaliações e resultados, participar das assembleias escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor critérios para a composição das classes, demonstrar capacidade de intervir na realidade, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, assumir funções administrativo-pedagógicas, acompanhar as mudanças na área da educação, propor regras comuns para comunidade escolar, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, registrar atividades extracurriculares, conviver com as ideias ou posições contrárias, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, demonstrar controle emocional, determinar os objetivos do curso e da disciplina, revelar interesses multidisciplinares, trabalhar em equipe, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, analisar a autoavaliação dos alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar criatividade e iniciativa, organizar atividades comunitárias, demonstrar pontualidade e assiduidade, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, selecionar os conteúdos.

Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 1.756
  • Brasil
  • 3.581 - 9.199
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.581 e 9.199 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.756 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 1.756
  • Brasil
  • 3.581 - 9.199
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.581 e 9.199 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.756 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 545
  • São Paulo
  • 4.426 - 10.742
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.426 e 10.742 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 545 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.