CBO 2313-25 - Professor de história do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de história do ensino fundamental
O Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.
Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.
Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-25 deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-25
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25
Um Professor de história do ensino fundamental (ou sinônimo) deve demonstrar controle emocional, discutir projetos interdisciplinares com colegas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, analisar o plano de gestão da escola, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor calendário de avaliação escrita, prever participação em eventos culturais e científicos, consultar legislação, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, propor estudos interdisciplinares, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, sistematizar o conhecimento, acompanhar as mudanças na área da educação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, estimular a troca de conhecimento, demonstrar capacidade de diálogo, elaborar os instrumentos de avaliação, assumir funções administrativo-pedagógicas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, estabelecer as metodologias de ensino, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, revelar interesses multidisciplinares, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, respeitar os limites dos alunos, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, selecionar os conteúdos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, possibiltar a apropriação de conhecimentos, propor opções para o horário de trabalho, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, elaborar o projeto pedagógico, colocar-se disponível para os alunos, consultar bibliotecas, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar avaliações e resultados, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, participar da gestão escolar nos colegiados, determinar os objetivos do curso e da disciplina, ler literatura específica da área de conhecimento, propor regras comuns para comunidade escolar, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, aprender novas tecnologias, dialogar com a direção e coordenações da escola, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, avaliar a frequência dos alunos, participar das assembléias escolares, definir processos e critérios de avaliação, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor atividades culturais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, demonstrar capacidade de intervir na realidade, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, trabalhar em equipe, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, agir eticamente, expressar-se com clareza, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, empregar recursos e procedimentos didáticos, orientar a auto-avaliação dos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, demonstrar criatividade e iniciativa, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, preencher formulários com notas e faltas, conviver com as idéias ou posições contrárias, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, registrar atividades extracurriculares, demonstrar liderança, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, demonstrar solidariedade, criar situações múltiplas de aprendizagem, organizar atividades comunitárias, construir relações de confiança com os alunos, organizar a bibliografia, analisar a auto-avaliação dos alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, contextualizar os conhecimentos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, elencar temas para projetos pedagógicos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, propor critérios para a composição das classes, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, preencher diário de classe, registrar atividades culturais e pedagógicas, ministrar aulas.