CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.

Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.

Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.

Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-05 deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, preparar aulas, avaliar os alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve organizar visitas a espaços culturais, propor trabalhos e atividades, estabelecer conteúdos mínimos por série, ajustar planejamento a classe, planejar as atividades periódicas da área, criar material didático, pesquisar material didático e paradidático, expressar-se em vários níveis de linguagem, selecionar material didático, trabalhar conceitos de família e cidadania, formar grupos para atuação nos eventos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, registrar conteúdos e atividades ministrados, determinar objetivo da aula, divulgar os eventos da escola, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, analisar material didático e paradidático, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, monitorar trabalhos em grupo, instruir os alunos para participar dos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, propor situações-problema aos alunos, estabelecer cronograma de atividades, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, escolher temas para reuniões, criar atividade paralela de reforço, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, registrar frequência dos alunos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, relacionar os conteúdos aos temas transversais, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, registrar conceitos e notas dos alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, definir temas transversais e interdisciplinares, sugerir projetos para a comunidade escolar, preparar instrumentos para registro do evento, sugerir metodologias de ensino, registrar aulas previstas e dadas, organizar palestras, proceder com criatividade, corrigir trabalhos dos alunos, exercer autoridade com critério, interagir com a comunidade escolar, acompanhar trabalho diário do aluno, dominar a modalidade escrita da língua, sugerir objetivos gerais e específicos, revisar conteúdos, discutir o conteúdo científico com os alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, produzir material didático, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, proceder com ética e moral, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, estabelecer estratégias de avaliação, dialogar com os alunos, apresentar relatórios às autoridades competentes, atualizar-se, notificar os pais sobre a situação dos alunos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, definir estratégias de ensino, propor atividades de comunicação oral ao aluno, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, empregar atividades de recuperação paralela, aplicar instrumentos diversos de avaliação, definir metodologias de ensino, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, preparar roteiro de observação para os alunos, consultar legislação educacional, programar pauta das reuniões, convencionar regras de convivência, apresentar capacidade de trabalho em equipe, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, trocar experiências com os pares e especialistas, fixar objetivos de avaliação, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, traçar os objetivos dos eventos, anotar ocorrências anômalas, divulgar a produção da escola na comunidade, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, orientar o aluno para atitudes de convívio social, relatar evasão escolar, preparar o cronograma dos eventos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, sugerir formas para qualificação do docente, preencher fichas descritivas, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, divulgar os trabalhos dos alunos, listar fontes de pesquisa para o aluno, atuar em reuniões de professores, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, proceder com clareza, redigir relatório sobre alunos com problemas, opinar sobre propostas pedagógicas, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno.

Cargos e salários CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)

Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) CBO 2312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.190 e 7.600 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 21.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasil

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.190 e 7.600 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 21.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Aracaju

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Aracaju, SE

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.132 e 4.577 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Mato Grosso

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.429 e 5.492 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 945 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São José dos Campos

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.183 e 3.815 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Porto Alegre

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.857 e 5.594 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Sorocaba

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 5.359 e 7.409 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Campinas

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Campinas, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.052 e 6.190 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 86 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Curitiba

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.151 e 4.263 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Bahia

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.192 e 4.425 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 973 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Paraná

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.465 e 8.418 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 2.031 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.512 e 5.527 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.990 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São Paulo

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.534 e 7.310 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 4.848 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiás

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 3.557 e 9.122 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 1.210 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.244 e 4.063 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pernambuco

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 3.442 e 9.114 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 761 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pará

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Pará, ganha entre 3.078 e 6.660 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Distrito Federal

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 3.390 e 7.356 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 834 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.