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CBO 2312-05 - Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.

Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.

Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.

Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-05 deve demonstrar competências pessoais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, participar na elaboração do projeto pedagógico, ministrar aulas, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-05

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-05

Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve trocar experiências com os pares e especialistas, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, pesquisar material didático e paradidático, propor situações-problema aos alunos, programar pauta das reuniões, registrar frequência dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, preparar o cronograma dos eventos, organizar visitas a espaços culturais, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, registrar conceitos e notas dos alunos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, corrigir trabalhos dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, monitorar trabalhos em grupo, empregar atividades de recuperação paralela, estabelecer estratégias de avaliação, dominar a modalidade escrita da língua, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, comunicar-se com diferentes faixas etárias, sugerir projetos para a comunidade escolar, dialogar com os alunos, estabelecer conteúdos mínimos por série, redigir relatório sobre alunos com problemas, notificar os pais sobre a situação dos alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, atuar em reuniões de professores, propor atividades de comunicação oral ao aluno, revisar conteúdos, sugerir metodologias de ensino, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, contatar instituições para viabilização de atividades, selecionar material didático, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, definir estratégias de ensino, sugerir objetivos gerais e específicos, proceder com ética e moral, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, traçar os objetivos dos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, divulgar os eventos da escola, preencher fichas descritivas, proceder com clareza, ajustar planejamento a classe, propor trabalhos e atividades, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, definir metodologias de ensino, planejar as atividades periódicas da área, organizar palestras, relatar evasão escolar, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, apresentar capacidade de trabalho em equipe, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, divulgar os trabalhos dos alunos, determinar objetivo da aula, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, produzir material didático, atuar em reuniões periódicas de planejamento, registrar aulas previstas e dadas, convencionar regras de convivência, anotar ocorrências anômalas, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, trabalhar conceitos de família e cidadania, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, definir temas transversais e interdisciplinares, instruir os alunos para participar dos eventos, analisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos diversos de avaliação, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, relacionar os conteúdos aos temas transversais, acompanhar trabalho diário do aluno, criar material didático, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, consultar legislação educacional, criar atividade paralela de reforço, proceder com criatividade, escolher temas para reuniões, preparar roteiro de observação para os alunos, sugerir formas para qualificação do docente, interagir com a comunidade escolar, estabelecer cronograma de atividades, fixar objetivos de avaliação, preparar instrumentos para registro do evento, atualizar-se, divulgar a produção da escola na comunidade, listar fontes de pesquisa para o aluno, expressar-se em vários níveis de linguagem, discutir o conteúdo científico com os alunos, exercer autoridade com critério, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar conteúdos e atividades ministrados.

Cargos e salários CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)

Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) CBO 2312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.158 e 7.451 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 21.155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasil

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.678 e 9.194 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 20.701 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Aracaju

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Aracaju, SE

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.228 e 4.916 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Mato Grosso

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.478 e 5.489 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 957 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São José dos Campos

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.113 e 3.579 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Porto Alegre

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.928 e 5.644 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Sorocaba

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 3.123 e 6.696 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Campinas

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Campinas, SP

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.033 e 6.000 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 76 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Curitiba

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.210 e 4.332 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Bahia

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.215 e 4.442 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 999 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Paraná

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.467 e 8.348 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 2.034 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.572 e 5.730 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.935 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São Paulo

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.441 e 7.066 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 4.617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiás

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 3.407 e 8.576 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 1.197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.248 e 4.063 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pernambuco

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 5.096 e 15.065 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 708 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pará

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Pará, ganha entre 3.121 e 6.631 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.
Salário Professor da  Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Distrito Federal

O profissional no cargo de Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 3.361 e 7.226 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 820 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-05.