CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, pesquisar, realizar tarefas administrativas, interagir com a família e a comunidade, organizar as atividades, cuidar dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, planejar a prática educacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve brincar com os alunos, demonstrar paciência, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, receber alunos novos, demonstrar disciplina, orientar sobre noções de higiene, trabalhar áreas de conhecimento, dramatizar histórias e situações do cotidiano, programar atividades extraclasses, registrar freqüência dos alunos, agrupar os alunos, expor conteúdos, ler para os alunos, demonstrar dinamismo, controlar a saída de alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar bom humor, preparar o ambiente para as atividades, pesquisar recursos didáticos, acompanhar a refeição, observar a interação dos alunos, enviar comunicados ao pais, escrever para os alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, estabelecer normas e regras de conduta, preparar projetos pedagógicos, convocar pais de alunos, demonstrar bom senso, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de compreensão oral, pesquisar conteúdos, organizar eventos, discutir casos específicos com a coordenação, preencher documentos com informações dos alunos, estimar a necessidade de material, ministrar aulas, demonstrar alegria, acompanhar momento de sono, orientar sobre hábitos alimentares, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, registrar entrevistas com os pais, estabelecer rotinas, preparar reunião de pais, avaliar o desenvolvimento psicomotor, auxiliar os alunos na colocação roupas, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, mediar situações de conflitos no grupo, realizar visitas temáticas, passear com os alunos, promover encontros e atividades com os pais, selecionar recursos didáticos, criar situações de aprendizagem, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, promover a convivência social - socializar, estabelecer limites, participar de eventos da comunidade, organizar comemorações de aniversário, revisar o planejamento, demonstrar sensibilidade, preparar adaptação de casos especiais, dançar, realizar auto-avaliação, orientar os pais sobre alimentação saudável, estudar casos - situações especiais, prestar primeiros socorros, corrigir trabalhos com os alunos, contar histórias, selecionar material, analisar situações de aprendizagem, demonstrar preparo físico, definir estratégias pedagógicas, guardar o material, demonstrar criatividade, construir material didático, programar atividades diárias, demonstrar capacidade de tomar decisões, sondar necessidades e potencialidades do grupo, elaborar instrumentos de avaliação, organizar o espaço das atividades, levantar bibliografia, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, alfabetizar os alunos, orientar sobre noções de segurança, organizar a refeição, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar organização, sondar o conhecimento prévio dos alunos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, registrar ocorrências, rever normas de conduta com as crianças, atender pais, conferir material, preparar projetos para interação com a comunidade, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, acolher os alunos, ministrar reuniões de pais, desenvolver trabalhos coletivos, planejar a rotina dos alunos, manter-se atualizado, demonstrar disposição, atender alunos, individualmente, participar de cursos e treinamentos profissionais, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, intervir em situações de risco para os alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, demonstrar empatia, improvisar atividades, criar recursos didáticos, demonstrar flexibilidade, demonstrar autocontrole, definir conteúdo programático do ano letivo, documentar as observações, comprar material, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, organizar a entrada e a saída dos alunos, cantar, requisitar material, definir critérios de agrupamentos de alunos, demonstrar ética, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, mostrar-se atento, reelaborar o planejamento, organizar o material didático, promover atividades integradoras, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, observar o comportamento dos alunos, passar lição de casa, preparar a sala, convidar personalidades e entidades.