CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-05 deve realizar tarefas administrativas, planejar a prática educacional, pesquisar, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, promover a educação dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve demonstrar paciência, criar recursos didáticos, mediar situações de conflitos no grupo, demonstrar capacidade de compreensão oral, demonstrar sensibilidade, pesquisar conteúdos, mostrar-se atento, estabelecer normas e regras de conduta, expor conteúdos, preparar adaptação de casos especiais, selecionar material, demonstrar bom humor, escrever para os alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar empatia, definir critérios de agrupamentos de alunos, demonstrar preparo físico, sondar o conhecimento prévio dos alunos, desenvolver trabalhos coletivos, improvisar atividades, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar capacidade de tomar decisões, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, demonstrar autocontrole, demonstrar disciplina, orientar sobre hábitos alimentares, manter-se atualizado, estabelecer rotinas, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, reelaborar o planejamento, programar atividades diárias, estabelecer limites, demonstrar ética, demonstrar dinamismo, dramatizar histórias e situações do cotidiano, preparar reunião de pais, definir estratégias pedagógicas, rever normas de conduta com as crianças, estimar a necessidade de material, demonstrar alegria, avaliar o desenvolvimento psicomotor, prestar esclarecimento aos pais, registrar ocorrências, organizar a entrada e a saída dos alunos, preencher documentos com informações dos alunos, promover a convivência social - socializar, registrar freqüência dos alunos, promover atividades integradoras, conferir material, organizar a refeição, promover encontros e atividades com os pais, definir conteúdo programático do ano letivo, acompanhar a refeição, auxiliar os alunos na colocação roupas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, estudar casos - situações especiais, prestar primeiros socorros, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar disposição, requisitar material, organizar o espaço das atividades, contar histórias, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, demonstrar criatividade, passear com os alunos, analisar situações de aprendizagem, levantar bibliografia, demonstrar organização, ministrar reuniões de pais, convocar pais de alunos, planejar a rotina dos alunos, construir material didático, discutir casos específicos com a coordenação, preparar a sala, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, corrigir trabalhos com os alunos, documentar as observações, agrupar os alunos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, criar situações de aprendizagem, realizar auto-avaliação, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, guardar o material, acolher os alunos, realizar visitas temáticas, ler para os alunos, trabalhar áreas de conhecimento, brincar com os alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, preparar projetos pedagógicos, preparar projetos para interação com a comunidade, pesquisar recursos didáticos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, dançar, registrar entrevistas com os pais, comprar material, cantar, receber alunos novos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, participar de cursos e treinamentos profissionais, selecionar recursos didáticos, orientar sobre noções de higiene, participar de eventos da comunidade, passar lição de casa, controlar a saída de alunos, observar a interação dos alunos, organizar eventos, atender pais, organizar comemorações de aniversário, organizar o material didático, observar o comportamento dos alunos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, demonstrar bom senso, enviar comunicados ao pais, alfabetizar os alunos, convidar personalidades e entidades, programar atividades extraclasses, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, sondar necessidades e potencialidades do grupo, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, atender alunos, individualmente, orientar sobre noções de segurança, demonstrar flexibilidade, intervir em situações de risco para os alunos, revisar o planejamento, ministrar aulas, acompanhar momento de sono.