CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
Funções
avaliar as práticas pedagógicas, realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos, interagir com a família e a comunidade, promover a educação dos alunos, pesquisar, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, promover a relação ensino-aprendizagem, planejar a prática educacional.
Atividades
lidar com a diversidade cultural, social e econômica, pesquisar conteúdos, dançar, definir conteúdo programático do ano letivo, mediar situações de conflitos no grupo, orientar sobre noções de segurança, rever normas de conduta com as crianças, preparar projetos pedagógicos, demonstrar organização, ministrar reuniões de pais, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, observar o comportamento dos alunos, orientar sobre noções de higiene, orientar os pais sobre alimentação saudável, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, ler para os alunos, comprar material, receber alunos novos, acolher os alunos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar ética, demonstrar dinamismo, definir estratégias pedagógicas, intervir em situações de risco para os alunos, selecionar recursos didáticos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar bom humor, realizar visitas temáticas, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, sondar necessidades e potencialidades do grupo, estabelecer rotinas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, controlar a saída de alunos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, demonstrar autocontrole, enviar comunicados ao pais, orientar sobre hábitos alimentares, conferir material, programar atividades extraclasses, manter-se atualizado, organizar o espaço das atividades, demonstrar empatia, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, organizar comemorações de aniversário, passear com os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, prestar primeiros socorros, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer limites, demonstrar flexibilidade, demonstrar paciência, preparar reunião de pais, demonstrar alegria, brincar com os alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, selecionar material, promover encontros e atividades com os pais, demonstrar capacidade de tomar decisões, registrar ocorrências, cantar, registrar freqüência dos alunos, analisar situações de aprendizagem, definir critérios de agrupamentos de alunos, realizar auto-avaliação, preparar adaptação de casos especiais, receber comunicados dos pais - agenda, circular, corrigir trabalhos com os alunos, construir material didático, atender alunos, individualmente, demonstrar criatividade, expor conteúdos, revisar o planejamento, pesquisar recursos didáticos, estabelecer normas e regras de conduta, ministrar aulas, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, organizar a refeição, agrupar os alunos, demonstrar preparo físico, preparar o ambiente para as atividades, contar histórias, demonstrar disposição, acompanhar momento de sono, preparar a sala, demonstrar capacidade de compreensão oral, documentar as observações, programar atividades diárias, criar situações de aprendizagem, trabalhar áreas de conhecimento, registrar entrevistas com os pais, acompanhar a refeição, convidar personalidades e entidades, participar de eventos da comunidade, organizar o material didático, alfabetizar os alunos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar bom senso, promover atividades integradoras, planejar a rotina dos alunos, requisitar material, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, mostrar-se atento, preencher documentos com informações dos alunos, observar a interação dos alunos, convocar pais de alunos, guardar o material, criar recursos didáticos, levantar bibliografia, demonstrar sensibilidade, estimar a necessidade de material, passar lição de casa, organizar a entrada e a saída dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, sondar o conhecimento prévio dos alunos, improvisar atividades, estudar casos - situações especiais, promover a convivência social - socializar, participar de cursos e treinamentos profissionais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, preparar projetos para interação com a comunidade, escrever para os alunos, atender pais, organizar eventos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, auxiliar os alunos na colocação roupas, reelaborar o planejamento, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar disciplina, discutir casos específicos com a coordenação.