CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
- Professores de nível superior na educação infantil.
Descrição dos cargos da categoria Professores de nível superior na educação infantil
Os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.
Condições de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções dos Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05
Professores de nível superior na educação infantil devem:
Atividades dos cargos CBO 2311-05
Entre as principais atribuições dos Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 estão as de:
- levantar bibliografia;
- conferir material;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- registrar entrevistas com os pais;
- preparar o ambiente para as atividades;
- programar atividades diárias;
- programar atividades extraclasses;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- alfabetizar os alunos;
- escrever para os alunos;
- pesquisar conteúdos;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- definir estratégias pedagógicas;
- estudar casos (situações especiais);
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- convidar personalidades e entidades;
- enviar comunicados ao pais;
- organizar eventos;
- agrupar os alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- atender pais;
- demonstrar paciência;
- prestar primeiros socorros;
- convocar pais de alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- organizar o espaço das atividades;
- promover a convivência social (socializar);
- demonstrar empatia;
- documentar as observações;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- controlar a saída de alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar preparo físico;
- improvisar atividades;
- mostrar-se atento;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- participar de eventos da comunidade;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- brincar com os alunos;
- demonstrar bom senso;
- ministrar reuniões de pais;
- guardar o material;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- selecionar material;
- manter-se atualizado;
- demonstrar criatividade;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- promover encontros e atividades com os pais;
- contar histórias;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- passear com os alunos;
- cantar;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- preparar reunião de pais;
- organizar o material didático;
- dançar;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- promover atividades integradoras;
- demonstrar dinamismo;
- ministrar aulas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- organizar a refeição;
- analisar situações de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- organizar comemorações de aniversário;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- prestar esclarecimento aos pais;
- estabelecer limites;
- realizar visitas temáticas;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- pesquisar recursos didáticos;
- passar lição de casa;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- registrar ocorrências;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- ler para os alunos;
- estimar a necessidade de material;
- demonstrar ética;
- demonstrar autocontrole;
- orientar sobre noções de segurança;
- acolher os alunos;
- construir material didático;
- selecionar recursos didáticos;
- criar recursos didáticos;
- atender alunos, individualmente;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- preparar projetos pedagógicos;
- registrar frequência dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- criar situações de aprendizagem;
- demonstrar disposição;
- acompanhar a refeição;
- preparar adaptação de casos especiais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- requisitar material;
- demonstrar alegria;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- reelaborar o planejamento;
- receber alunos novos;
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar bom humor;
- revisar o planejamento;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar organização;
- expor conteúdos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- preparar a sala;
- comprar material;
- realizar autoavaliação;
- rever normas de conduta com as crianças;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- planejar a rotina dos alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- acompanhar momento de sono;