CBO 2313-05 - Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

O Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas. Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2313-05

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências. Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação. Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados. Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências. Define atividades extraclasse. Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem.

Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores. Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas. Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema. Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA CONJUNTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA LÓGICA MATEMÁTICA 3 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DOS NÚMEROS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) ÁLGEBRA LINEAR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) COMUNICAÇÃO E REDES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA: ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR, GALÁXIAS, COSMOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS DA FÍSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÓTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ACÚSTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FENÔMENOS TÉRMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA CONDENSADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) SISTEMAS TERMODINÂMICOS E ESTADOS DA MATÉRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA DOS ELEMENTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) FUDAMENTOS DE GEOCIÊNCIAS: GEOLOGIA, GEOFÍSICA, METEOROLOGIA, OUTROS ASPECTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) NATUREZA DA INFORMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BOTÂNICA BOTÂNICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BOTÂNICA BOTÂNICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA, DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRÁTICAS LABORATORIAS PARA PROJETOS DE ROBÓTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • Registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • Comunicar-se;
  • Participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • Planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • Promover a educação dos alunos;
  • Estudar;
  • Avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • Propor calendário de avaliação escrita;
  • Selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • Determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • Ministrar aulas;
  • Possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • Demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • Registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • Agir eticamente;
  • Estabelecer as metodologias de ensino;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • Colocar-se disponível para os alunos;
  • Expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • Orientar a auto-avaliação dos alunos;
  • Debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • Preencher formulários com notas e faltas;
  • Definir processos e critérios de avaliação;
  • Desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
  • Respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • Propor regras comuns para comunidade escolar;
  • Sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • Orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
  • Respeitar os limites dos alunos;
  • Demonstrar liderança;
  • Organizar atividades comunitárias;
  • Elaborar os instrumentos de avaliação;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • Construir relações de confiança com os alunos;
  • Registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • Decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • Preencher diário de classe;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • Promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • Freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • Promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • Propor critérios para a composição das classes;
  • Selecionar os conteúdos;
  • Elaborar o projeto pedagógico;
  • Organizar a bibliografia;
  • Ler literatura específica da área de conhecimento;
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • Consultar bibliotecas;
  • Solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • Corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • Aprender novas tecnologias;
  • Demonstrar criatividade e iniciativa;
  • Propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • Demonstrar solidariedade;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • Identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • Propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • Analisar a auto-avaliação dos alunos;
  • Revelar interesses multidisciplinares;
  • Orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • Conviver com as idéias ou posições contrárias;
  • Comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • Demonstrar capacidade de diálogo;
  • Propor estudos interdisciplinares;
  • Assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • Participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • Propor opções para o horário de trabalho;
  • Analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • Prever participação em eventos culturais e científicos;
  • Falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • Desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • Incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • Desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades;
  • Registrar atividades extracurriculares;
  • Propor atividades culturais;
  • Empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • Elencar temas para projetos pedagógicos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Prever recursos materiais e didáticos;
  • Dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Consultar legislação;
  • Orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • Criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • Sistematizar o conhecimento;
  • Estimular a troca de conhecimento;
  • Elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • Comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • Expressar-se com clareza;
  • Contextualizar os conhecimentos;
  • Contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • Listar material escolar básico;
  • Discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • Demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • Analisar o plano de gestão da escola;
  • Adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • Acompanhar as mudanças na área da educação;
  • Diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • Observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • Escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Demonstrar controle emocional;
  • Contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • Definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • Esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • Registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • Trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • Registrar avaliações e resultados;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-05

CBO 2313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série