CBO 2313-05 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
Funções
participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, estudar, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Atividades
elaborar cronogramas das atividades da disciplina, demonstrar solidariedade, dialogar com a direção e coordenações da escola, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, decodificar diferentes códigos e linguagens, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, elencar temas para projetos pedagógicos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, trabalhar em equipe, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, definir processos e critérios de avaliação, expressar-se com clareza, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, colocar-se disponível para os alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, criar situações múltiplas de aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, acompanhar as mudanças na área da educação, sistematizar o conhecimento, conviver com as idéias ou posições contrárias, demonstrar pontualidade e assiduidade, registrar atividades culturais e pedagógicas, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor atividades culturais, respeitar a heterogeneidade dos alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, ler literatura específica da área de conhecimento, preencher diário de classe, organizar a bibliografia, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, construir relações de confiança com os alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, estabelecer as metodologias de ensino, elaborar os instrumentos de avaliação, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, analisar o plano de gestão da escola, ministrar aulas, demonstrar liderança, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, estimular a troca de conhecimento, orientar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, elaborar o projeto pedagógico, organizar atividades comunitárias, consultar bibliotecas, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar capacidade de diálogo, prever recursos materiais e didáticos, propor estudos interdisciplinares, debater projetos interdisciplinares com os alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, consultar legislação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, demonstrar criatividade e iniciativa, agir eticamente, propor regras comuns para comunidade escolar, contextualizar os conhecimentos, aprender novas tecnologias, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, registrar avaliações e resultados, possibiltar a apropriação de conhecimentos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, listar material escolar básico, demonstrar controle emocional, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, respeitar os limites dos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, prever participação em eventos culturais e científicos, revelar interesses multidisciplinares, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, propor calendário de avaliação escrita, propor opções para o horário de trabalho, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, propor critérios para a composição das classes, selecionar os conteúdos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação.