CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve efetuar registros burocráticos pedagógicos, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, ministrar aulas, avaliar os alunos, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve atuar em reuniões de professores, formar grupos para atuação nos eventos, organizar visitas a espaços culturais, sugerir metodologias de ensino, listar fontes de pesquisa para o aluno, manter vínculos afetivos com os alunos, organizar palestras, instruir os alunos para participar dos eventos, relatar evasão escolar, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, planejar as atividades periódicas da área, sugerir projetos para a comunidade escolar, proceder com criatividade, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, anotar ocorrências anômalas, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, revisar conteúdos, convencionar regras de convivência, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atualizar-se, traçar os objetivos dos eventos, preparar instrumentos para registro do evento, registrar aulas previstas e dadas, registrar frequência dos alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, ajustar planejamento a classe, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, criar material didático, corrigir trabalhos dos alunos, monitorar trabalhos em grupo, definir estratégias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, definir metodologias de ensino, analisar material didático e paradidático, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, conversar com os pais dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, divulgar os eventos da escola, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, determinar objetivo da aula, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, notificar os pais sobre a situação dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, estabelecer estratégias de avaliação, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, programar pauta das reuniões, sugerir formas para qualificação do docente, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, opinar sobre propostas pedagógicas, estabelecer conteúdos mínimos por série, criar atividade paralela de reforço, definir temas transversais e interdisciplinares, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, proceder com clareza, estabelecer cronograma de atividades, divulgar os trabalhos dos alunos, consultar legislação educacional, atuar em reuniões de pais, pesquisar material didático e paradidático, definir critérios de avaliação, empregar atividades de recuperação paralela, orientar o aluno para atitudes de convívio social, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, propor situações-problema aos alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, preparar o cronograma dos eventos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, relacionar os conteúdos aos temas transversais, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, apresentar relatórios às autoridades competentes, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, divulgar a produção da escola na comunidade, registrar conceitos e notas dos alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, preencher fichas descritivas, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, aplicar instrumentos diversos de avaliação, exercer autoridade com critério, propor trabalhos e atividades, contatar instituições para viabilização de atividades, interagir com a comunidade escolar, acompanhar trabalho diário do aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, expressar-se em vários níveis de linguagem, fixar objetivos de avaliação, trocar experiências com os pares e especialistas, discutir o conteúdo científico com os alunos, dialogar com os alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, escolher temas para reuniões, proceder com ética e moral, sugerir objetivos gerais e específicos, produzir material didático, atuar em reuniões periódicas de planejamento, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, discutir conceitos de religiosidade, selecionar material didático, apresentar capacidade de trabalho em equipe.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasil

  • 47.698
  • Brasil
  • 2.855 - 6.175
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.855 e 6.175 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 47.698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Brasil

  • 47.698
  • Brasil
  • 2.855 - 6.175
  • 29h
O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.855 e 6.175 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 47.698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Brasil

  • 47.698
  • Brasil
  • 2.855 - 6.175
  • 29h
O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.855 e 6.175 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 47.698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Rio de Janeiro

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Rio de Janeiro, RJ

  • 1.522
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.031 - 7.262
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.031 e 7.262 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Curitiba

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Curitiba, PR

  • 558
  • Curitiba, PR
  • 2.234 - 4.204
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.234 e 4.204 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 558 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Recife

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Recife, PE

  • 370
  • Recife, PE
  • 2.910 - 5.785
  • 34h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.910 e 5.785 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 370 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Porto Alegre

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Porto Alegre, RS

  • 423
  • Porto Alegre, RS
  • 3.479 - 6.436
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.479 e 6.436 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 423 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiás

  • 1.133
  • Goiás
  • 2.695 - 5.276
  • 28h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.695 e 5.276 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 1.133 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São José dos Campos

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São José dos Campos, SP

  • 119
  • São José dos Campos, SP
  • 3.004 - 5.439
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.004 e 5.439 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Aracaju

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Aracaju, SE

  • 241
  • Aracaju, SE
  • 1.839 - 3.414
  • 32h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.839 e 3.414 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 241 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Blumenau

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Blumenau, SC

  • 47
  • Blumenau, SC
  • 4.238 - 10.425
  • 34h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 4.238 e 10.425 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Salvador

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Salvador, BA

  • 636
  • Salvador, BA
  • 2.510 - 5.157
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.510 e 5.157 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Pernambuco

  • 870
  • Pernambuco
  • 2.751 - 5.837
  • 33h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.751 e 5.837 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 870 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São Paulo

  • 15.526
  • São Paulo
  • 3.319 - 6.290
  • 30h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.319 e 6.290 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 15.526 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Fortaleza

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Fortaleza, CE

  • 299
  • Fortaleza, CE
  • 2.146 - 4.167
  • 39h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.146 e 4.167 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Niterói

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Niterói, RJ

  • 162
  • Niterói, RJ
  • 3.405 - 7.485
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 3.405 e 7.485 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Brasília

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasília, DF

  • 978
  • Brasília, DF
  • 3.339 - 6.875
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.339 e 6.875 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 978 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Goiânia

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiânia, GO

  • 562
  • Goiânia, GO
  • 2.925 - 5.725
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.925 e 5.725 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 562 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.