CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
Funções
comunicar-se, efetuar registros burocráticos pedagógicos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, avaliar os alunos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico.
Atividades
selecionar material didático, proceder com ética e moral, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, trocar experiências com os pares e especialistas, escolher temas para reuniões, propor atividades de comunicação oral ao aluno, revisar conteúdos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, divulgar os trabalhos dos alunos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, atualizar-se, criar atividade paralela de reforço, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, estabelecer cronograma de atividades, acompanhar trabalho diário do aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, organizar palestras, produzir material didático, empregar atividades de recuperação paralela, apresentar capacidade de trabalho em equipe, sugerir formas para qualificação do docente, dialogar com os alunos, conversar com os pais dos alunos, analisar material didático e paradidático, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, apresentar relatórios às autoridades competentes, contatar instituições para viabilização de atividades, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, registrar conceitos e notas dos alunos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, propor situações-problema aos alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, pesquisar material didático e paradidático, determinar objetivo da aula, atuar em reuniões de pais, atuar em reuniões de professores, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, preparar roteiro de observação para os alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, comunicar-se com diferentes faixas etárias, relacionar os conteúdos aos temas transversais, registrar frequência dos alunos, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, fixar objetivos de avaliação, exercer autoridade com critério, corrigir trabalhos dos alunos, registrar conteúdos e atividades ministrados, definir temas transversais e interdisciplinares, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, orientar o aluno para atitudes de convívio social, preparar o cronograma dos eventos, notificar os pais sobre a situação dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, estabelecer estratégias de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, sugerir objetivos gerais e específicos, divulgar os eventos da escola, manter vínculos afetivos com os alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, convencionar regras de convivência, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, interagir com a comunidade escolar, ajustar planejamento a classe, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, formar grupos para atuação nos eventos, consultar legislação educacional, definir estratégias de ensino, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, definir critérios de avaliação, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, relatar evasão escolar, registrar aulas previstas e dadas, definir metodologias de ensino, proceder com criatividade, opinar sobre propostas pedagógicas, dominar a modalidade escrita da língua, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, propor trabalhos e atividades, redigir relatório sobre alunos com problemas, planejar as atividades periódicas da área, traçar os objetivos dos eventos, sugerir projetos para a comunidade escolar, discutir o conteúdo científico com os alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, discutir conceitos de religiosidade, organizar visitas a espaços culturais, preencher fichas descritivas, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, anotar ocorrências anômalas, atuar em reuniões periódicas de planejamento, instruir os alunos para participar dos eventos, criar material didático, estabelecer conteúdos mínimos por série, listar fontes de pesquisa para o aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, divulgar a produção da escola na comunidade, monitorar trabalhos em grupo, sugerir metodologias de ensino, preparar instrumentos para registro do evento, proceder com clareza, programar pauta das reuniões.