CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve ministrar aulas, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, avaliar os alunos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, participar na elaboração do projeto pedagógico, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve relacionar os conteúdos aos temas transversais, listar fontes de pesquisa para o aluno, traçar os objetivos dos eventos, preparar o cronograma dos eventos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, relatar evasão escolar, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, preparar instrumentos para registro do evento, estabelecer cronograma de atividades, comunicar-se com diferentes faixas etárias, criar material didático, escolher temas para reuniões, corrigir trabalhos dos alunos, selecionar material didático, atuar em reuniões de pais, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, planejar as atividades periódicas da área, pesquisar material didático e paradidático, empregar atividades de recuperação paralela, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, discutir o conteúdo científico com os alunos, sugerir metodologias de ensino, sugerir formas para qualificação do docente, definir metodologias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, monitorar trabalhos em grupo, propor atividades de comunicação oral ao aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, expressar-se em vários níveis de linguagem, divulgar os trabalhos dos alunos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, exercer autoridade com critério, aplicar instrumentos diversos de avaliação, sugerir projetos para a comunidade escolar, organizar visitas a espaços culturais, apresentar capacidade de trabalho em equipe, consultar legislação educacional, formar grupos para atuação nos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, conversar com os pais dos alunos, propor trabalhos e atividades, instruir os alunos para participar dos eventos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, atualizar-se, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, anotar ocorrências anômalas, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, notificar os pais sobre a situação dos alunos, redigir relatório sobre alunos com problemas, orientar o aluno para atitudes de convívio social, definir temas transversais e interdisciplinares, analisar material didático e paradidático, criar atividade paralela de reforço, revisar conteúdos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, registrar conceitos e notas dos alunos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, trabalhar conceitos de família e cidadania, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, divulgar os eventos da escola, trocar experiências com os pares e especialistas, ajustar planejamento a classe, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, preencher fichas descritivas, estabelecer conteúdos mínimos por série, registrar aulas previstas e dadas, apresentar relatórios às autoridades competentes, atuar em reuniões periódicas de planejamento, discutir conceitos de religiosidade, proceder com ética e moral, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, opinar sobre propostas pedagógicas, atuar em reuniões de professores, fixar objetivos de avaliação, contatar instituições para viabilização de atividades, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, proceder com criatividade, interagir com a comunidade escolar, definir estratégias de ensino, acompanhar trabalho diário do aluno, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, estabelecer estratégias de avaliação, determinar objetivo da aula, organizar palestras, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, convencionar regras de convivência, proceder com clareza, definir critérios de avaliação, preparar roteiro de observação para os alunos, dialogar com os alunos, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, propor situações-problema aos alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, registrar frequência dos alunos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, programar pauta das reuniões, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, produzir material didático.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie)

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.082 e 6.558 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 46.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: Brasil

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.082 e 6.558 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 46.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Brasil

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.082 e 6.558 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 46.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Niterói

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Niterói, RJ

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 3.730 e 8.534 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São José dos Campos

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.225 e 6.062 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 142 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) São Paulo

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.974 e 8.943 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 3.910 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Campo Grande

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.692 e 5.429 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 342 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Rio de Janeiro

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.159 e 7.642 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.788 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Recife

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Recife, PE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.968 e 6.073 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Salvador

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.526 e 5.306 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 641 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Fortaleza

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.124 e 4.334 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Brasília

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.550 e 7.526 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.116 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Goiânia

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 4.895 e 13.167 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 763 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Cuiabá

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.507 e 4.681 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Belo Horizonte

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.030 e 6.024 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 713 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Curitiba

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.211 e 4.156 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 725 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Porto Alegre

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.635 e 6.819 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 448 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) Aracaju

Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie): Aracaju, SE

O profissional no cargo de Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie) CBO 2312-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.792 e 3.349 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.