CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação física do ensino fundamental
O Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.
Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.
Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.
Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.
Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-15 deve demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15
Um Professor de educação física do ensino fundamental (ou sinônimo) deve analisar a auto-avaliação dos alunos, organizar atividades comunitárias, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, sistematizar o conhecimento, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, elencar temas para projetos pedagógicos, ministrar aulas, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, avaliar a frequência dos alunos, elaborar o projeto pedagógico, participar da gestão escolar nos colegiados, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, prever recursos materiais e didáticos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, realizar reuniões com os pais para orientação, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, agir eticamente, propor critérios para a composição das classes, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, orientar a auto-avaliação dos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, consultar bibliotecas, propor opções para o horário de trabalho, aprender novas tecnologias, selecionar os conteúdos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, criar situações múltiplas de aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, elaborar os instrumentos de avaliação, registrar atividades culturais e pedagógicas, discutir projetos interdisciplinares com colegas, propor atividades culturais, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, definir processos e critérios de avaliação, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, propor calendário de avaliação escrita, participar da elaboração do plano de gestão da escola, revelar interesses multidisciplinares, ler literatura específica da área de conhecimento, participar das assembléias escolares, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, respeitar os limites dos alunos, registrar atividades extracurriculares, construir relações de confiança com os alunos, analisar o plano de gestão da escola, consultar legislação, demonstrar controle emocional, colocar-se disponível para os alunos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, preencher formulários com notas e faltas, trabalhar em equipe, acompanhar as mudanças na área da educação, assumir funções administrativo-pedagógicas, preencher diário de classe, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, estimular a troca de conhecimento, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar capacidade de diálogo, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, possibiltar a apropriação de conhecimentos, listar material escolar básico, expressar-se com clareza, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, estabelecer as metodologias de ensino, demonstrar solidariedade, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, dialogar com a direção e coordenações da escola, debater projetos interdisciplinares com os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, demonstrar liderança, organizar a bibliografia, respeitar a heterogeneidade dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, prever participação em eventos culturais e científicos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, registrar avaliações e resultados, propor estudos interdisciplinares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar criatividade e iniciativa, conviver com as idéias ou posições contrárias, contextualizar os conhecimentos.