CBO 2313-15 - Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação física do ensino fundamental
O Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.
Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.
Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.
Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.
Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-15 deve demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental CBO 2313-15
Um Professor de educação física do ensino fundamental (ou sinônimo) deve selecionar os conteúdos, agir eticamente, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, possibiltar a apropriação de conhecimentos, trabalhar em equipe, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, aprender novas tecnologias, registrar atividades culturais e pedagógicas, elaborar o projeto pedagógico, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar solidariedade, orientar a auto-avaliação dos alunos, elaborar os instrumentos de avaliação, registrar atividades extracurriculares, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, preencher formulários com notas e faltas, colocar-se disponível para os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, debater projetos interdisciplinares com os alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, realizar reuniões com os pais para orientação, dialogar com a direção e coordenações da escola, acompanhar as mudanças na área da educação, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, demonstrar controle emocional, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, contextualizar os conhecimentos, propor opções para o horário de trabalho, ler literatura específica da área de conhecimento, assumir funções administrativo-pedagógicas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar liderança, elencar temas para projetos pedagógicos, trocar experiências com os professores através de reuniões, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, ministrar aulas, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, definir processos e critérios de avaliação, decodificar diferentes códigos e linguagens, construir relações de confiança com os alunos, propor atividades culturais, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, analisar o plano de gestão da escola, listar material escolar básico, conviver com as idéias ou posições contrárias, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, criar situações múltiplas de aprendizagem, expressar-se com clareza, propor estudos interdisciplinares, demonstrar capacidade de intervir na realidade, organizar atividades comunitárias, estimular a troca de conhecimento, propor critérios para a composição das classes, respeitar os limites dos alunos, registrar avaliações e resultados, participar da elaboração do plano de gestão da escola, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, analisar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, participar das assembléias escolares, propor calendário de avaliação escrita, preencher diário de classe, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, consultar legislação, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, prever recursos materiais e didáticos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, estabelecer as metodologias de ensino, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, organizar a bibliografia, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, avaliar a frequência dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, discutir projetos interdisciplinares com colegas, sistematizar o conhecimento, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, prever participação em eventos culturais e científicos, consultar bibliotecas.