CBO 2313-15 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
Funções
demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, promover a educação dos alunos, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.
Atividades
orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, consultar bibliotecas, contextualizar os conhecimentos, criar situações múltiplas de aprendizagem, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, definir processos e critérios de avaliação, propor opções para o horário de trabalho, organizar a bibliografia, elaborar os instrumentos de avaliação, decodificar diferentes códigos e linguagens, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, propor estudos interdisciplinares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, orientar a autoavaliação dos alunos, analisar o plano de gestão da escola, propor critérios para a composição das classes, ministrar aulas, trocar experiências com os professores através de reuniões, possibilitar a apropriação de conhecimentos, demonstrar solidariedade, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar capacidade de diálogo, empregar recursos e procedimentos didáticos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, organizar atividades comunitárias, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, construir relações de confiança com os alunos, registrar avaliações e resultados, preencher formulários com notas e faltas, sistematizar o conhecimento, registrar atividades extracurriculares, expressar-se com clareza, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, participar da gestão escolar nos colegiados, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, assumir funções administrativo-pedagógicas, debater projetos interdisciplinares com os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, estimular a troca de conhecimento, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, revelar interesses multidisciplinares, prever recursos materiais e didáticos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, avaliar a frequência dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, prever participação em eventos culturais e científicos, estabelecer as metodologias de ensino, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar pontualidade e assiduidade, participar das assembleias escolares, demonstrar liderança, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, elaborar o projeto pedagógico, aprender novas tecnologias, conviver com as ideias ou posições contrárias, elencar temas para projetos pedagógicos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, agir eticamente, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, propor regras comuns para comunidade escolar, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar controle emocional, registrar atividades culturais e pedagógicas, realizar reuniões com os pais para orientação, participar da elaboração do plano de gestão da escola, respeitar os limites dos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, trabalhar em equipe, preencher diário de classe, determinar os objetivos do curso e da disciplina, propor atividades culturais, analisar a autoavaliação dos alunos, listar material escolar básico, consultar legislação, colocar-se disponível para os alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, ler literatura específica da área de conhecimento, propor calendário de avaliação escrita, selecionar os conteúdos.