CBO 2313-35 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

estudar, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Atividades

revelar interesses multidisciplinares, prever participação em eventos culturais e científicos, trocar experiências com os professores através de reuniões, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, propor regras comuns para comunidade escolar, aprender novas tecnologias, avaliar a frequência dos alunos, estabelecer as metodologias de ensino, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, decodificar diferentes códigos e linguagens, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar o plano de gestão da escola, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, propor atividades culturais, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, participar das assembleias escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, definir processos e critérios de avaliação, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, participar da gestão escolar nos colegiados, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, consultar bibliotecas, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, registrar atividades culturais e pedagógicas, preencher diário de classe, elencar temas para projetos pedagógicos, ler literatura específica da área de conhecimento, listar material escolar básico, consultar legislação, conviver com as ideias ou posições contrárias, registrar atividades extracurriculares, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, organizar atividades comunitárias, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar criatividade e iniciativa, demonstrar capacidade de diálogo, debater projetos interdisciplinares com os alunos, respeitar os limites dos alunos, sistematizar o conhecimento, selecionar os conteúdos, colocar-se disponível para os alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, elaborar o projeto pedagógico, propor opções para o horário de trabalho, possibilitar a apropriação de conhecimentos, agir eticamente, realizar reuniões com os pais para orientação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, trabalhar em equipe, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, prever recursos materiais e didáticos, assumir funções administrativo-pedagógicas, demonstrar solidariedade, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, propor calendário de avaliação escrita, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar liderança, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, organizar a bibliografia, expressar-se com clareza, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, contextualizar os conhecimentos, demonstrar controle emocional, dialogar com a direção e coordenações da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, discutir projetos interdisciplinares com colegas, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar avaliações e resultados, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, participar da elaboração do plano de gestão da escola, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, analisar a autoavaliação dos alunos, orientar a autoavaliação dos alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, acompanhar as mudanças na área da educação, ministrar aulas, propor critérios para a composição das classes.

Cargos e salários CBO 2313-35 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Brasil

  • 3.629
  • Brasil
  • 3.753 - 9.190
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.753 e 9.190 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 3.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 3.595
  • Brasil
  • 3.749 - 9.293
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.749 e 9.293 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 3.595 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental São Paulo

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

  • 309
  • São Paulo, SP
  • 6.359 - 16.753
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.359 e 16.753 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Belo Horizonte

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

  • 93
  • Belo Horizonte, MG
  • 4.459 - 9.643
  • 27h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.459 e 9.643 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

  • 152
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.546 - 7.795
  • 20h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.546 e 7.795 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 1.144
  • São Paulo
  • 4.422 - 10.297
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.422 e 10.297 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.144 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

  • 152
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.546 - 7.795
  • 20h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.546 e 7.795 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

  • 309
  • São Paulo, SP
  • 6.359 - 16.753
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 6.359 e 16.753 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 309 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.