CBO 2313-35 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.

Descrição dos cargos da categoria Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • estudar;
  • Atividades dos cargos CBO 2313-35

    Entre as principais atribuições dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 estão as de:

    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • selecionar os conteúdos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • organizar a bibliografia;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • aprender novas tecnologias;
    • demonstrar controle emocional;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • demonstrar liderança;
    • ministrar aulas;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • organizar atividades comunitárias;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • demonstrar solidariedade;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • propor atividades culturais;
    • consultar bibliotecas;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • consultar legislação;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • expressar-se com clareza;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • agir eticamente;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • registrar avaliações e resultados;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • participar das assembleias escolares;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • listar material escolar básico;
    • preencher diário de classe;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • sistematizar o conhecimento;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;

    Cargos e salários CBO 2313-35 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

    Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

    Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Brasil

    • 3.064
    • Brasil
    • 2.979 - 7.431
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.431 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 3.064 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

    Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

    • 3.064
    • Brasil
    • 2.979 - 7.431
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.979 e 7.431 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 3.064 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental São Paulo

    Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

    • 228
    • São Paulo, SP
    • 4.867 - 12.060
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.867 e 12.060 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Belo Horizonte

    Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Belo Horizonte, MG

    • 48
    • Belo Horizonte, MG
    • 3.1 - 6.552
    • 20h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.1 e 6.552 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

    Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

    • 98
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 3.027 - 7.859
    • 19h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.027 e 7.859 para uma jornada de trabalho média de 19h semanais de acordo com dados salariais de 98 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

    Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: São Paulo

    • 930
    • São Paulo
    • 3.532 - 3.708
    • 26h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.532 e 3.708 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 930 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

    Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

    • 98
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 3.027 - 7.859
    • 19h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.027 e 7.859 para uma jornada de trabalho média de 19h semanais de acordo com dados salariais de 98 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.
    Salário Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

    Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

    • 228
    • São Paulo, SP
    • 4.867 - 12.060
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Língua Portuguesa no Ensino Supletivo do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.867 e 12.060 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-35.