CBO 2313-35 - Professor de língua portuguesa do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35 ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.
Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.
Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-35 deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, estudar, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-35
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35
Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental (ou sinônimo) deve conviver com as idéias ou posições contrárias, elencar temas para projetos pedagógicos, decodificar diferentes códigos e linguagens, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, determinar os objetivos do curso e da disciplina, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, consultar bibliotecas, ministrar aulas, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, participar das assembléias escolares, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, construir relações de confiança com os alunos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, demonstrar controle emocional, propor calendário de avaliação escrita, organizar atividades comunitárias, elaborar os instrumentos de avaliação, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, consultar legislação, demonstrar criatividade e iniciativa, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, colocar-se disponível para os alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, registrar atividades extracurriculares, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, selecionar os conteúdos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, organizar a bibliografia, estimular a troca de conhecimento, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, empregar recursos e procedimentos didáticos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, demonstrar capacidade de diálogo, orientar a auto-avaliação dos alunos, listar material escolar básico, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, prever recursos materiais e didáticos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades culturais, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor opções para o horário de trabalho, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, ler literatura específica da área de conhecimento, analisar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar liderança, debater projetos interdisciplinares com os alunos, agir eticamente, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, discutir projetos interdisciplinares com colegas, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, sistematizar o conhecimento, trabalhar em equipe, propor regras comuns para comunidade escolar, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, elaborar o projeto pedagógico, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar atividades culturais e pedagógicas, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, realizar reuniões com os pais para orientação, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, dialogar com a direção e coordenações da escola, respeitar os limites dos alunos, estabelecer as metodologias de ensino, aprender novas tecnologias, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, respeitar a heterogeneidade dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, revelar interesses multidisciplinares, acompanhar as mudanças na área da educação, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, propor estudos interdisciplinares, avaliar a frequência dos alunos, demonstrar solidariedade, contextualizar os conhecimentos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, preencher formulários com notas e faltas, expressar-se com clareza, participar da elaboração do plano de gestão da escola, propor critérios para a composição das classes, preencher diário de classe, registrar avaliações e resultados, analisar o plano de gestão da escola, assumir funções administrativo-pedagógicas, demonstrar capacidade de intervir na realidade, participar da gestão escolar nos colegiados, criar situações múltiplas de aprendizagem, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações.