CBO 2313-10 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
Funções
demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, comunicar-se, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar.
Atividades
preencher formulários com notas e faltas, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, estabelecer as metodologias de ensino, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, propor atividades culturais, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, definir processos e critérios de avaliação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar liderança, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, elencar temas para projetos pedagógicos, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, respeitar a heterogeneidade dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, aprender novas tecnologias, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar avaliações e resultados, demonstrar controle emocional, registrar atividades culturais e pedagógicas, assumir funções administrativo-pedagógicas, propor regras comuns para comunidade escolar, revelar interesses multidisciplinares, estimular a troca de conhecimento, ministrar aulas, consultar legislação, propor opções para o horário de trabalho, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, elaborar o projeto pedagógico, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, construir relações de confiança com os alunos, agir eticamente, demonstrar pontualidade e assiduidade, consultar bibliotecas, realizar reuniões com os pais para orientação, ler literatura específica da área de conhecimento, propor critérios para a composição das classes, debater projetos interdisciplinares com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, organizar atividades comunitárias, participar da gestão escolar nos colegiados, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, contextualizar os conhecimentos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, selecionar os conteúdos, organizar a bibliografia, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, trabalhar em equipe, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, elaborar os instrumentos de avaliação, empregar recursos e procedimentos didáticos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, demonstrar capacidade de diálogo, colocar-se disponível para os alunos, respeitar os limites dos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, decodificar diferentes códigos e linguagens, acompanhar as mudanças na área da educação, prever recursos materiais e didáticos, analisar a auto-avaliação dos alunos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, sistematizar o conhecimento, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, avaliar a frequência dos alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, orientar a auto-avaliação dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, listar material escolar básico, preencher diário de classe, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, conviver com as idéias ou posições contrárias, propor estudos interdisciplinares, dialogar com a direção e coordenações da escola, participar da elaboração do plano de gestão da escola, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, expressar-se com clareza, analisar o plano de gestão da escola, participar das assembléias escolares, possibiltar a apropriação de conhecimentos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, demonstrar solidariedade, criar situações múltiplas de aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, registrar atividades extracurriculares.