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CBO 2313-10 - Professor de educação artística do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de educação artística do ensino fundamental

O Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.

Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.

Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.

Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-10 deve registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, estudar, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-10

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10

Um Professor de educação artística do ensino fundamental (ou sinônimo) deve dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, orientar a auto-avaliação dos alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, ler literatura específica da área de conhecimento, empregar recursos e procedimentos didáticos, propor regras comuns para comunidade escolar, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar o projeto pedagógico, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, prever recursos materiais e didáticos, estabelecer as metodologias de ensino, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, prever participação em eventos culturais e científicos, registrar avaliações e resultados, propor critérios para a composição das classes, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, registrar atividades extracurriculares, consultar legislação, respeitar a heterogeneidade dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, realizar reuniões com os pais para orientação, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, demonstrar criatividade e iniciativa, demonstrar liderança, registrar atividades culturais e pedagógicas, conviver com as idéias ou posições contrárias, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, agir eticamente, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, demonstrar pontualidade e assiduidade, aprender novas tecnologias, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, participar das assembléias escolares, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, respeitar os limites dos alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, organizar atividades comunitárias, preencher diário de classe, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, participar da elaboração do plano de gestão da escola, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, criar situações múltiplas de aprendizagem, acompanhar as mudanças na área da educação, selecionar os conteúdos, propor estudos interdisciplinares, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar capacidade de diálogo, elencar temas para projetos pedagógicos, listar material escolar básico, construir relações de confiança com os alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, possibiltar a apropriação de conhecimentos, propor atividades culturais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, propor opções para o horário de trabalho, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, revelar interesses multidisciplinares, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, contextualizar os conhecimentos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, trabalhar em equipe, assumir funções administrativo-pedagógicas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, analisar a auto-avaliação dos alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, organizar a bibliografia, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, expressar-se com clareza, sistematizar o conhecimento, participar da gestão escolar nos colegiados, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, consultar bibliotecas, colocar-se disponível para os alunos, estimular a troca de conhecimento, demonstrar capacidade de intervir na realidade, analisar o plano de gestão da escola, avaliar a frequência dos alunos, preencher formulários com notas e faltas, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, trocar experiências com os professores através de reuniões, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar solidariedade, demonstrar controle emocional, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, ministrar aulas.

Cargos e salários CBO 2313-10 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.603 e 7.927 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 2.827 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.603 e 7.927 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 2.827 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.378 e 7.401 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 2.905 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.630 e 8.588 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental São Paulo

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.778 e 10.979 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 325 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.595 e 6.949 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.362 e 9.805 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.630 e 8.588 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série Sorocaba

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 5.200 e 7.800 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.757 e 7.347 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.362 e 9.805 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.595 e 6.949 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.195 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.