CBO 2313-10 - Professor de educação artística do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação artística do ensino fundamental
O Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.
Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.
Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.
Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.
Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-10 deve promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10
Um Professor de educação artística do ensino fundamental (ou sinônimo) deve escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, preencher diário de classe, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, prever recursos materiais e didáticos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, orientar a auto-avaliação dos alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, expressar-se com clareza, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, selecionar os conteúdos, registrar atividades culturais e pedagógicas, trabalhar em equipe, listar material escolar básico, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, propor opções para o horário de trabalho, registrar avaliações e resultados, consultar legislação, analisar o plano de gestão da escola, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, aprender novas tecnologias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, agir eticamente, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, participar das assembléias escolares, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor critérios para a composição das classes, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, revelar interesses multidisciplinares, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, avaliar a frequência dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, criar situações múltiplas de aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, debater projetos interdisciplinares com os alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, realizar reuniões com os pais para orientação, respeitar os limites dos alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, determinar os objetivos do curso e da disciplina, elaborar o projeto pedagógico, estabelecer as metodologias de ensino, sistematizar o conhecimento, contextualizar os conhecimentos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, colocar-se disponível para os alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, organizar atividades comunitárias, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, dialogar com a direção e coordenações da escola, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, organizar a bibliografia, ler literatura específica da área de conhecimento, elaborar os instrumentos de avaliação, demonstrar solidariedade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, demonstrar controle emocional, respeitar a heterogeneidade dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, propor estudos interdisciplinares, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, participar da gestão escolar nos colegiados, participar da elaboração do plano de gestão da escola, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar capacidade de diálogo, conviver com as idéias ou posições contrárias, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, demonstrar liderança, decodificar diferentes códigos e linguagens, registrar atividades extracurriculares, possibiltar a apropriação de conhecimentos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, construir relações de confiança com os alunos, propor regras comuns para comunidade escolar, elencar temas para projetos pedagógicos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, ministrar aulas, demonstrar criatividade e iniciativa, assumir funções administrativo-pedagógicas, propor atividades culturais, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, estimular a troca de conhecimento, acompanhar as mudanças na área da educação, consultar bibliotecas, empregar recursos e procedimentos didáticos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, trocar experiências com os professores através de reuniões, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente.