CBO 2313-10 - Professor de educação artística do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de educação artística do ensino fundamental

O Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10 planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.

Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.

Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.

Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-10 deve registrar práticas escolares de caráter pedagógico, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-10

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental CBO 2313-10

Um Professor de educação artística do ensino fundamental (ou sinônimo) deve estimular a troca de conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, preencher diário de classe, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor critérios para a composição das classes, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, avaliar a frequência dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ministrar aulas, colocar-se disponível para os alunos, registrar atividades extracurriculares, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, selecionar os conteúdos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elaborar os instrumentos de avaliação, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar solidariedade, propor atividades culturais, possibiltar a apropriação de conhecimentos, elencar temas para projetos pedagógicos, listar material escolar básico, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, criar situações múltiplas de aprendizagem, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, expressar-se com clareza, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar capacidade de intervir na realidade, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, analisar a auto-avaliação dos alunos, realizar reuniões com os pais para orientação, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, prever recursos materiais e didáticos, prever participação em eventos culturais e científicos, analisar o plano de gestão da escola, revelar interesses multidisciplinares, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, definir processos e critérios de avaliação, construir relações de confiança com os alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, respeitar a heterogeneidade dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, demonstrar pontualidade e assiduidade, preencher formulários com notas e faltas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, trabalhar em equipe, estabelecer as metodologias de ensino, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, organizar atividades comunitárias, elaborar o projeto pedagógico, propor regras comuns para comunidade escolar, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, decodificar diferentes códigos e linguagens, acompanhar as mudanças na área da educação, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, organizar a bibliografia, participar da gestão escolar nos colegiados, propor estudos interdisciplinares, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, debater projetos interdisciplinares com os alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, dialogar com a direção e coordenações da escola, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, conviver com as idéias ou posições contrárias, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar avaliações e resultados, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, aprender novas tecnologias, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, participar das assembléias escolares, demonstrar controle emocional, demonstrar capacidade de diálogo, participar da elaboração do plano de gestão da escola, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, consultar legislação, consultar bibliotecas, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor opções para o horário de trabalho, contextualizar os conhecimentos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, demonstrar liderança, agir eticamente, discutir projetos interdisciplinares com colegas, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, assumir funções administrativo-pedagógicas, sistematizar o conhecimento, orientar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, respeitar os limites dos alunos.

Cargos e salários CBO 2313-10 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: Brasil

  • 3.232
  • Brasil
  • 3.367 - 7.905
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.367 e 7.905 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 3.232
  • Brasil
  • 3.367 - 7.905
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.367 e 7.905 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 3.232
  • Brasil
  • 3.367 - 7.905
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.367 e 7.905 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 3.232 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 1.197
  • São Paulo
  • 3.549 - 7.188
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.549 e 7.188 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental Rio de Janeiro

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: Rio de Janeiro, RJ

  • 115
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.244 - 7.393
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.244 e 7.393 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental São Paulo

Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental: São Paulo, SP

  • 319
  • São Paulo, SP
  • 4.109 - 9.836
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.109 e 9.836 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

  • 115
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.244 - 7.393
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.244 e 7.393 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 115 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série Sorocaba

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Sorocaba, SP

  • 22
  • Sorocaba, SP
  • 4.791 - 7.728
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 4.791 e 7.728 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

  • 1.197
  • São Paulo
  • 3.549 - 7.188
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.549 e 7.188 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes do Ensino Fundamental de  5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

  • 319
  • São Paulo, SP
  • 4.109 - 9.836
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Artes do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.109 e 9.836 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

  • 319
  • São Paulo, SP
  • 4.109 - 9.836
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.109 e 9.836 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 319 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.
Salário Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

  • 1.197
  • São Paulo
  • 3.549 - 7.188
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.549 e 7.188 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-10.