CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.

Descrição dos cargos da categoria Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • comunicar-se;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • Atividades dos cargos CBO 2313-20

    Entre as principais atribuições dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 estão as de:

    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • organizar a bibliografia;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • consultar legislação;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • participar das assembleias escolares;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • propor atividades culturais;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • demonstrar controle emocional;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • aprender novas tecnologias;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • registrar avaliações e resultados;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar liderança;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • sistematizar o conhecimento;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • preencher diário de classe;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • agir eticamente;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • ministrar aulas;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • selecionar os conteúdos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • organizar atividades comunitárias;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • listar material escolar básico;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • consultar bibliotecas;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • demonstrar solidariedade;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;

    Cargos e salários CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

    Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

    Professor de Geografia do Ensino Fundamental: Brasil

    • 1.471
    • Brasil
    • 3.32 - 9.009
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.32 e 9.009 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.471 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
    Salário Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

    Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

    • 1.471
    • Brasil
    • 3.32 - 9.009
    • 25h
    O profissional no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.32 e 9.009 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 1.471 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
    Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

    Professor de Geografia do Ensino Fundamental: São Paulo

    • 401
    • São Paulo
    • 3.675 - 3.858
    • 23h
    O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.675 e 3.858 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 401 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.