CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.
Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de geografia do ensino fundamental
O Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.
Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.
Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-20 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-20
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20
Um Professor de geografia do ensino fundamental (ou sinônimo) deve adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, consultar legislação, preencher diário de classe, participar da elaboração do plano de gestão da escola, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, propor atividades culturais, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, preencher formulários com notas e faltas, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, demonstrar liderança, criar situações múltiplas de aprendizagem, elencar temas para projetos pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, analisar a auto-avaliação dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, respeitar os limites dos alunos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, sistematizar o conhecimento, demonstrar capacidade de intervir na realidade, registrar avaliações e resultados, participar das assembléias escolares, avaliar a frequência dos alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, ler literatura específica da área de conhecimento, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, colocar-se disponível para os alunos, propor critérios para a composição das classes, analisar o plano de gestão da escola, agir eticamente, conviver com as idéias ou posições contrárias, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, demonstrar pontualidade e assiduidade, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, selecionar os conteúdos, prever participação em eventos culturais e científicos, organizar a bibliografia, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, dialogar com a direção e coordenações da escola, aprender novas tecnologias, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, elaborar os instrumentos de avaliação, trabalhar em equipe, estabelecer as metodologias de ensino, possibiltar a apropriação de conhecimentos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, discutir projetos interdisciplinares com colegas, realizar reuniões com os pais para orientação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar capacidade de diálogo, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, participar da gestão escolar nos colegiados, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, decodificar diferentes códigos e linguagens, estimular a troca de conhecimento, propor opções para o horário de trabalho, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, acompanhar as mudanças na área da educação, trocar experiências com os professores através de reuniões, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, definir processos e critérios de avaliação, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, orientar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, propor calendário de avaliação escrita, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, demonstrar solidariedade, registrar atividades extracurriculares, expressar-se com clareza, consultar bibliotecas, demonstrar controle emocional, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, listar material escolar básico, contextualizar os conhecimentos, propor estudos interdisciplinares, revelar interesses multidisciplinares, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, assumir funções administrativo-pedagógicas, elaborar o projeto pedagógico, respeitar a heterogeneidade dos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, organizar atividades comunitárias, ministrar aulas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos.