CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

estudar, comunicar-se, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares.

Atividades

listar material escolar básico, preencher diário de classe, sistematizar o conhecimento, dialogar com a direção e coordenações da escola, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, selecionar os conteúdos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, agir eticamente, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, contextualizar os conhecimentos, demonstrar pontualidade e assiduidade, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, avaliar a frequência dos alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, realizar reuniões com os pais para orientação, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, demonstrar controle emocional, aprender novas tecnologias, revelar interesses multidisciplinares, ler literatura específica da área de conhecimento, propor calendário de avaliação escrita, construir relações de confiança com os alunos, ministrar aulas, consultar bibliotecas, trabalhar em equipe, respeitar os limites dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar avaliações e resultados, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, definir processos e critérios de avaliação, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar criatividade e iniciativa, propor regras comuns para comunidade escolar, propor estudos interdisciplinares, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, estabelecer as metodologias de ensino, decodificar diferentes códigos e linguagens, colocar-se disponível para os alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, participar das assembléias escolares, participar da elaboração do plano de gestão da escola, assumir funções administrativo-pedagógicas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, organizar a bibliografia, organizar atividades comunitárias, prever recursos materiais e didáticos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar atividades culturais e pedagógicas, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, expressar-se com clareza, possibiltar a apropriação de conhecimentos, trocar experiências com os professores através de reuniões, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar liderança, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, acompanhar as mudanças na área da educação, preencher formulários com notas e faltas, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, criar situações múltiplas de aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, propor critérios para a composição das classes, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, consultar legislação, registrar atividades extracurriculares, debater projetos interdisciplinares com os alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, analisar o plano de gestão da escola, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, conviver com as idéias ou posições contrárias, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, analisar a auto-avaliação dos alunos, propor atividades culturais, propor opções para o horário de trabalho, prever participação em eventos culturais e científicos, orientar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, demonstrar solidariedade, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, elaborar o projeto pedagógico, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, estimular a troca de conhecimento, determinar os objetivos do curso e da disciplina, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elaborar os instrumentos de avaliação, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos.

Cargos e salários CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 2.110
  • Brasil
  • 3.627 - 9.312
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.627 e 9.312 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 2.110
  • Brasil
  • 3.627 - 9.312
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.627 e 9.312 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 585
  • São Paulo
  • 3.815 - 8.751
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.815 e 8.751 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.