CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.

Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia do ensino fundamental

O Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.

Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.

Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-20 deve estudar, promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, aulas e atividades escolares.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-20

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20

Um Professor de geografia do ensino fundamental (ou sinônimo) deve esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, avaliar a frequência dos alunos, demonstrar controle emocional, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, listar material escolar básico, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, demonstrar capacidade de diálogo, respeitar a heterogeneidade dos alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, realizar reuniões com os pais para orientação, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, demonstrar capacidade de intervir na realidade, ler literatura específica da área de conhecimento, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, determinar os objetivos do curso e da disciplina, construir relações de confiança com os alunos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, criar situações múltiplas de aprendizagem, elencar temas para projetos pedagógicos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, elaborar o projeto pedagógico, discutir projetos interdisciplinares com colegas, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, propor opções para o horário de trabalho, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, participar da elaboração do plano de gestão da escola, selecionar os conteúdos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, preencher formulários com notas e faltas, prever participação em eventos culturais e científicos, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor calendário de avaliação escrita, agir eticamente, demonstrar solidariedade, contextualizar os conhecimentos, consultar legislação, definir processos e critérios de avaliação, preencher diário de classe, dialogar com a direção e coordenações da escola, trabalhar em equipe, propor estudos interdisciplinares, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, aprender novas tecnologias, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor atividades culturais, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, registrar atividades extracurriculares, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, prever recursos materiais e didáticos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, colocar-se disponível para os alunos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, propor regras comuns para comunidade escolar, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, propor critérios para a composição das classes, orientar a auto-avaliação dos alunos, organizar a bibliografia, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, demonstrar liderança, decodificar diferentes códigos e linguagens, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, participar da gestão escolar nos colegiados, estabelecer as metodologias de ensino, conviver com as idéias ou posições contrárias, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, assumir funções administrativo-pedagógicas, analisar a auto-avaliação dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, analisar o plano de gestão da escola, trocar experiências com os professores através de reuniões, respeitar os limites dos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, possibiltar a apropriação de conhecimentos, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, elaborar os instrumentos de avaliação, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, sistematizar o conhecimento, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, registrar avaliações e resultados, ministrar aulas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, expressar-se com clareza, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, participar das assembléias escolares, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, consultar bibliotecas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, estimular a troca de conhecimento, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar criatividade e iniciativa.

Cargos e salários CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 2.131
  • Brasil
  • 3.455 - 8.603
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.455 e 8.603 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 2.131
  • Brasil
  • 3.455 - 8.603
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.455 e 8.603 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 607
  • São Paulo
  • 3.835 - 8.660
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.835 e 8.660 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 607 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.