CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.

Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de geografia do ensino fundamental

O Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.

Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.

Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-20 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, estudar, promover a educação dos alunos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-20

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20

Um Professor de geografia do ensino fundamental (ou sinônimo) deve decodificar diferentes códigos e linguagens, criar situações múltiplas de aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, assumir funções administrativo-pedagógicas, sistematizar o conhecimento, aprender novas tecnologias, demonstrar capacidade de intervir na realidade, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, prever participação em eventos culturais e científicos, estabelecer as metodologias de ensino, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, elaborar o projeto pedagógico, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, participar das assembléias escolares, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, agir eticamente, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, preencher diário de classe, demonstrar pontualidade e assiduidade, ler literatura específica da área de conhecimento, contextualizar os conhecimentos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, propor estudos interdisciplinares, respeitar a heterogeneidade dos alunos, selecionar os conteúdos, empregar recursos e procedimentos didáticos, registrar atividades extracurriculares, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, determinar os objetivos do curso e da disciplina, debater projetos interdisciplinares com os alunos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, ministrar aulas, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, propor calendário de avaliação escrita, demonstrar controle emocional, dialogar com a direção e coordenações da escola, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor critérios para a composição das classes, orientar a auto-avaliação dos alunos, estimular a troca de conhecimento, possibiltar a apropriação de conhecimentos, registrar avaliações e resultados, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, colocar-se disponível para os alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, organizar a bibliografia, trocar experiências com os professores através de reuniões, demonstrar criatividade e iniciativa, elencar temas para projetos pedagógicos, elaborar os instrumentos de avaliação, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, preencher formulários com notas e faltas, consultar bibliotecas, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, avaliar a frequência dos alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, listar material escolar básico, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, propor opções para o horário de trabalho, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, propor atividades culturais, construir relações de confiança com os alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, registrar atividades culturais e pedagógicas, definir processos e critérios de avaliação, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, revelar interesses multidisciplinares, respeitar os limites dos alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, propor regras comuns para comunidade escolar, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, analisar o plano de gestão da escola, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, expressar-se com clareza, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, demonstrar solidariedade, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar capacidade de diálogo, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, trabalhar em equipe, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, consultar legislação, acompanhar as mudanças na área da educação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, realizar reuniões com os pais para orientação, demonstrar liderança, discutir projetos interdisciplinares com colegas, conviver com as idéias ou posições contrárias, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série.

Cargos e salários CBO 2313-20 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: Brasil

  • 2.118
  • Brasil
  • 3.518 - 8.856
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.518 e 8.856 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

  • 2.118
  • Brasil
  • 3.518 - 8.856
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Geografia na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.518 e 8.856 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 2.118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.
Salário Professor de Geografia do Ensino Fundamental

Professor de Geografia do Ensino Fundamental: São Paulo

  • 606
  • São Paulo
  • 3.839 - 8.743
  • 22h
O profissional no cargo de Professor de Geografia do Ensino Fundamental CBO 2313-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.839 e 8.743 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-20.