CBO 2313-30 - Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental CBO 2313-30 ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Promove práticas de compreensão oral, de leitura e de escrita de textos, de estudo dos princípios de funcionamento da língua estrangeira, e de reflexão sobre aspectos relativos à interação entre a cultura dos alunos e as culturas dos falantes da língua estrangeira.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
O Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental CBO 2313-30 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos para aprendizagem da língua estrangeira Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas e providencia os recursos necessários.
Ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas de estudo sobre o mundo social globalizado e plural e o impacto dessa realidade no cotidiano dos alunos, tendo em vista o ensino contextualizado e a aprendizagem significativa.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação, e à escrita de textos de diversos gêneros, visando desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação em diferentes códigos linguísticos Promove atividades de comunicação em língua estrangeira - em mídias impressas ou digitais -, reconhecendo-a como ferramenta de contato com diferentes manifestações artísticas, de ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e de aumento de conhecimento e compreensão dos valores e características de outras culturas Incentiva o trabalho em grupo para pesquisar, selecionar, compartilhar e posicionar-se em práticas de letramento na língua estrangeira.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode organizar atividades extraclasse a serem realizadas em língua estrangeira, tais como encenação de peça teatral e competição de grupos musicais, com posterior debate sobre o conteúdo apresentado.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios.
Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas.
Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-30 deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, comunicar-se, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-30
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental CBO 2313-30
Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental (ou sinônimo) deve agir eticamente, respeitar os limites dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, estabelecer as metodologias de ensino, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, propor opções para o horário de trabalho, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar atividades culturais e pedagógicas, trabalhar em equipe, demonstrar solidariedade, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar liderança, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, prever participação em eventos culturais e científicos, elencar temas para projetos pedagógicos, elaborar os instrumentos de avaliação, listar material escolar básico, demonstrar criatividade e iniciativa, propor regras comuns para comunidade escolar, contextualizar os conhecimentos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, possibiltar a apropriação de conhecimentos, definir processos e critérios de avaliação, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, realizar reuniões com os pais para orientação, registrar avaliações e resultados, conviver com as idéias ou posições contrárias, discutir projetos interdisciplinares com colegas, selecionar os conteúdos, preencher diário de classe, organizar atividades comunitárias, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, sistematizar o conhecimento, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, propor calendário de avaliação escrita, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, demonstrar pontualidade e assiduidade, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, trocar experiências com os professores através de reuniões, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, preencher formulários com notas e faltas, organizar a bibliografia, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, criar situações múltiplas de aprendizagem, elaborar o projeto pedagógico, acompanhar as mudanças na área da educação, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor estudos interdisciplinares, assumir funções administrativo-pedagógicas, aprender novas tecnologias, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, expressar-se com clareza, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, registrar atividades extracurriculares, colocar-se disponível para os alunos, construir relações de confiança com os alunos, consultar bibliotecas, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, determinar os objetivos do curso e da disciplina, empregar recursos e procedimentos didáticos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar controle emocional, ministrar aulas, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, demonstrar capacidade de diálogo, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, propor atividades culturais, consultar legislação, analisar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, orientar a auto-avaliação dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola.