CBO 2311-05 - Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil

O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.

Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.

Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior na educação infantil.

O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05 planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos.

Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.

Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.

Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Participa de cursos e programas da área.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2311-05 deve pesquisar, promover a relação ensino-aprendizagem, realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos, planejar a prática educacional, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade, promover a educação dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-05

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) CBO 2311-05

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (ou sinônimo) deve receber alunos novos, levantar bibliografia, criar recursos didáticos, mediar situações de conflitos no grupo, construir material didático, revisar o planejamento, mostrar-se atento, definir conteúdo programático do ano letivo, alfabetizar os alunos, promover encontros e atividades com os pais, prestar esclarecimento aos pais, criar situações de aprendizagem, dançar, realizar auto-avaliação, preencher documentos com informações dos alunos, enviar comunicados ao pais, organizar o material didático, dramatizar histórias e situações do cotidiano, organizar eventos, demonstrar criatividade, ler para os alunos, receber comunicados dos pais - agenda, circular, registrar ocorrências, rever normas de conduta com as crianças, definir critérios de agrupamentos de alunos, passear com os alunos, participar de cursos e treinamentos profissionais, improvisar atividades, observar o comportamento dos alunos, demonstrar sensibilidade, acompanhar a refeição, orientar sobre noções de higiene, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, ministrar aulas, discutir casos específicos com a coordenação, atender pais, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, brincar com os alunos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, auxiliar os alunos na colocação roupas, expor conteúdos, demonstrar alegria, realizar visitas temáticas, programar atividades diárias, demonstrar ética, organizar o espaço das atividades, preparar o ambiente para as atividades, estudar casos - situações especiais, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, demonstrar empatia, contar histórias, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, requisitar material, orientar sobre hábitos alimentares, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, selecionar material, organizar a refeição, acompanhar momento de sono, guardar o material, documentar as observações, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, sondar o conhecimento prévio dos alunos, planejar a rotina dos alunos, promover a convivência social - socializar, organizar comemorações de aniversário, comprar material, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar bom humor, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, agrupar os alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, organizar a entrada e a saída dos alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar flexibilidade, passar lição de casa, demonstrar capacidade de compreensão oral, elaborar instrumentos de avaliação, prestar primeiros socorros, preparar projetos pedagógicos, cantar, demonstrar bom senso, registrar entrevistas com os pais, programar atividades extraclasses, participar de eventos da comunidade, estabelecer limites, preparar adaptação de casos especiais, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, demonstrar autocontrole, definir estratégias pedagógicas, manter-se atualizado, demonstrar paciência, pesquisar recursos didáticos, escrever para os alunos, preparar a sala, estimar a necessidade de material, reelaborar o planejamento, selecionar recursos didáticos, estabelecer rotinas, demonstrar disposição, convocar pais de alunos, preparar reunião de pais, ministrar reuniões de pais, registrar freqüência dos alunos, corrigir trabalhos com os alunos, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, demonstrar preparo físico, demonstrar dinamismo, acolher os alunos, analisar situações de aprendizagem, trabalhar áreas de conhecimento, conferir material, demonstrar organização, demonstrar disciplina, controlar a saída de alunos, pesquisar conteúdos, intervir em situações de risco para os alunos, orientar sobre noções de segurança, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, atender alunos, individualmente, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, promover atividades integradoras, preparar projetos para interação com a comunidade, estabelecer normas e regras de conduta, observar a interação dos alunos, convidar personalidades e entidades, avaliar o desenvolvimento psicomotor, demonstrar capacidade de tomar decisões, desenvolver trabalhos coletivos.

Cargos e salários CBO 2311-05 - Professores de nível superior na educação infantil

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