CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve pesquisar, interagir com a família e a comunidade, cuidar dos alunos, realizar tarefas administrativas, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais, planejar a prática educacional, promover a relação ensino-aprendizagem, promover a educação dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve estabelecer limites, mediar situações de conflitos no grupo, preparar projetos pedagógicos, participar de cursos e treinamentos profissionais, registrar entrevistas com os pais, registrar ocorrências, receber alunos novos, brincar com os alunos, conferir material, proceder a retirada da mamadeira, estabelecer normas e regras de conduta, pesquisar conteúdos, construir material didático, passear com os alunos, banhar alunos, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar sensibilidade, sondar necessidades e potencialidades do grupo, ministrar aulas, selecionar material, sondar o conhecimento prévio dos alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, demonstrar bom senso, convidar personalidades e entidades, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar capacidade de compreensão oral, analisar situações de aprendizagem, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, acolher os alunos, ler para os alunos, programar atividades diárias, programar atividades extraclasses, expor conteúdos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, definir critérios de agrupamentos de alunos, observar a interação dos alunos, realizar auto-avaliação, trabalhar áreas de conhecimento, definir estratégias pedagógicas, escrever para os alunos, ministrar reuniões de pais, orientar sobre noções de segurança, alimentar os alunos, planejar a rotina dos alunos, acompanhar a refeição, atender pais, orientar sobre noções de higiene, preparar reunião de pais, pesquisar recursos didáticos, acompanhar momento de sono, contar histórias, avaliar o desenvolvimento cognitivo, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar autocontrole, enviar comunicados ao pais, demonstrar ética, intervir em situações de risco para os alunos, observar o comportamento dos alunos, dançar, preparar o ambiente para as atividades, prestar primeiros socorros, demonstrar empatia, realizar visitas temáticas, promover atividades integradoras, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, registrar freqüência dos alunos, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, avaliar o desenvolvimento psicomotor, demonstrar preparo físico, controlar a saída de alunos, auxiliar os alunos na colocação roupas, mostrar-se atento, desenvolver trabalhos coletivos, organizar eventos, estudar casos - situações especiais, demonstrar organização, convocar pais de alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, comprar material, trocar fraldas e roupas em geral, demonstrar disciplina, requisitar material, levantar bibliografia, participar de eventos da comunidade, organizar comemorações de aniversário, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar bom humor, estimar a necessidade de material, agrupar os alunos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, selecionar recursos didáticos, preparar a sala, organizar o material didático, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, passar lição de casa, corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar alegria, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, preparar projetos para interação com a comunidade, preencher documentos com informações dos alunos, promover a convivência social - socializar, estabelecer rotinas, criar recursos didáticos, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, promover encontros e atividades com os pais, revisar o planejamento, reelaborar o planejamento, demonstrar dinamismo, orientar sobre hábitos alimentares, prestar esclarecimento aos pais, organizar a refeição, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, organizar a entrada e a saída dos alunos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, demonstrar disposição, criar situações de aprendizagem, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, demonstrar paciência, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, alfabetizar os alunos, improvisar atividades, documentar as observações, cantar, organizar o espaço das atividades, definir conteúdo programático do ano letivo, receber comunicados dos pais - agenda, circular, elaborar instrumentos de avaliação, manter-se atualizado, atender alunos, individualmente, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, preparar adaptação de casos especiais, demonstrar criatividade, guardar o material.