CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve pesquisar, promover a educação dos alunos, avaliar as práticas pedagógicas, promover a relação ensino-aprendizagem, cuidar dos alunos, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, planejar a prática educacional, realizar tarefas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve organizar a refeição, registrar freqüência dos alunos, brincar com os alunos, agrupar os alunos, passar lição de casa, preparar projetos pedagógicos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, trocar fraldas e roupas em geral, acompanhar a refeição, contar histórias, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, dançar, alfabetizar os alunos, demonstrar alegria, orientar os pais sobre alimentação saudável, convocar pais de alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, demonstrar disciplina, participar de eventos da comunidade, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, ministrar reuniões de pais, organizar o espaço das atividades, requisitar material, demonstrar capacidade de tomar decisões, estimar a necessidade de material, preparar projetos para interação com a comunidade, demonstrar criatividade, levantar bibliografia, receber comunicados dos pais - agenda, circular, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, atender pais, reelaborar o planejamento, banhar alunos, conferir material, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, pesquisar conteúdos, organizar eventos, acompanhar momento de sono, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar paciência, analisar situações de aprendizagem, promover atividades integradoras, elaborar instrumentos de avaliação, auxiliar os alunos na colocação roupas, promover a convivência social - socializar, realizar auto-avaliação, sondar o conhecimento prévio dos alunos, mostrar-se atento, preencher documentos com informações dos alunos, demonstrar bom humor, programar atividades diárias, acolher os alunos, proceder a retirada da mamadeira, escrever para os alunos, manter-se atualizado, prestar primeiros socorros, demonstrar sensibilidade, ministrar aulas, demonstrar disposição, estabelecer normas e regras de conduta, cantar, guardar o material, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, selecionar recursos didáticos, alimentar os alunos, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, orientar sobre noções de higiene, demonstrar autocontrole, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, preparar o ambiente para as atividades, sondar necessidades e potencialidades do grupo, desenvolver trabalhos coletivos, demonstrar ética, revisar o planejamento, selecionar material, construir material didático, realizar visitas temáticas, intervir em situações de risco para os alunos, documentar as observações, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar flexibilidade, demonstrar dinamismo, pesquisar recursos didáticos, trabalhar áreas de conhecimento, passear com os alunos, expor conteúdos, rever normas de conduta com as crianças, avaliar o desenvolvimento cognitivo, enviar comunicados ao pais, definir critérios de agrupamentos de alunos, registrar entrevistas com os pais, demonstrar empatia, corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar organização, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, demonstrar capacidade de compreensão oral, estabelecer rotinas, estudar casos - situações especiais, controlar a saída de alunos, comprar material, observar o comportamento dos alunos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, atender alunos, individualmente, promover encontros e atividades com os pais, preparar reunião de pais, mediar situações de conflitos no grupo, improvisar atividades, estabelecer limites, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, definir estratégias pedagógicas, discutir casos específicos com a coordenação, convidar personalidades e entidades, ler para os alunos, organizar comemorações de aniversário, registrar ocorrências, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, criar situações de aprendizagem, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, participar de cursos e treinamentos profissionais, organizar a entrada e a saída dos alunos, organizar o material didático, receber alunos novos, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, demonstrar bom senso, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, criar recursos didáticos, preparar a sala, preparar adaptação de casos especiais, demonstrar preparo físico, programar atividades extraclasses, observar a interação dos alunos, orientar sobre noções de segurança, planejar a rotina dos alunos, dramatizar histórias e situações do cotidiano.