CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Entenda o que fazem os professores de nível superior na educação infantil no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas. Estabelece a rotina de cuidados do berçário. Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças. Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar. Elabora recursos didáticos. Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável. Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem. Interage com as famílias das crianças e com a comunidade. Faz pesquisas na área de educação. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar. Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola. Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona e elabora recursos didáticos. Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade. Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial. Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário. Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas. Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social. Intervém em situações de conflito no grupo. Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário.

Promove a relação ensino e aprendizagem. Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros. Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos. Faz requisição de materiais.

Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍTICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) QUÍMICA INORGÂNICA BÁSICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) SOFTWARES, APLICATIVOS E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS INFORMATIZADOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) GAMIFICAÇÃO E JOGOS EDUCATIVOS APLICÁVEIS EM CURSOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA SAÚDE MATERNO-INFANTIL 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE MATERNO-INFANTIL) SINAIS DE ADOECIMENTO INFANTIL PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 5
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA DE ALIMENTOS 5 5 3
  CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DE ALIMENTOS) FUNDAMENTOS DE EMBALAGEM, CONSERVAÇÃO E ACONDICIONAMENTO DE ALIMENTOS UTILIZADOS POR CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 5 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 5 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA E PROJETO EDUCATIVO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO INFANTIL E SOCIEDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS PARA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÃO DAS LINGUAGENS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGEM E ORALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LINGUAGENS EXPRESSIVAS NA INFÂNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LUDICIDADE E EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTÍMULOS EM BEBÊS DE BERÇÁRIO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) FILMES BRASILEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURA BRASILEIRA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURA BRASILEIRA) LITERATURA BRASILEIRA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FILMES ESTRANGEIROS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LITERATURA ESTRANGEIRA MODERNA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LITERATURAS CLÁSSICAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LITERATURAS CLÁSSICAS) LITERATURAS CLÁSSICAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) APLICAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA MÚSICA, DA DANÇA, DO TEATRO E DE OUTRAS ARTES NA CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • pesquisar;
  • planejar a prática educacional;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • organizar as atividades;
  • demonstrar bom senso;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar ética;
  • receber alunos novos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar alegria;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • participar de eventos da comunidade;
  • comprar material;
  • ler para os alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • enviar comunicados ao pais;
  • programar atividades extraclasses;
  • atender pais;
  • ministrar aulas;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar disposição;
  • proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter;
  • convocar pais de alunos;
  • construir material didático;
  • criar recursos didáticos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • reconhecer as características do grupo e sub-grupos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • realizar visitas temáticas;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • receber comunicados dos pais - agenda, circular;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • demonstrar organização;
  • passear com os alunos;
  • registrar freqüência dos alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • prestar primeiros socorros;
  • demonstrar flexibilidade;
  • organizar eventos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar empatia;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • passar lição de casa;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • alfabetizar os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • escrever para os alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • requisitar material;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • banhar alunos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • cantar;
  • organizar o espaço das atividades;
  • estabelecer rotinas;
  • conferir material;
  • criar situações de aprendizagem;
  • improvisar atividades;
  • preparar a sala;
  • selecionar recursos didáticos;
  • guardar o material;
  • contar histórias;
  • selecionar material;
  • levantar bibliografia;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • acompanhar a refeição;
  • promover a convivência social - socializar;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • participar de reuniões e encontros - coordenação, professores;
  • reelaborar o planejamento;
  • proceder a retirada da mamadeira;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • revisar o planejamento;
  • dançar;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • expor conteúdos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • documentar as observações;
  • manter-se atualizado;
  • preparar reunião de pais;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • registrar ocorrências;
  • observar a interação dos alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • encaminhar documentos e relatórios a secretaria;
  • demonstrar dinamismo;
  • pesquisar conteúdos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • estabelecer limites;
  • promover atividades integradoras;
  • brincar com os alunos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • controlar a saída de alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • agrupar os alunos;
  • mostrar-se atento;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições;
  • estudar casos - situações especiais;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar;
  • demonstrar bom humor;
  • atender alunos, individualmente;
  • realizar auto-avaliação;
  • acompanhar momento de sono;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10

CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) que pertence ao grupo dos professores de nível superior na educação infantil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

CBOs Relacionados