CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve administrar recursos materiais e financeiros, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, gerenciar recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, realizar campanhas de vendas, demonstrar capacidade de escuta, negociar condições e prioridades de projetos, definir perfis profissionais, implementar serviços de atendimento a clientes, monitorar contratos, dimensionar equipe, recomendar doações e/ou patrocínios, pesquisar mercado, determinar faixas de preços para comercialização, acompanhar atuação da concorrência, cobrar resultados da equipe, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de liderança, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de flexibilidade, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar visão sistêmica, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar habilidades comunicativas, examinar currículos, assessorar nos contatos com a imprensa, gerir lucratividade, atender a auditoria interna e externa, revisar planos, elaborar orçamentos, analisar fatores econômico-financeiros, coordenar serviços de atendimento a clientes, planejar campanhas publicitárias, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de negociação, elaborar relatórios, gerenciar remanejamentos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, otimizar custos e recursos, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, listar atividades de cargos / funções, planejar campanhas de vendas, representar empresa e/ou organização publicamente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, avaliar nível de satisfação da equipe, avaliar desempenho, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar metas e indicadores de desempenho, analisar tendências do mercado, realizar ações para ampliação de participação no mercado, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de organização, formular plano de incentivos, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, gerir nível de satisfação do cliente, entrevistar candidatos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, planejar ações para promoção da imagem institucional, delegar atribuições, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, captar recursos, demonstrar criatividade, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, planejar racionalização do uso de recursos, detectar necessidades de capacitação profissional, identificar necessidade de recursos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, autorizar pagamentos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, contratar serviços de terceiros, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, criar programas e ações de fidelização de clientes.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Analista de Trade Marketing

Analista de Trade Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Analista de Trade Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing

Gerente de Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Coordenação de Marketing

Gerente de Coordenação de Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Coordenação de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Departamento de Marketing

Gerente de Departamento de Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing

Gerente de Divisão de Marketing: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Produtos

Gerente de Produtos: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Produtos CBO 1423-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.023 e 25.942 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.878 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Brusque

Gerente de Marketing: Brusque, SC

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 4.673 e 9.363 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Barueri

Gerente de Marketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.185 e 33.493 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing João Pessoa

Gerente de Marketing: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 3.053 e 6.215 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Santo André

Gerente de Marketing: Santo André, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 9.010 e 23.299 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Franca

Gerente de Marketing: Franca, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 3.445 e 6.978 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing São Carlos

Gerente de Marketing: São Carlos, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 8.698 e 22.038 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Cuiabá

Gerente de Marketing: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 6.798 e 17.245 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing

Gerente de Marketing: Santa Catarina

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 6.493 e 15.926 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing

Gerente de Marketing: Goiás

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Goiás, ganha entre 5.629 e 13.901 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 428 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing São José dos Campos

Gerente de Marketing: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 8.691 e 20.896 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Aracaju

Gerente de Marketing: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 3.271 e 6.884 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.