CBO 1424-05 - Gerente de compras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de suprimentos e afins
O profissional no cargo de Gerente de compras CBO 1424-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da gerência de compras de uma empresa, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia os processos de equipes de compras, analisando a necessidade de aquisição, as cotações e os custos dos produtos, entre outros parâmetros.
Pode utilizar sistemas de compra automatizados Monitora, desenvolve e qualifica/desqualifica fornecedores Organiza processos licitatórios.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de compras Relaciona-se com os departamentos da empresa, com fornecedores, clientes, entre outros, e presta assistência à direção da empresa e a seus departamentos Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 1424-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de suprimentos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de compras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de suprimentos e afins CBO 1424-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1424-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de suprimentos e afins.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de compras
O Gerente de compras CBO 1424-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de gerência de compras de uma empresa, garantindo que tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia compras, fixando quantidades e prazos mínimos para as requisições, levando em conta as necessidades da empresa.
Analisa cotações e custos incidentes nas compras.
Equaliza preços das cotações, colocando-as sob as mesmas referências de frete, moeda, e de itens complementares Cota preços para compras especiais, priorizando emergências.
Adequa prazos de entrega às necessidades do cliente interno Negocia preços com fornecedores.
Controla orçamento de compras por centro de custo.
Verifica as condições de venda e de entrega do produto ou serviço para garantir sua disponibilidade nos processos da empresa Representa a empresa na negociação de contratos e na formulação de políticas com fornecedores.
Aprova pedidos de compra e celebra contratos.
Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos, para reduzir os riscos e as perdas financeiras Organiza processos licitatórios em conjunto com as áreas técnica e jurídica Promove inovações nos processos de compra, utilizando tecnologias de informação e comunicação, sistema automatizado para os processos de compras e software de gestão, inclusive para compras “online”.
Monitora o sistema de gestão de fornecedores, avaliando os respectivos desempenhos, o processo produtivo, os preços praticados em comparação aos de mercado Analisa os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras e os ofertados pelo fornecedor, a fim de garantir a conformidade com a política da empresa Desenvolve novos fornecedores, identificando-os e qualificando-os.
Localiza novos fornecedores, produtos e serviços, realizando visitas, participando de feiras e congressos e consultando revistas, internet e guias Pesquisa informações cadastrais, financeiras, sociais, ambientais e outras, de fornecedores, visando à qualificação que atenda aos requisitos da empresa.
Subsidia os fornecedores com informações para o desenvolvimento de novos produtos Estabelece critérios de atualização do cadastro de fornecedores Acompanha os indicadores de eficiência, a fim de verificar o desempenho dos processos de compra e identificar ações para o alcance das metas do setor.
Realiza importações, verificando alternativas de aquisições de materiais no mercado externo e linhas de financiamento, calculando preço final da importação, definindo meio de transporte, rota e forma de pagamento Determina condições e acompanha o embarque e desembarque de mercadorias Solicita contratação de câmbio e seguro e aciona a companhia em caso de sinistro.
Contrata despachante, supervisionando seu trabalho Negocia garantia e assistência técnica dos produtos e serviços adquiridos Administra operações, pessoas, finanças, suprimentos do departamento de compras e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental.
Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface, relaciona-se com os departamentos da empresa e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente, utilizando meios de comunicação convencionais e digitais Redige comunicados e normas e elabora relatórios Expressa-se em outros idiomas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático, com informações sobre logística de suprimentos.
Reporta-se aos diretores, participando de reuniões Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1424-05 deve gerenciar compras, realizar importações, desenvolver novos fornecedores, controlar fornecedores, coordenar Área de logística de suprimentos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de suprimentos e afins os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1424-05
O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.
Atividades exercidas por um Gerente de compras CBO 1424-05
Um Gerente de compras (ou sinônimo) deve negociar formas de pagamento com fornecedores, analisar cotações, aprovar pedidos de compras, dominar o sistema produtivo da empresa, definir meio de transporte e rota, estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores, controlar contratos, avaliar processo produtivo do fornecedor, demonstrar flexibilidade, identificar novos fornecedores em feiras e congressos, determinar condições de embarque dos materiais, analisar necessidades de compras do cliente interno, acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, acompanhar embarque e desembarque dos materiais, controlar alteração de preços, revelar eficiência, avaliar desempenho do fornecedor, demonstrar responsabilidade, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, contratar serviços de terceiros, participar de reuniões, contratar despachante, controlar orçamento de compras por centros de custos, comunicar-se via correio eletrônico - e-mail, reportar-se a diretores, demonstrar raciocínio lógico, supervisionar trabalho do despachante, qualificar novos fornecedores, desqualificar fornecedor, demonstrar liderança, pesquisar informações cadastrais de fornecedores, redigir comunicados e normas, identificar novos produtos, identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar habilidade para negociar, negociar preços com fornecedores, elaborar relatórios, subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa, expressar-se em outros idiomas, equalizar preços ofertados, visitar fornecedores, demonstrar objetividade, solicitar contratação de seguro e câmbio, fixar prazos e quantidades mínimas para compras, monitorar preços de mercado, liderar reuniões, manter-se atualizado, adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno, desenvolver capacidade de observação, comunicar-se via telefone, fax e celular, priorizar compras de emergência, celebrar contratos, relacionar-se com os departamentos da empresa, verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo, verificar linhas de financiamento, demonstrar sensatez, demonstrar capacidade de inovação, negociar garantia de funcionamento e assistência técnica, definir forma de pagamento, calcular preço final da importação, demonstrar criatividade, analisar custos incidentes na compra, cotar preços para compras especiais, acionar companhia de seguros em caso de sinistro, identificar novos fornecedores, demonstrar capacidade de convencimento, realizar parcerias com fornecedores, comunicar-se com fornecedores, levantar informações financeiras dos fornecedores.