CBO 1313-15 - Gerente de instituição educacional da área privada

Entenda o que fazem os diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de instituição educacional da área privada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de instituição educacional da área privada

Planeja, organiza e controla os recursos essenciais para o funcionamento da unidade escolar, providenciando as condições necessárias à realização dos processos educacionais. Coordena a aquisição de recursos materiais. Monitora serviços de manutenção predial e de equipamentos. Supervisiona a operacionalização das decisões relativas ao quadro de pessoal. Faz a gestão de recursos financeiros, acompanhando a execução orçamentária, tomando medidas para diminuir a inadimplência, e controlando os custos operacionais. Providencia a disponibilidade de sistemas informatizados para gestão escolar e de ferramentas digitais para área educacional. Supervisiona os serviços de secretaria escolar. Avalia o alcance das metas administrativas e das metas específicas da área financeira. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Prepara-se para participar do planejamento da unidade escolar, analisando o planejamento estratégico da entidade mantenedora da instituição de ensino – principalmente no que se refere a objetivos institucionais e estratégias de “marketing” - e realizando estudos com informações socioeconômicas, políticas e culturais da região onde a unidade escolar se localiza. Analisa novas leis e normas relacionadas à área de administração escolar. Avalia a concorrência de outras escolas na região, levantando dados sobre sua forma de funcionamento.

Participa no planejamento das atividades da unidade escolar, analisando metas aprovadas pelo diretor – em especial as financeiras - e examinando o impacto das metas educacionais no trabalho da administração escolar. Propõe uso de estratégias de “marketing” para divulgar diferenciais de qualidade da unidade escolar que possam atrair e reter estudantes.

Contribui para criação de um ambiente educativo de respeito às diferenças, acolhedor e positivo, para promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e do bem-estar dos estudantes. Analisa providências em relação à infraestrutura e ao atendimento - de pessoal administrativo e de apoio – que possam contribuir para melhoria dos índices de permanência e do nível de satisfação de estudantes em relação à unidade escolar.

Coordena atividades administrativas, supervisionando onde e como os recursos são aplicados, para garantir que as atividades planejadas sejam executadas. Monitora o cumprimento das normas de funcionamento da unidade escolar.

Supervisiona os serviços de secretaria, verificando a realização de registros escolares e a expedição de documentos. Controla a organização e a preservação de arquivos físico e eletrônico de documentos.

Coordena ações de controle de recursos materiais. Providencia a aquisição de materiais solicitados pelas diferentes equipes da escola, após aprovação das requisições pelo diretor. Estabelece parcerias com fornecedores, negociando condições de fornecimento.

Supervisiona processos de organização, limpeza e conservação das instalações físicas. Providencia serviços de manutenção predial, de equipamentos e de veículos.

Administra recursos humanos, supervisionando a operacionalização das decisões da diretoria relativas ao quadro de pessoal. Conduz avaliação de desempenho das equipes da área administrativa.

Realiza a gestão de recursos financeiros, participando na elaboração do orçamento e monitorando a execução orçamentária. Verifica dados de inadimplência, analisando impacto no fluxo de caixa e no desempenho financeiro da unidade escolar. Orienta equipe para a melhoria do sistema de cobrança. Pode encaminhar solicitação ao diretor para contratação de serviços de cobrança judicial de dívidas.

Mantém controle de custos operacionais, para manter a rentabilidade da escola. Elabora relatórios financeiros e de prestação de contas.

Providencia aquisição, implantação e atualização de sistemas informatizados de gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros, de registros escolares, e de ferramentas digitais selecionadas pela equipe técnico-pedagógica.

Analisa indicadores de desempenho para avaliar o alcance das metas administrativas e das metas específicas da área financeira, tomando medidas corretivas, quando necessário.

Promove eventos – como formaturas, atividades artístico-culturais, entre outras -, de forma articulada com equipes técnico-pedagógicas e sob supervisão do diretor.

Estuda logística – transporte, alimentação e outros serviços - para realização de diferentes tipos de atividade extraclasse, conforme calendário escolar.

Participa de processos de integração com instituições comunitárias – tais como conselhos de segurança e unidades de saúde – e com entidades de classe.

Zela pelos procedimentos de segurança na unidade escolar. Providencia vigilância do entorno escolar. Realiza treinamento das equipes para enfrentar situações de risco, para prevenir acidentes e para prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE EDUCACIONAL PARA TEORIA E PRÁTICA 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ESPECÍFICO PARA GESTÃO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO APLICADAS À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) FUNDAMENTOS DE DIREITOS DO CONSUMIDOR 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES DE TRABALHO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA UNIDADE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL E DE EQUIPAMENTOS NA UNIDADE ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INADIMPLÊNCIA: ESTUDOS DE CAUSAS E IMPACTOS NO FLUXO DE CAIXA DA UNIDADE ESCOLAR, MECANISMOS DE CONTROLE, METODOLOGIA DE COBRANÇA, COBRANÇA JUDICIAL, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INDICADORES DE DESEMPENHO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA UNIDADE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) LOGÍSTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANEJAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCESSOS DE AQUISIÇÃO, ARMAZENAGEM E CONTROLE DE RECURSOS MATERIAIS PARA A UNIDADE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE INSTALAÇÕES FÍSICAS DA UNIDADE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SECRETARIA ESCOLAR: ATENDIMENTO AO ALUNO, REGISTROS ESCOLARES, EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS, ARQUIVOS, OUTROS ASPECTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNDAMENTOS DO MARKETING 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MARKETING DIGITAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) CONCEITOS E FORMAS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA ESCOLA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PRIVADO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO FINANCEIRA EM EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO FINANCEIRO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS E DE SAÚDE ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) SEGURANÇA ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO RURAL 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E ARTES 3 4 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 5 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) PROCESSOS EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA E DIREITOS HUMANOS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 2 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 3 4 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 4 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 2 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 2 3 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • planejar atividades educacionais;
  • avaliar atividades educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com a comunidade e setor público;
  • gerir recursos financeiros;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • coordenar atividades pedagógicas;
  • coordenar atividades administrativas;
  • supervisionar processo de admissão de alunos;
  • participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado;
  • controlar assiduidade e pontualidade de professores;
  • participar na elaboração do orçamento;
  • propor novas atividades de ensino;
  • trabalhar com comprometimento;
  • definir indicadores de avaliação;
  • efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
  • participar na definição dos objetivos da instituição;
  • participar da definição de estratégias de marketing;
  • estabelecer sistema de qualidade;
  • organizar horários de cursos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • avaliar desenvolvimento profissional do professor;
  • alocar recursos audiovisuais e equipamentos;
  • realizar prestação de contas;
  • alocar recursos físicos;
  • definir grade curricular;
  • participar da construção da missão institucional;
  • avaliar disponibilidade de docentes;
  • propor serviços educacionais;
  • decidir sobre realocação de pessoal;
  • definir projetos prioritários;
  • acompanhar execução de orçamentos;
  • monitorar desempenho de professores;
  • coordenar reuniões com corpo docente;
  • alocar professores;
  • acompanhar cumprimento do programa educacional;
  • participar na construção de visão de futuro da instituição;
  • supervisionar registros escolares;
  • agir com paciência;
  • agir com flexibilidade;
  • elaborar plano diretor;
  • evidenciar comunicabilidade;
  • organizar atividades de extensão com a comunidade;
  • elaborar planos de contingência;
  • adequar cursos a legislação vigente;
  • organizar calendário escolar;
  • aplicar normas disciplinares;
  • acompanhar relatórios financeiros;
  • estabelecer metas de matrículas;
  • efetivar ações complementares de ensino;
  • analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência;
  • supervisionar equipes técnico-pedagógicas;
  • manter estabilidade emocional;
  • configurar cenários institucionais;
  • participar na contratação de profissionais;
  • avaliar disponibilidade de recursos materiais;
  • integrar ações pedagógico-administrativas;
  • exercer liderança;
  • evidenciar empatia;
  • estabelecer metas financeiras;
  • participar da elaboração de propostas pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de resolução de problemas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-15

CBO 1313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de instituição educacional da área privada que pertence ao grupo dos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Cargos e salários CBO 1313-15 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 131315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1313-15 Chefe de Centro de Formação Profissional Privado Brasil 41h 969
1313-15 Chefe de Departamento em Escolas Privadas Brasil 41h 969
1313-15 Gerente de Instituição Educacional da Área Privada Brasil 41h 969
1313-15 Gerente de Apoio Educacional em Escolas Privadas Brasil 41h 969
1313-15 Gerente de Centro de Educação Profissional em Escolas Privadas Brasil 41h 969
1313-15 Gerente de Centro de Formação Profissional em Escolas Privadas Brasil 41h 969

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial