CBO 1313-10 - Diretor de instituição educacional pública
Entenda o que fazem os diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de instituição educacional pública e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Diretor de instituição educacional pública
Dirige as atividades de unidade escolar pública, conduzindo os processos de elaboração e execução da proposta pedagógica, apoiando o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, e avaliando os resultados dos processos de aprendizagem. Mantém ambiente com respeito às diferenças e cultura colaborativa. Coordena atividades administrativas. Administra recursos humanos, buscando viabilizar a formação continuada dos profissionais. Faz gestão de recursos financeiros. Supervisiona, quando for o caso, fornecimento de alimentação e transporte escolar. Promove integração entre escola, família dos estudantes e instituições comunitárias. Integra o Conselho Escolar. Participa de reuniões para discutir políticas públicas em educação e melhorias em programas educacionais. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coordena o planejamento das atividades educacionais da unidade escolar. Concebe, em colaboração com a equipe escolar, uma visão de futuro da escola, para construção coletiva de um plano de trabalho. Aprova as metas educacionais a serem atingidas coletivamente. Estabelece indicadores de avaliação das metas. Aprova organização do calendário escolar.
Conduz a elaboração de proposta pedagógica da unidade escolar. Participa na criação de estratégias de acompanhamento, agendando reuniões para avaliação contínua do aprendizado e do desenvolvimento integral dos estudantes.
Presta apoio aos professores, de forma articulada com a equipe técnico-pedagógica, na implementação das metodologias de ensino, na preparação de recursos didáticos, na condução das aulas e na aplicação de processos de avaliação. Incentiva a organização de diferentes tipos de atividade extraclasse e busca viabilizar o uso de novos recursos didáticos – como os que utilizam inovações tecnológicas -, para melhorar o processo de aprendizagem. Promove momentos de integração e troca de experiências entre os professores.
Coordena estratégias para proporcionar oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes. Busca garantir experiências de ensino adequadas para estudantes com necessidades educacionais específicas, sua inclusão nos processos de aprendizagem, sua participação no contexto da escola e o máximo desenvolvimento das suas potencialidades.
Atua para criação de um ambiente educativo de respeito às diferenças, acolhedor e positivo, para promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e do bem-estar dos estudantes, contribuindo para reduzir as desigualdades educacionais. Promove medidas de conscientização, de prevenção e de combate à intimidação sistemática (“bullying” e formas especificas de assédio) na escola.
Promove avaliação, analisando os indicadores de desempenho dos estudantes e monitorando as taxas de abandono escolar. Analisa e aprova medidas para melhoria dos índices de permanência e dos resultados do processo de aprendizagem.
Coordena atividades administrativas, verificando o cumprimento de normas de funcionamento da escola, supervisionando registros escolares e responsabilizando-se pela expedição, legalidade e autenticidade de documentos. Supervisiona, quando for o caso, fornecimento de alimentação escolar, transporte escolar e demais serviços prestados à escola. Providencia, junto aos canais competentes, serviços de manutenção de equipamentos e de conservação e limpeza de espaço físico. Faz requisição de materiais. Utiliza sistemas informatizados na gestão escolar.
Administra recursos humanos, controlando frequência dos profissionais e comunicando, às instâncias superiores, a necessidade de substituições temporárias ou definitivas de docentes e demais profissionais da escola. Conduz avaliação de desempenho da equipe. Cria condições para viabilizar a formação continuada dos profissionais que atuam na unidade escolar.
Administra recursos financeiros, responsabilizando-se pela gestão e pela prestação de contas dos recursos recebidos. Elabora orçamentos e monitora as despesas, atuando de acordo com normas vigentes.
Implementa estratégias para construção de relações de parceria com instituições comunitárias, como associações de moradores, conselhos de segurança, unidades de saúde, entre outras. Envolve famílias nas atividades escolares e na promoção do bem-estar de cada estudante. É membro do Conselho Escolar.
Participa de reuniões promovidas por diferentes órgãos, para discutir políticas públicas na área de educação e analisar propostas de melhorias em programas educacionais.
Zela pela segurança das pessoas que trabalham e estudam na unidade escolar.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ESPECÍFICO PARA GESTÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO APLICADAS AO ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DEMOGRAFIA | POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DEMOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO) NOÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MARKETING NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DE EQUIPES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA QUALIDADE | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICA EDUCACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO, SUPERIOR E PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PRIVADO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PÚBLICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO EM EDUCAÇÃO E LIDERANÇA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO FINANCEIRA, CONTÁBIL, PATRIMONIAL E SUPRIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO TECNOLÓGICA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE EM PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) RECURSOS FINANCEIROS NA ESCOLA PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) VIABILIDADE ECONÔMICA NA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PROJETO DE ENSINO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PROJETO PEDAGÓGICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: FUNCIONAMENTO DAS CÂMARAS DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNCIONAMENTO DAS SECRETARIAS E DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LEGISLAÇÃO APLICADA AO ENSINO E AO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODALIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO DE ENSINO | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) POLÍTICA DE SEGURANÇA ESCOLAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) PLANEJAMENTO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO RURAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DIVERSIDADE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DROGAS NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EQUIDADE E EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRECONCEITO E “BULLYING” NA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INVESTIGAÇÃO DA DIVERSIDADE DE CENÁRIOS EDUCACIONAIS LOCAIS | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA E DIREITOS HUMANOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES INTERPESSOAIS, LIDERANÇA E O AMBIENTE DE TRABALHO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGIAS EMERGENTES | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA | 4 |
Condições de Trabalho
Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- avaliar atividades educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos financeiros;
- coordenar atividades administrativas;
- planejar atividades educacionais;
- coordenar atividades pedagógicas;
- interagir com a comunidade e setor público;
- participar do planejamento estratégico da instituição;
- exercer liderança;
- disponibilizar serviços da instituição para a comunidade;
- participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino;
- responder por documentos escolares;
- definir grade curricular;
- elaborar planos de contingência;
- propor serviços educacionais;
- avaliar as expectativas dos clientes;
- propor novas atividades de ensino;
- representar a instituição junto a comunidade;
- evidenciar empatia;
- realizar prestação de contas;
- participar da elaboração de propostas pedagógicas;
- agir com flexibilidade;
- organizar calendário escolar;
- estabelecer metas financeiras;
- manter estabilidade emocional;
- definir projetos prioritários;
- organizar atividades de extensão com a comunidade;
- evidenciar comunicabilidade;
- disponibilizar recursos instrucionais;
- participar na elaboração do orçamento;
- efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
- estabelecer metas de matrículas;
- decidir sobre realocação de pessoal;
- estabelecer sistema de qualidade;
- avaliar desenvolvimento profissional do professor;
- acompanhar execução de orçamentos;
- administrar caixa escolar e outros recursos financeiros;
- organizar horários de cursos;
- trabalhar com comprometimento;
- adequar cursos a legislação vigente;
- demonstrar capacidade de resolução de problemas;
- avaliar as tendências da demanda por educação;
- supervisionar registros escolares;
- aplicar normas disciplinares;
- participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino;
- participar da elaboração de projetos comunitários;
- avaliar disponibilidade de recursos materiais;
- integrar ações pedagógico-administrativas;
- estabelecer normas de funcionamento da instituição;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- agir com paciência;
- definir indicadores de avaliação;
- promover parcerias com instituições públicas e privadas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-10
CBO 1313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de instituição educacional pública que pertence ao grupo dos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
-
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
-
-
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
-
-
-
-
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 1313-10 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 131310 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Educação Infantil Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Escola Pública | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Diretor de Instituição Educacional Publica | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Supletivo Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Escola Pública | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Instituição Educacional Publica | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Ensino Fundamental Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Grupo Escolar Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Escola Pública | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Diretor de Escola de Classe Pública | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Ensino Especial Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Especial Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Ensino Médio Profissionalizante Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Escola Pública | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Médio | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Caic Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Escola de Classe Pública | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Colégio Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro de Ensino Médio | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público | São Paulo | 40h | 535 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Ensino Médio Público | Brasil | 40h | 801 | |
1313-10 | Diretor de Centro de Educação Infantil Público | São Paulo | 40h | 535 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |