CBO 1313-05 - Diretor de instituição educacional da área privada

Entenda o que fazem os diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de instituição educacional da área privada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de instituição educacional da área privada

Dirige as atividades de unidade escolar, conduzindo os processos de elaboração e execução da proposta pedagógica, o apoio ao cumprimento do plano de trabalho de cada docente, e a avaliação dos resultados dos processos de aprendizagem. Mantém ambiente com respeito às diferenças e cultura colaborativa. Coordena atividades administrativas. Administra recursos humanos. Coordena a gestão de recursos financeiros, monitorando a execução orçamentária e verificando o atingimento das metas financeiras. Promove integração entre escola, família dos estudantes e instituições comunitárias. Representa a unidade escolar junto a organismos do poder público. Participa no planejamento estratégico da entidade mantenedora da instituição privada de ensino. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Participa no planejamento estratégico da entidade mantenedora da instituição privada de ensino, analisando cenários e colaborando na construção de visão de futuro e na definição dos objetivos institucionais. Contribui no estabelecimento de estratégias de “marketing” institucional.

Prepara-se para conduzir o processo de planejamento da unidade escolar que dirige, realizando estudo do contexto socioeconômico, político e cultural e analisando o perfil dos estudantes dos diferentes cursos. Analisa novas leis e normas emitidas na área educacional.

Coordena o planejamento das atividades educacionais da unidade escolar. Aprova as metas educacionais a serem atingidas coletivamente. Analisa viabilidade econômica das atividades da unidade escolar e define metas financeiras. Estabelece indicadores de avaliação das metas. Aprova organização do calendário escolar.

Conduz a elaboração de proposta pedagógica da unidade escolar. Participa na criação de estratégias de acompanhamento, agendando reuniões para avaliação contínua do aprendizado e do desenvolvimento integral dos estudantes.

Presta apoio aos professores, de forma articulada com a equipe técnico-pedagógica, na implementação das metodologias de ensino, na preparação de recursos didáticos, na condução das aulas e na aplicação de processos de avaliação. Incentiva a organização de diferentes tipos de atividade extraclasse e o uso de inovações tecnológicas - como robótica, realidade virtual, entre outras - em recursos didáticos, para melhorar o processo de aprendizagem. Promove momentos de integração e troca de experiências entre os professores.

Coordena estratégias para proporcionar oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes. Busca garantir experiências de ensino adequadas para estudantes com necessidades educacionais específicas, sua inclusão nos processos de aprendizagem, sua participação no contexto da escola e o máximo desenvolvimento das suas potencialidades.

Atua para criação de um ambiente educativo de respeito às diferenças, acolhedor e positivo, para promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e do bem-estar dos estudantes, contribuindo para reduzir as desigualdades educacionais. Promove medidas de conscientização, de prevenção e de combate à intimidação sistemática (“bullying” e formas especificas de assédio) na escola.

Promove avaliação, analisando os indicadores de desempenho dos estudantes e monitorando as taxas de abandono escolar. Analisa e aprova medidas para melhoria dos índices de permanência e dos resultados do processo de aprendizagem.

Coordena atividades administrativas, estabelecendo normas de funcionamento da unidade escolar, supervisionando registros escolares e responsabilizando-se pela expedição, legalidade e autenticidade de documentos. Supervisiona manutenção e conservação do espaço físico, mobiliário, equipamentos e outros bens da unidade. Controla aquisição de materiais. Utiliza sistemas informatizados na gestão escolar.

Administra recursos humanos, decidindo sobre contratação e demissão, controlando frequência dos profissionais e conduzindo avaliação de desempenho da equipe. Cria condições para viabilizar a formação continuada dos profissionais que atuam na unidade escolar.

Coordena a gestão de recursos financeiros, participando na elaboração do orçamento, autorizando despesas e monitorando execução orçamentária. Analisa níveis de inadimplência. Verifica o atingimento das metas financeiras. Acompanha relatórios financeiros e realiza prestação de contas.

Implementa estratégias para construção de relações de parceria com instituições comunitárias, como associações de moradores, conselhos de segurança, unidades de saúde, entre outras. Envolve famílias nas atividades escolares e na promoção do bem-estar de cada estudante.

Interage com instâncias que mantêm algum grau de relacionamento com o desenvolvimento das funções da unidade escolar.

Zela pela segurança das pessoas que trabalham e estudam na unidade escolar.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE ESPECÍFICO PARA GESTÃO ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO APLICADAS AO ENSINO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEMOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO) NOÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MARKETING NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DE EQUIPES 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA ESCOLA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DA QUALIDADE 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICA EDUCACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, SUPERIOR E PROFISSIONALIZANTE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PRIVADO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO EM EDUCAÇÃO E LIDERANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO FINANCEIRA, CONTÁBIL, PATRIMONIAL E SUPRIMENTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO PEDAGÓGICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO TECNOLÓGICA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE EM PROJETOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) RECURSOS FINANCEIROS NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) VIABILIDADE ECONÔMICA NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PROJETO DE ENSINO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PROJETO PEDAGÓGICO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: FUNCIONAMENTO DAS CÂMARAS DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SUPERIOR 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNCIONAMENTO DAS SECRETARIAS E DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LEGISLAÇÃO APLICADA AO ENSINO E AO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODALIDADES DE ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ÓRGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO DE ENSINO 3 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) POLÍTICA DE SEGURANÇA ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) PLANEJAMENTO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO RURAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DIVERSIDADE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DROGAS NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EQUIDADE E EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) MODELOS DE ENSINO HÍBRIDO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRECONCEITO E BULLYING NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INVESTIGAÇÃO DA DIVERSIDADE DE CENÁRIOS EDUCACIONAIS LOCAIS 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CULTURA E DIREITOS HUMANOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) RELAÇÕES INTERPESSOAIS, LIDERANÇA E O AMBIENTE DE TRABALHO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGIAS EMERGENTES 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • coordenar atividades pedagógicas;
  • planejar atividades educacionais;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • avaliar atividades educacionais;
  • interagir com a comunidade e setor público;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades administrativas;
  • gerir recursos financeiros;
  • avaliar desenvolvimento profissional do professor;
  • disponibilizar recursos instrucionais;
  • definir indicadores de avaliação;
  • evidenciar comunicabilidade;
  • estabelecer normas de funcionamento da instituição;
  • avaliar as tendências da demanda por educação;
  • organizar horários de cursos;
  • promover parcerias com instituições públicas e privadas;
  • participar na construção de visão de futuro da instituição;
  • participar da definição de estratégias de marketing;
  • participar na definição dos objetivos da instituição;
  • representar a instituição junto a comunidade;
  • organizar calendário escolar;
  • disponibilizar serviços da instituição para a comunidade;
  • exercer liderança;
  • participar na contratação de profissionais;
  • adequar cursos a legislação vigente;
  • participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado;
  • efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
  • aplicar normas disciplinares;
  • participar da construção da missão institucional;
  • configurar cenários institucionais;
  • propor projetos para geração de novos recursos;
  • realizar prestação de contas;
  • analisar concorrência;
  • supervisionar registros escolares;
  • representar a instituição junto a organismos do poder público;
  • trabalhar com comprometimento;
  • estabelecer sistema de qualidade;
  • estabelecer metas de matrículas;
  • definir processos de promoção funcional;
  • acompanhar relatórios financeiros;
  • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • acompanhar execução de orçamentos;
  • participar da elaboração de projetos comunitários;
  • definir projetos prioritários;
  • responder por documentos escolares;
  • definir nichos de mercado;
  • avaliar as expectativas dos clientes;
  • analisar níveis de inadimplência;
  • decidir sobre contratação e demissão de professores;
  • evidenciar empatia;
  • decidir sobre realocação de pessoal;
  • elaborar plano diretor;
  • manter estabilidade emocional;
  • organizar atividades de extensão com a comunidade;
  • propor novas atividades de ensino;
  • participar na elaboração do orçamento;
  • agir com paciência;
  • estabelecer metas financeiras;
  • analisar viabilidade econômica das atividades;
  • elaborar planos de contingência;
  • instituir programas de treinamento e desenvolvimento;
  • participar da elaboração de propostas pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • avaliar disponibilidade de recursos materiais;
  • integrar ações pedagógico-administrativas;
  • agir com flexibilidade;
  • propor serviços educacionais;
  • autorizar despesas;
  • definir grade curricular;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-05

CBO 1313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de instituição educacional da área privada que pertence ao grupo dos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Cargos e salários CBO 1313-05 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 131305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Superior Privado Curitiba, PR 42h 62
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Rio de Janeiro, RJ 40h 391
1313-05 Diretor de Centro de Formação Profissional Privado Rio de Janeiro, RJ 40h 391
1313-05 Diretor de Colégio Privado Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado Maringá, PR 42h 17
1313-05 Diretor de Escola Privada São Paulo 41h 2.267
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Goiânia, GO 41h 72
1313-05 Diretor de Escola Privada Salvador, BA 40h 111
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado Porto Alegre, RS 42h 54
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Superior Privado Minas Gerais 41h 752
1313-05 Diretor de Escola Privada Uberlândia, MG 43h 44
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Porto Alegre, RS 42h 55
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado Rio de Janeiro 40h 705
1313-05 Diretor de Instituição Educacional Privada São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Médio Privado Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas São Paulo 41h 2.243
1313-05 Diretor de Instituição Educacional da Área Privada Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Escola Privada Minas Gerais 41h 747
1313-05 Diretor de Escola Privada Rio de Janeiro, RJ 40h 391
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Brasília, DF 42h 180
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado São Paulo 41h 2.243
1313-05 Diretor de escola privada Porto Alegre, RS 42h 54
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Escola Religiosa Privada Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Escola Privada Brasília, DF 42h 181
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Minas Gerais 41h 747
1313-05 Diretor de Escola Religiosa Privada São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Escola Privada Ribeirão Preto, SP 41h 24
1313-05 Subdiretor de Ensino Privado Guarulhos, SP 43h 98
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Superior Privado Rio de Janeiro, RJ 40h 412
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Fundamental Privado São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Centro de Formação Profissional Privado Uberlândia, MG 43h 44
1313-05 Diretor de Escola Privada Rio de Janeiro 40h 705
1313-05 Diretor de Escola Privada Campinas, SP 42h 85
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado Guarulhos, SP 43h 98
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado São Luís, MA 42h 25
1313-05 Diretor de Centro de Educação Infantil (creche e Pré-escola) Privado Belo Horizonte, MG 41h 96
1313-05 Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada Brasília, DF 42h 181
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Colégio Privado São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Instituição Educacional Privada Minas Gerais 41h 747
1313-05 Diretor de Escola Privada Fortaleza, CE 41h 52
1313-05 Diretor de Centro de Formação Profissional Privado Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Unidade Integrada de Pré-escola Privada Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Estabelecimento de Ensino Médio Privado Rio de Janeiro, RJ 40h 391
1313-05 Diretor de Centro de Formação Profissional Privado São Paulo, SP 41h 894
1313-05 Diretor de Internato Privado Brasil 41h 5.764
1313-05 Diretor de Instituição Educacional Privada São Paulo 41h 2.243
1313-05 Diretor Adjunto de Escolas Privadas Guarulhos, SP 43h 98

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial