CBO 1313-05 - Diretor de instituição educacional da área privada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
O profissional no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.
Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de instituição educacional da área privada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Diretor de instituição educacional da área privada
O Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.
Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1313-05 deve demonstrar competências pessoais, interagir com a comunidade e setor público, gerir recursos financeiros, coordenar atividades pedagógicas, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades administrativas, planejar atividades educacionais, avaliar atividades educacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05
Um Diretor de instituição educacional da área privada (ou sinônimo) deve estabelecer metas de matrículas, disponibilizar recursos instrucionais, organizar atividades de extensão com a comunidade, trabalhar com comprometimento, participar na definição dos objetivos da instituição, estabelecer sistema de qualidade, evidenciar empatia, participar da definição de estratégias de marketing, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, supervisionar registros escolares, analisar concorrência, analisar viabilidade econômica das atividades, aplicar normas disciplinares, manter estabilidade emocional, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, agir com paciência, avaliar as tendências da demanda por educação, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, demonstrar capacidade de resolução de problemas, avaliar desenvolvimento profissional do professor, exercer liderança, definir nichos de mercado, avaliar as expectativas dos clientes, estabelecer metas financeiras, participar da elaboração de projetos comunitários, evidenciar comunicabilidade, configurar cenários institucionais, acompanhar relatórios financeiros, organizar horários de cursos, decidir sobre contratação e demissão de professores, definir projetos prioritários, definir grade curricular, estabelecer normas de funcionamento da instituição, responder por documentos escolares, participar da elaboração de propostas pedagógicas, participar na construção de visão de futuro da instituição, representar a instituição junto a organismos do poder público, autorizar despesas, elaborar planos de contingência, decidir sobre realocação de pessoal, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, agir com flexibilidade, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, participar da construção da missão institucional, propor serviços educacionais, adequar cursos a legislação vigente, acompanhar execução de orçamentos, representar a instituição junto a comunidade, promover parcerias com instituições públicas e privadas, realizar prestação de contas, propor projetos para geração de novos recursos, participar na contratação de profissionais, avaliar disponibilidade de recursos materiais, propor novas atividades de ensino, definir indicadores de avaliação, definir processos de promoção funcional, participar na elaboração do orçamento, organizar calendário escolar, integrar ações pedagógico-administrativas, analisar níveis de inadimplência, elaborar plano diretor.