CBO 4213-10 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor, demonstrar competências pessoais, cobrar valores devidos, preparar cobrança, registrar histórico da ação de cobrança, informar ao devedor, atualizar cadastro.
Atividades
demonstrar capacidade de persuasão, informar locais de pagamento, demonstrar postura profissional, levantar informações sobre o devedor, emitir recibos, fechar negociações com devedor, suspender cobrança até o prazo acordado, apresentar para o devedor títulos devidos, informar devedor sobre o débito, demonstrar desinibição, anexar documentos, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, confrontar cadastro com coleta de informações, demonstrar polidez, pesquisar informações omissas no cadastro, demonstrar capacidade de intuição, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, elaborar relatório de encerramento da cobrança, receber outros bens em troca das dívidas, verificar veracidade do comprovante do pagamento, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, demonstrar capacidade de negociação, lidar com conflitos, transmitir confiança, operar sistema de telefonia, confirmar improcedência da cobrança, localizar pagamento efetuado, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, negociar formas de pagamento com o devedor, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, encaminhar processo ao departamento jurídico, identificar-se ao devedor, analisar razões da inadimplência, analisar títulos e documentos de cobrança, demonstrar objetividade, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, levantar hipóteses de fraude, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar ambição, verificar prioridade do débito para o devedor, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, registrar informações da negociação, analisar faixa de atraso, valor e região, recuperar mercadorias não pagas, definir data de promessa de pagamento, demonstrar habilidade numérica, demonstrar segurança, encaminhar títulos ao cartório, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, definir estratégias de cobrança, demonstrar capacidade de observação, verificar situação financeira do devedor, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar disposição para viagem, contatar fiador ou avalista, demonstrar dinamismo, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, realizar acordos com entradas simbólicas, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, notificar débito através de carta, demonstrar paciência, verificar fatos geradores da dívida, registrar ações realizadas no contato com devedor, demonstrar perseverança, operar meios eletrônicos, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar disciplina, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, informar sobre campanhas de desconto.