CBO 4211-15 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 4211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos caixas, bilheteiros, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Caixas, bilheteiros.
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).

Descrição dos cargos da categoria Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15 recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Condições de trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:

  • controlar numerários e valores;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • prestar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • Atividades dos cargos CBO 4211-15

    Entre as principais atribuições dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15 estão as de:

    • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
    • consultar código de defesa do consumidor;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar paciência;
    • contar numerário;
    • relacionar-se com urbanidade;
    • informar as condições de pagamento;
    • consultar os procedimentos e normas da empresa;
    • preencher relatórios administrativos;
    • sangrar valores do caixa;
    • registrar entrada de numerário;
    • encaminhar os clientes aos setores competentes;
    • informar ao cliente o valor a ser pago;
    • agir com ética;
    • atender as necessidades dos clientes;
    • orientar clientes via telefone;
    • visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos;
    • efetuar o fechamento do caixa;
    • informar a capacidade de lotação;
    • demonstrar empatia;
    • divulgar promoções e eventos;
    • efetuar pedidos de materiais;
    • efetuar troco;
    • informar o horário de atendimento ao público;
    • realizar pesquisa pós-venda;
    • manter sigilo profissional;
    • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
    • informar classificação de gênero e censura do filme e espetáculo;
    • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
    • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
    • demonstrar agilidade;
    • informar a localização de mercadorias e produtos;
    • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
    • demonstrar fluência verbal;
    • informar restrições de acesso ao parque e aos brinquedos;
    • controlar fluxo de caixa;
    • demonstrar honestidade;
    • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
    • calcular a porcentagem destinada à companhia teatral;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • arquivar documentos e cupons fiscais;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar assiduidade;
    • abrir o caixa;
    • controlar estoque de materiais;
    • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
    • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
    • informar horário e tempo de duração de espetáculos e filmes;
    • demonstrar responsabilidade;
    • carimbar documentos e objetos;
    • mostrar-se atencioso;
    • organizar arquivos;
    • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
    • demonstrar pontualidade;
    • repassar a arrecadação ao teatro e à companhia teatral;
    • efetuar sangria conforme limite;
    • oferecer produtos e serviços aos clientes;
    • participar de cursos de treinamento;
    • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
    • realizar pesquisa pré-venda;
    • preencher borderô;
    • conferir cheques recebidos;
    • emitir cupom fiscal;
    • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
    • anotar pedidos via telefone;
    • demonstrar eficiência;

    Cargos e salários CBO 4211-15 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

    Cargo/Profissão Local
    Bilheteiro de Circo Brasil
    Bilheteiro de Parques de Diversão Brasil
    Bilheteiro de Teatro Brasil
    Bilheteiro no Serviço de Diversões Brasil
    Bilheteiro de Cinema Brasil
    Bilheteiro no Serviço de Diversões São Paulo, SP
    Bilheteiro no Serviço de Diversões Rio de Janeiro, RJ
    Bilheteiro no Serviço de Diversões Belo Horizonte, MG
    Bilheteiro de Cinema Curitiba, PR
    Bilheteiro de Cinema São Paulo, SP
    Bilheteiro de Cinema São Paulo
    Bilheteiro de Cinema Rio de Janeiro, RJ
    Bilheteiro de Circo São Paulo, SP
    Bilheteiro de Parques de Diversão Recife, PE
    Bilheteiro de Parques de Diversão São Paulo, SP
    Bilheteiro de Teatro Curitiba, PR
    Bilheteiro de Teatro São Paulo, SP
    Bilheteiro de Teatro Rio de Janeiro, RJ
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial