CBO 4211-15 - Bilheteiro no serviço de diversões

Entenda o que fazem os caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Bilheteiro no serviço de diversões e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Bilheteiro no serviço de diversões

O Bilheteiro no Serviço de Diversões executa rotinas operacionais relacionadas à venda de ingressos em guichês, nos cinemas, teatros, eventos esportivos, museus, casas de espetáculo, parques de diversão e congêneres. Presta informações aos usuários. Vende ingresso, recebendo e conferindo o pagamento. Controla recursos financeiros, calculando percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais. Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria. Cumpre procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4211-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Presta informações, aos usuários de serviços de diversões, sobre horário e tempo de duração de eventos culturais e esportivos, sobre classificação indicativa de faixa etária para filme ou espetáculo, sobre restrições de acesso a parque e a brinquedos, sobre preços e capacidade de lotação do local. Orienta usuários por telefone ou outro meio de comunicação.

Pode visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos.

Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação. Pode solicitar, ao usuário, a apresentação de documento para comprovar direito a desconto ou a outro benefício.

Vende ingresso, confirmando se há locais disponíveis, solicitando que o usuário escolha entre os locais disponíveis, consultando tabela de preços, informando o valor a ser pago, recebendo o pagamento, calculando o troco, emitindo o bilhete ou tíquete. Pode entregar o ingresso adquirido pelo usuário por sistema de pré-venda em internet.

Controla recursos financeiros, abrindo e fechando o caixa, registrando a entrada de numerário e de valores pagos por outros meios – tal como cartão bancário –, contando numerário, verificando a autenticidade das cédulas recebidas. Controla o fluxo de caixa.

Calcula os percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais - tais como companhias teatrais e organizadores de eventos - e efetua os repasses previstos em contratos ou em outros instrumentos.

Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.

Pode ressarcir o usuário por danos e prejuízos.

Emite relatórios administrativos. Arquiva documentos e cupons fiscais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE CAIXA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MEIOS DE PAGAMENTO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER DIVULGAÇÃO DE EVENTOS 3 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS DE BILHETERIA DE SERVIÇOS DE DIVERSÃO 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA EVENTOS 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA LAZER 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIREITOS AUTORAIS 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Controlar numerários e valores;
  • Comunicar-se;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • Realizar atividades técnico-administrativas;
  • Prestar informações;
  • Organizar arquivos;
  • Solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • Abrir o caixa;
  • Demonstrar assiduidade;
  • Repassar a arrecadação ao teatro e a companhia teatral;
  • Registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • Informar as condições de pagamento;
  • Anotar pedidos via telefone;
  • Ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • Disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • Encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • Efetuar o fechamento do caixa;
  • Consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • Informar a capacidade de lotação;
  • Realizar pesquisa pré-venda;
  • Demonstrar fluência verbal;
  • Emitir cupom fiscal;
  • Relacionar-se com urbanidade;
  • Demonstrar agilidade;
  • Verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • Oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • Controlar fluxo de caixa;
  • Sangrar valores do caixa;
  • Demonstrar empatia;
  • Agir com ética;
  • Registrar entrada de numerário;
  • Consultar código de defesa do consumidor;
  • Contar numerário;
  • Manter-se atualizado;
  • Afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • Registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • Arquivar documentos e cupons fiscais;
  • Visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos;
  • Solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Mostrar-se atencioso;
  • Informar classificação de gênero e censura do filme e espetáculo;
  • Propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • Efetuar troco;
  • Preencher borderô;
  • Informar a localização de mercadorias e produtos;
  • Manter sigilo profissional;
  • Demonstrar conhecimentos de informática;
  • Demonstrar paciência;
  • Trabalhar em equipe;
  • Controlar estoque de materiais;
  • Demonstrar pontualidade;
  • Informar restrições de acesso ao parque e aos brinquedos;
  • Divulgar promoções e eventos;
  • Preencher relatórios administrativos;
  • Participar de cursos de treinamento;
  • Realizar pesquisa pós-venda;
  • Informar ao cliente o valor a ser pago;
  • Efetuar pedidos de materiais;
  • Efetuar sangria conforme limite;
  • Consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • Demonstrar honestidade;
  • Demonstrar eficiência;
  • Calcular a porcentagem destinada a companhia teatral;
  • Carimbar documentos e objetos;
  • Informar o horário de atendimento ao público;
  • Atender as necessidades dos clientes;
  • Informar horário e tempo de duração de espetáculos e filmes;
  • Orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • Orientar clientes via telefone;
  • Conferir cheques recebidos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-15

CBO 4211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de bilheteiro no serviço de diversões que pertence ao grupo dos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)