CBO 4211-15 - Bilheteiro no serviço de diversões - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
O profissional no cargo de Bilheteiro no serviço de diversões CBO 4211-15 executa rotinas operacionais relacionadas à venda de ingressos em guichês, nos cinemas, teatros, eventos esportivos, museus, casas de espetáculo, parques de diversão e congêneres Presta informações aos usuários.
Vende ingresso, recebendo e conferindo o pagamento Controla recursos financeiros, calculando percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Cumpre procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Bilheteiro no serviço de diversões, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Bilheteiro no serviço de diversões
O Bilheteiro no serviço de diversões CBO 4211-15 presta informações, aos usuários de serviços de diversões, sobre horário e tempo de duração de eventos culturais e esportivos, sobre classificação indicativa de faixa etária para filme ou espetáculo, sobre restrições de acesso a parque e a brinquedos, sobre preços e capacidade de lotação do local Orienta usuários por telefone ou outro meio de comunicação.
Pode visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação Pode solicitar, ao usuário, a apresentação de documento para comprovar direito a desconto ou a outro benefício.
Vende ingresso, confirmando se há locais disponíveis, solicitando que o usuário escolha entre os locais disponíveis, consultando tabela de preços, informando o valor a ser pago, recebendo o pagamento, calculando o troco, emitindo o bilhete ou tíquete Pode entregar o ingresso adquirido pelo usuário por sistema de pré-venda em internet.
Controla recursos financeiros, abrindo e fechando o caixa, registrando a entrada de numerário e de valores pagos por outros meios – tal como cartão bancário, contando numerário, verificando a autenticidade das cédulas recebidas.
Controla o fluxo de caixa Calcula os percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais - tais como companhias teatrais e organizadores de eventos - e efetua os repasses previstos em contratos ou em outros instrumentos.
Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Pode ressarcir o usuário por danos e prejuízos Emite relatórios administrativos Arquiva documentos e cupons fiscais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4211-15 deve controlar numerários e valores, comunicar-se, prestar informações, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4211-15
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Bilheteiro no serviço de diversões CBO 4211-15
Um Bilheteiro no serviço de diversões (ou sinônimo) deve consultar tabela de preços, tarifas e prazos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, preencher relatórios administrativos, informar ao cliente o valor a ser pago, demonstrar pontualidade, conferir cheques recebidos, realizar pesquisa pré-venda, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, contar numerário, trabalhar em equipe, controlar fluxo de caixa, efetuar troco, informar a capacidade de lotação, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar paciência, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, carimbar documentos e objetos, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, demonstrar empatia, efetuar o fechamento do caixa, visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos, registrar entrada de produtos com valor de numerário, manter sigilo profissional, demonstrar agilidade, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, demonstrar conhecimentos de informática, sangrar valores do caixa, manter-se atualizado, preencher borderô, registrar entrada de numerário, encaminhar os clientes aos setores competentes, demonstrar responsabilidade, informar horário e tempo de duração de espetáculos e filmes, consultar código de defesa do consumidor, informar as condições de pagamento, informar classificação de gênero e censura do filme e espetáculo, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar eficiência, consultar os procedimentos e normas da empresa, participar de cursos de treinamento, orientar clientes via telefone, anotar pedidos via telefone, divulgar promoções e eventos, informar restrições de acesso ao parque e aos brinquedos, oferecer produtos e serviços aos clientes, atender as necessidades dos clientes, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, abrir o caixa, demonstrar assiduidade, calcular a porcentagem destinada a companhia teatral, controlar estoque de materiais, agir com ética, arquivar documentos e cupons fiscais, organizar arquivos, demonstrar honestidade, informar a localização de mercadorias e produtos, emitir cupom fiscal, repassar a arrecadação ao teatro e a companhia teatral, efetuar sangria conforme limite, mostrar-se atencioso, verificar autenticidade das cédulas recebidas, informar o horário de atendimento ao público, relacionar-se com urbanidade, demonstrar fluência verbal, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, efetuar pedidos de materiais.