CBO 4211-20 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos caixas, bilheteiros, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Caixas, bilheteiros.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
Descrição dos cargos da categoria Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
Os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.
Condições de trabalho
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Funções dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:
Atividades dos cargos CBO 4211-20
Entre as principais atribuições dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 estão as de:
- embalar produtos vendidos;
- efetuar o fechamento do caixa;
- informar preço de passagem;
- demonstrar paciência;
- demonstrar assiduidade;
- relacionar-se com urbanidade;
- afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
- controlar estoque de materiais;
- registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
- abrir a bilheteria para informações ao público;
- registrar entrada de numerário;
- consultar código de defesa do consumidor;
- preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
- controlar fluxo de caixa;
- agir com ética;
- anotar pedidos via telefone;
- controlar a frequência dos funcionários;
- carimbar documentos e objetos;
- informar o horário de atendimento ao público;
- consultar os procedimentos e normas da empresa;
- vender produtos e serviços via telefone;
- informar o local e horário das paradas;
- propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
- emitir passagens;
- conferir cheques recebidos;
- informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem;
- demonstrar fluência verbal;
- verificar autenticidade das cédulas recebidas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar honestidade;
- registrar entrada de produtos com valor de numerário;
- encaminhar os clientes aos setores competentes;
- calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
- demonstrar agilidade;
- registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
- despachar encomendas;
- realizar pesquisa pós-venda;
- informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem;
- demonstrar empatia;
- orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
- ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
- manter sigilo profissional;
- mostrar-se atencioso;
- solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
- informar itinerários;
- consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
- abrir o caixa;
- informar horários de partida e chegada;
- efetuar troco;
- sangrar valores do caixa;
- manter-se atualizado;
- disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
- organizar arquivos;
- efetuar sangria conforme limite;
- preencher relatórios administrativos;
- efetuar pedidos de materiais;
- demonstrar pontualidade;
- demonstrar responsabilidade;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- atender as necessidades dos clientes;
- participar de cursos de treinamento;
- contar numerário;
- realizar pesquisa pré-venda;
- emitir cupom fiscal;
- informar documentação e normas para embarque;
- oferecer produtos e serviços aos clientes;
- preencher borderô;
- informar a capacidade de lotação;
- orientar clientes via telefone;
- orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
- solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
- informar as condições de pagamento;
- arquivar documentos e cupons fiscais;
- ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
- informar ao cliente o valor a ser pago;