CBO 4201-10 - Supervisor de cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de cobrança CBO 4201-10 supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de cobrança

O Supervisor de cobrança CBO 4201-10 planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.

Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.

Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.

Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.

Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.

Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .

Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-10 deve qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-10

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança CBO 4201-10

Um Supervisor de cobrança (ou sinônimo) deve treinar empregados em novos serviços e tecnologias, definir rotinas de trabalho, justificar diferenças de caixa, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, prestar informações ao público e informantes, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, rever rotinas de trabalho, propor promoções de funcionários, propor desligamentos de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, criar relacionamento interpessoal, agir com empatia, liderar equipe, dimensionar equipe de trabalho, treinar novos funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, definir recursos de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, verificar necessidades de novos equipamentos, verificar consistência de dados coletados, controlar as emoções, definir perfil para cargos, estimar volume de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, administrar conflitos entre funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, agir com flexibilidade, expressar-se com fluência verbal, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, reconhecer diferenças pessoais, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, agir com criatividade, orientar trabalho dos empregados, propor admissões de funcionários, administrar banco de dados e listagens, relatar necessidades de clientes e não clientes, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, demonstrar atitude pró-ativa, propor novos serviços aos clientes, avaliar desempenho dos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, agir com ética e atitude profissional, monitorar atendimento telefônico, promover rodízio de funções, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, esclarecer dúvidas dos funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, intermediar conflitos entre áreas internas, identificar falhas do processo de trabalho, analisar relatórios, controlar ligações telefônicas, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, conferir faturas, reenquadrar funcionários em outra função, emitir relatórios de controle e desempenho, elaborar programação de férias, atuar com dinamismo, propor penalidades aos funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor reciclagem de funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, elaborar escalas de trabalho, agir com desenvoltura, promover atendimento personalizado ao cliente, negociar pagamentos com devedores, manter-se atualizado, identificar prioridades, promover reuniões, selecionar pessoal, aplicar penalidades aos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Cargos e salários CBO 4201-10 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Supervisor de Cobrança

Supervisor de Cobrança: Brasil

  • 3.695
  • Brasil
  • 2.960 - 6.457
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.960 e 6.457 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.695 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança

Chefe de Cobrança: Brasil

  • 3.695
  • Brasil
  • 2.960 - 6.457
  • 42h
O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.960 e 6.457 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.695 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança

Coordenador de Cobrança: Brasil

  • 3.695
  • Brasil
  • 2.960 - 6.457
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.960 e 6.457 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.695 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Encarregado de Cobrança

Encarregado de Cobrança: Brasil

  • 3.695
  • Brasil
  • 2.960 - 6.457
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.960 e 6.457 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.695 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Curitiba

Supervisor de Cobrança: Curitiba, PR

  • 262
  • Curitiba, PR
  • 2.684 - 5.132
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.684 e 5.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança

Supervisor de Cobrança: São Paulo

  • 1.663
  • São Paulo
  • 3.414 - 7.110
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.414 e 7.110 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança Fortaleza

Supervisor de Cobrança: Fortaleza, CE

  • 207
  • Fortaleza, CE
  • 2.023 - 3.425
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.023 e 3.425 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Supervisor de Cobrança São Paulo

Supervisor de Cobrança: São Paulo, SP

  • 873
  • São Paulo, SP
  • 3.659 - 7.962
  • 42h
O profissional no cargo de Supervisor de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.659 e 7.962 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança São Paulo

Chefe de Cobrança: São Paulo, SP

  • 873
  • São Paulo, SP
  • 3.659 - 7.962
  • 42h
O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.659 e 7.962 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança

Chefe de Cobrança: São Paulo

  • 1.663
  • São Paulo
  • 3.414 - 7.110
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.414 e 7.110 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Chefe de Cobrança Porto Alegre

Chefe de Cobrança: Porto Alegre, RS

  • 124
  • Porto Alegre, RS
  • 3.208 - 5.458
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.208 e 5.458 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança São Paulo

Coordenador de Cobrança: São Paulo, SP

  • 873
  • São Paulo, SP
  • 3.659 - 7.962
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.659 e 7.962 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 873 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança

Coordenador de Cobrança: São Paulo

  • 1.663
  • São Paulo
  • 3.414 - 7.110
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.414 e 7.110 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Curitiba

Coordenador de Cobrança: Curitiba, PR

  • 262
  • Curitiba, PR
  • 2.684 - 5.132
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.684 e 5.132 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Rio de Janeiro

Coordenador de Cobrança: Rio de Janeiro, RJ

  • 66
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.295 - 7.119
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.295 e 7.119 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Belo Horizonte

Coordenador de Cobrança: Belo Horizonte, MG

  • 139
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.909 - 5.422
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.909 e 5.422 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Porto Alegre

Coordenador de Cobrança: Porto Alegre, RS

  • 124
  • Porto Alegre, RS
  • 3.208 - 5.458
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.208 e 5.458 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.
Salário Coordenador de Cobrança Fortaleza

Coordenador de Cobrança: Fortaleza, CE

  • 207
  • Fortaleza, CE
  • 2.023 - 3.425
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Cobrança CBO 4201-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.023 e 3.425 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-10.